Daest promove II Encontro de Profissionais da Assistência Estudantil da Ufam

Acessibilidade nos campi, Política de Assistência Estudantil, Orçamento 2018 e saúde mental no contexto universitário estão entre os temas desta segunda edição

Diretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, apresentou aos participantes o cenário da Assistência Estudantil na UfamDiretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, apresentou aos participantes o cenário da Assistência Estudantil na Ufam

 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A pró-reitoria de Gestão de Pessoas, através do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), promove, de 24 a 27 de julho, o II Encontro de Profissionais da Assistência Estudantil da Ufam. O evento é voltado a profissionais envolvidos direta e indiretamente com a Assistência estudantil. 

Durante a abertura do II Encontro, a diretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, afirmou que o evento é um importante avanço na área de Assistência Estudantil na Ufam, vez que reúne profissionais tanto da capital quanto das unidades acadêmicas do interior do Estado. "Nosso primeiro encontro foi em fevereiro, oportunidade em que trouxemos apenas os assistentes sociais. Nesta edição, estendemos a participação aos demais profissionais da Assistência Estudantil da Universidade de todas as unidades fora da sede, considerando que a Assistência Estudantil é um tema transversal. Espero que seja um encontro bastante proveitoso para todos", declarou a gestora.

Integração
A primeira atividade do encontro foi uma dinâmica de integração, promovida pela psicóloga Josiane Medeiros. Durante a dinâmica, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e apresentar os colegas de uma unidade de trabalho diferente daquela em que atuam.

Orçamento para a Assistência Estudantil

Participantes do II Encontro de Assistência Estudantil da UfamParticipantes do II Encontro de Assistência Estudantil da UfamEm seguida, o coordenador de Benefícios Estudantis, administrador Alex Martins, apresentou aos participantes a matriz orçamentária do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para 2018. Estabelecida em R$ 22.887.846,00, a matriz engloba alimentação, moradia estudantil, transporte, cultura, esporte e apoio pedagógico. "Solicitamos à Pró-reitoria de Planejamento a criação de Planos Internos (PI) das atividades Culturais e pedagógicas e do Material Permanente, considerando que 54% por cento desse recurso é consumido diretamente pelo Restaurante Universitário. Dentro dessa vertente, há ajustes a serem realizados, pois o Decreto 7.234 abrange somente o fornecimento de alimentação para os alunos da graduação, não para os da pós-graduação. Mas temos que avaliar como fazer isso, quem sabe através de subsídio da própria pró-reitoria de pós-graduação, para atendermos as recomendações dos órgãos de controle".

Cenário da Assistência Estudantil na Ufam

A diretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, apresentou o panorama das discussões com o Ministério da Educação sobre a Bolsa Permanência, que passou a ser destinada apenas a alunos quilombolas e indígenas e o cenário da Ufam na área de Assistência Estudantil. " Ainda não temos na Ufam uma política de Assistência Estudantil e isso fragiliza a Ufam perante órgãos de controle e fiscalização. Logo,  temos a necessidade urgente de formar uma comissão com representantes da capital e das Unidades fora da sede, o que já estamos providenciando, além de realizar o mapeamento das taxas de sucesso e evasão para instruir a formulação de nossa política de Assistência estudantil", declarou.

Palavra de participante

O coordenador de Benefícios Estudantis, administrador Alex Martins, apresentou aos participantes a matriz orçamentária do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) O coordenador de Benefícios Estudantis, administrador Alex Martins, apresentou aos participantes a matriz orçamentária do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) Cláudia dos Santos Lima, assistente social no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant, elogiou a organização desta segunda edição  por contemplar profissionais de outras áreas. "Na primeira edição, vieram apenas os assistentes sociais. Nesta estão  também psicólogos, nutricionistas, ou seja, as equipes completas de Assistência Estudantil. Também fiquei muito feliz em saber que terá recurso para atividades culturais", afirmou a servidora.

Para Edilene Grijó, nutricionista do ISB Coari, a troca de experiências com os demais profissionais de Assistência estudantil das demais unidades acadêmicas é o ponto forte dos encontros. "É esse contato que ajuda a unificar as ações da assistência estudantil e proporcionar a melhoria dos serviços no âmbito da Ufam", declarou. 

Programação
O evento continua até a próxima sexta-feira, 27. Na tarde desta terça-feira, 24, o encontro conta com a apresentação dos Projetos e Programas dos departamentos de Assistência Estudantil da capital e das unidades da Ufam no interior do Estado. Acesse, em anexo, a programação completa.

Programa Idiomas sem Fronteiras seleciona professor bolsista de Inglês

O Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal do Amazonas (IsF/Ufam) torna público Processo Seletivo Simplificado visando a contratação de professores de Língua Inglesa para atuar no Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF).

O Processo Seletivo será desenvolvido em quatro etapas: análise de perfil dos candidatos, prova de conhecimento específico, avaliação didática e análise de score obtido em prova de proficiência em língua inglesa. As inscrições podem ser feitas pela internet no período de 23 de julho a 02 de agosto por meio do preenchimento do formulário de inscrição on-line disponível no link http://bit.ly/2A1oe8d. Os documentos exigidos para inscrição devem ser digitalizados e enviados para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

É necessário enviar documento oficial de identidade com foto, currículo, preferencialmente da Plataforma Lattes, acompanhado de documentação comprobatória dos títulos acadêmicos e da experiência profissional, comprovante de matrícula ativa no curso de licenciatura em letras língua inglesa ou português-inglês ou diploma de licenciatura em língua inglesa e comprovante válido de proficiência em língua inglesa, em nível mínimo C1.

O número de vagas oferecidas pelo edital é igual a uma vaga. Os demais aprovados farão parte de um cadastro de reserva do Nucli-IsF da Ufam. A remuneração do candidato selecionado no processo seletivo será proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por intermédio de uma bolsa mensal equivalente aos valores da bolsa de mestrado, com duração de 12 meses e possibilidade de renovação por mais 12 meses.

Estão aptos a concorrer no processo seletivo, na seguinte ordem de prioridade: Alunos da Ufam matriculados nos cursos de licenciatura em Letras - Língua inglesa; Alunos de outras instituições matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras – Língua inglesa ou Letras Português-Inglês que possam atuar presencialmente nas atividades semanais do Nucli-Ufam; Alunos da Ufam matriculados no Programa de Pós-Graduação em Letras ou Linguística, desde que licenciados em Letras - Língua inglesa ou Letras Português-Inglês; Alunos de outras instituições matriculados em Programa de Pós-Graduação em Letras, linguística ou Linguística Aplicada, desde que apresentem graduação em Letras - Língua inglesa ou Letras Português-Inglêsl, profissionais licenciados em Letras – Língua inglesa ou Letras Português-Inglês.

Sobre o programa

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação (Mec), tem a finalidade de propiciar a formação inicial e continuada e a capacitação em idiomas de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das instituições de ensino superior, de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.

Confira o edital em anexo

Anexos:
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Ufam coleta dados de pesquisas para compor repositório atualizado

 
Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

Com a finalidade de levantar informações relacionadas à gestão de dados de investigação, realizada por pesquisadores do Amazonas, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciência da Informação da Universidade Federal do Amazonas (Nepci/Ufam) enviou e-mails contendo links de questionários destinados ao público-alvo da pesquisa, que devem ser respondidos até o dia 27 de julho.

As respostas comporão, futuramente, um modelo de repositório mais detalhado do que os usuais, com materiais utilizados durante processos investigativos, como vídeos, gravações em áudio e até blocos de anotações. A expectativa é possibilitar que os repositórios de dados se ajustem às necessidades dos pesquisadores amazonenses, no intuito de auxiliar no armazenamento, recuperação, preservação e compartilhamento de informações.

A importância da interinstitucionalidade demonstra ser prioritária para o grupo, tendo em vista que o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão incluídos.

Conforme afirma a coordenadora do Nepci, professora Célia Simonetti, a atualidade é marcada pela inserção de um momento em que a denominada Ciência aberta tem sido consolidada e ganhado mais espaço entre diversos atores sociais. Segundo pontuou, o conceito trata da disponibilidade de informações obtidas por pesquisadores para todos os públicos interessados. “As pesquisas são financiadas, majoritariamente, por recursos públicos e, portanto, é dever da Instituição assegurar um retorno benéfico à sociedade”, justificou.

Constatada esta demanda, foram criados os repositórios institucionais, que são grandes bancos de dados nos quais pesquisadores, tanto orientadores quanto orientandos inserem relatórios dos trabalhos científicos produzidos. O movimento da Ciência aberta, com participantes em todo o mundo, discute hoje a importância da inclusão dos dados de todas as etapas da pesquisa, não apenas os relatórios conclusivos. “Algumas revistas científicas de grande circulação classificam o envio de dados de pesquisas como pré-requisito para seleção das publicações”, destacou a professora Célia Simonetti.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para responder aos questionários, entre em contato através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

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