Daest Itinerante vai ao encontro dos discentes do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, em Humaitá
Diretora responsável pelo Daest Itinerante fala a mais de 60 estudantes sobre Pnaes
Restaurante Universitário esteve no cerne das dúvidas relativas à Assistência Estudantil
Representantes discente e docente acompanharam as explanações durante Daest Itinerante
Revista Geonorte anuncia chamada para submissão de artigos
O Departamento de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufam (PPGeog) anunciam chamada para submissão de artigos para a edição do segundo semestre de 2018 da Revista Geonorte. Os artigos serão recebidos para avaliação e, caso sejam aceitos pelo conselho científico, serão publicados em dezembro de 2018.
A publicação aceita submissões de trabalhos inéditos sobre geografia e áreas afins, podendo ser redigidos em português, espanhol ou inglês. O processo de submissão, publicação e de acesso aos textos são gratuitos e de fluxo contínuo. Para submissão de artigos acesse: https://goo.gl/kNXoiU
As seções abertas para inscrições externas são: Artigos: resultado de pesquisa, teórica ou empírica; Iniciação científica: resultado de pesquisa desenvolvida por projeto de iniciação científica, durante a graduação; Notas técnicas: notas de pesquisa em andamento, registros/relatos de pesquisa de campo ou encontros científicos; Resenhas: apresentação do conteúdo de livros, Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado; e Entrevista: entrevista com um docente realizado por um estudante de graduação, pós-graduação ou profissionais.
Sobre a revista
A Revista Geonorte é uma revista eletrônica que tem por finalidade publicar e divulgar trabalhos de cunho geográfico e de áreas correlatas. Os trabalhos de cunho geográficos compõem um conjunto de temas específicos da Geografia Física, Humana e áreas técnicas (Cartografia e Geoprocessamento) além de aspectos eminentemente associados à epistemologia do saber geográfico, como aqueles onde a interdisciplinaridade das áreas afins da Geografia se faz presente.
A forma de publicação é semestral de fluxo contínuo, onde os trabalhos submetidos são avaliados por pareceristas. O conselho editorial da Revista é compostos por profissionais de diversas áreas dentro de Geografia e áreas afins, que atuam em Universidades de todas regiões do Brasil e em universidades do exterior.
Atualmente a Revista Geonorte está indexada em 22 bases: Directory Of Open Acess Journal, Diadorim, Livre, Sumários.org, Base, Google Acadêmico, CiteFactor, EZ3, General Impact Factor, Cross Ref, Ibicit oasisbr, OCLC WorldCat, Scientific Indexing Service, TIB, WorldWideScience Alliance, Journal Factor, Redib, DRJI, Eurasian Scientific Journal Index, Academic Resource Index, Cosmo Impact Factor e ISI.
Acesse a revista: http://www.periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte
PPGE promove palestra para integrar graduandos e pós-graduandos

Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a palestra "A medida ideal da 'minha' ciência real", proferida na manhã desta quarta-feira, 25, pelo professor Nilton Formiga, da Universidade Potiguar, integra um conjunto de atividades para auxiliar estudantes da Pós-graduação a repensarem suas pesquisas, além de propiciar a troca de experiência com pesquisadores de distintas áreas e regiões do país.
Aposta na integração
A coordenadora do PPGE, professora Fabiane Maia, ressalta que o evento também tem o propósito de integrar os estudantes da graduação com os da pós-graduação. "Nossa intenção é que nossos alunos percebam o processo formativo da graduação como uma etapa para o ingresso na pós-graduação, que vejam a continuidade dos estudos com naturalidade. As palestras e cursos são organizadas pelos docentes e discentes do PPPGE e contam com o financiamento e apoio do próprio PPGE, da Propesp, da Capes e da Fapeam. Normalmente, as palestras são abertas à participação da comunidade externa, promovendo um diálogo permanente entre o espaço acadêmico e os sujeitos da sociedade amazonense".
Palestra foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), no auditório Rio Jatapu, da Faculdade de EducaçãoAmpliação de conhecimentos
Uma das participantes da atividade foi a mestranda Lurdiane Sausmikat, do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia (PPGSSEA). Ela ficou sabendo da palestra através das redes sociais do PPGE. Ela destaca que a palestra contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre a ciência. "A ciência muda constantemente e precisamos estar atentos para essas mudanças. Para mim, a mensagem mais importante do professor Nilton Formiga foi que, enquanto pesquisadores, não devemos nos incomodar com as críticas ao nosso trabalho e que os relacionamentos interpessoais são importantíssimos para o processo de construção do conhecimento", ressaltou a aluna.
Ciência para intervenção social
Durante aproximadamente três horas, o palestrante afirmou que a ciência não pode ser construída isoladamente e que deve ter como objetivo servir à população. "Embora a nossa ciência ainda esteja marcada pelo complexo adâmico-narcísico - aquele em que o pesquisador acredita que apenas a pesquisa dele é original, que nada existia antes de ele realizar o estudo - a ciência tem que ter uma relação e deve ser construída para intervir e promover mudanças sociais. Deve dar respostas para a população, para as carências que ela apresenta em saúde, educação, segurança pública. Os pesquisadores devem entender que apenas acrescentam variáveis às áreas de conhecimento e que o conhecimento é construído continuamente, a partir de vínculos, relações", destacou o palestrante, professor Nilton Formiga.