PPGE promove palestra para integrar graduandos e pós-graduandos

Doutor Nilton Formiga, da Universidade Potiguar, proferiu a palestra "A medida ideal da 'minha' ciência realDoutor Nilton Formiga, da Universidade Potiguar, proferiu a palestra "A medida ideal da 'minha' ciência real

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a palestra  "A medida ideal da 'minha' ciência real", proferida na manhã desta quarta-feira, 25, pelo professor Nilton Formiga, da Universidade Potiguar, integra um conjunto de atividades para auxiliar estudantes da Pós-graduação a repensarem suas pesquisas, além de propiciar a troca de experiência com pesquisadores de distintas áreas e regiões do país.

Aposta na integração

A coordenadora do PPGE, professora Fabiane Maia, ressalta que o evento também tem o propósito de integrar os estudantes da graduação com os da pós-graduação. "Nossa intenção é que nossos alunos percebam o processo formativo da graduação como uma etapa para o ingresso na pós-graduação, que vejam a continuidade dos estudos com naturalidade. As palestras e cursos são organizadas pelos docentes e discentes do PPPGE e contam com o financiamento e apoio do próprio PPGE, da Propesp, da Capes e da Fapeam. Normalmente, as palestras são abertas à participação da comunidade externa, promovendo um diálogo permanente entre o espaço acadêmico e os sujeitos da sociedade amazonense".

Palestra foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), no auditório Rio Jatapu, da Faculdade de EducaçãoPalestra foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), no auditório Rio Jatapu, da Faculdade de Educação
Ampliação de conhecimentos

Uma das participantes da atividade foi a mestranda Lurdiane Sausmikat, do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia (PPGSSEA). Ela ficou sabendo da palestra através das redes sociais do PPGE. Ela destaca que a palestra contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre a ciência. "A ciência muda constantemente e precisamos estar atentos para essas mudanças. Para mim, a mensagem mais importante do professor Nilton Formiga foi que, enquanto pesquisadores, não devemos nos incomodar com as críticas ao nosso trabalho e que os relacionamentos interpessoais são importantíssimos para o processo de construção do conhecimento", ressaltou a aluna.

Ciência para intervenção social

Durante aproximadamente três horas, o palestrante afirmou que  a ciência não pode ser construída isoladamente e que deve ter como objetivo servir à população. "Embora a nossa ciência ainda esteja marcada pelo complexo adâmico-narcísico - aquele em que o pesquisador acredita que apenas a pesquisa dele é original, que nada existia antes de ele realizar o estudo - a ciência  tem que ter uma relação e deve ser construída para intervir e promover mudanças sociais. Deve dar respostas para a população, para as carências que ela apresenta em saúde, educação, segurança pública. Os pesquisadores devem entender que apenas acrescentam variáveis às áreas de conhecimento e que o conhecimento é construído continuamente, a partir de vínculos, relações", destacou o palestrante, professor Nilton Formiga.