Ufam coleta dados de pesquisas para compor repositório atualizado

Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

Com a finalidade de levantar informações relacionadas à gestão de dados de investigação, realizada por pesquisadores do Amazonas, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciência da Informação da Universidade Federal do Amazonas (Nepci/Ufam) enviou e-mails contendo links de questionários destinados ao público-alvo da pesquisa, que devem ser respondidos até o dia 27 de julho.

As respostas comporão, futuramente, um modelo de repositório mais detalhado do que os usuais, com materiais utilizados durante processos investigativos, como vídeos, gravações em áudio e até blocos de anotações. A expectativa é possibilitar que os repositórios de dados se ajustem às necessidades dos pesquisadores amazonenses, no intuito de auxiliar no armazenamento, recuperação, preservação e compartilhamento de informações.

A importância da interinstitucionalidade demonstra ser prioritária para o grupo, tendo em vista que o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão incluídos.

Conforme afirma a coordenadora do Nepci, professora Célia Simonetti, a atualidade é marcada pela inserção de um momento em que a denominada Ciência aberta tem sido consolidada e ganhado mais espaço entre diversos atores sociais. Segundo pontuou, o conceito trata da disponibilidade de informações obtidas por pesquisadores para todos os públicos interessados. “As pesquisas são financiadas, majoritariamente, por recursos públicos e, portanto, é dever da Instituição assegurar um retorno benéfico à sociedade”, justificou.

Constatada esta demanda, foram criados os repositórios institucionais, que são grandes bancos de dados nos quais pesquisadores, tanto orientadores quanto orientandos inserem relatórios dos trabalhos científicos produzidos. O movimento da Ciência aberta, com participantes em todo o mundo, discute hoje a importância da inclusão dos dados de todas as etapas da pesquisa, não apenas os relatórios conclusivos. “Algumas revistas científicas de grande circulação classificam o envio de dados de pesquisas como pré-requisito para seleção das publicações”, destacou a professora Célia Simonetti.

Em caso de dúvidas ou dificuldades para responder aos questionários, entre em contato através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.