Daest Itinerante vai ao encontro dos discentes do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, em Humaitá

 
 
 

Diretora responsável pelo Daest Itinerante fala a mais de 60 estudantes sobre PnaesDiretora responsável pelo Daest Itinerante fala a mais de 60 estudantes sobre Pnaes

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam
 
Para esclarecer sobre os eixos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que tem como missão viabilizar a igualdade de oportunidades entre os estudantes universitários e contribuir para a melhoria dos índices acadêmicos, o Departamento de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), da Ufam, promoveu mais um Daest Itinerante. A atividade, prevista no cronograma de ações da Administração Superior com vistas a aproximar a comunidade e mobilizá-la no que tange ao debate e elaboração de políticas voltadas aos estudantes, aconteceu, desta vez, no campus do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), localizado no município de Humaitá. 
 
Reunidos no auditório Castanheiras, do IEAA, mais de 60 alunos acompanharam a palestra da diretora do Departamento, a pedagoga Mônica Barbosa, que além de explicar sobre a atuação do Daest frente à execução do Pnaes, ouviu sugestões e também pôde avaliar as ações de assistência estudantil implementadas naquele Instituto, especialmente ao que se refere à Bolsa Permanência e demais auxílios e a qualidade da alimentação fornecida à comunidade, no Restaurante Universitário. 
 
A responsável pelo Daest Itinerante, Mônica Barbosa, iniciou sua apresentação fazendo um breve relato histórico da criação da Política de Assistência Estudantil no Brasil.
 
"A pimeira experiência do modelo como conhecemos atualmente se deu no Rio de Janeiro, na Universidade Federal daquele Estado, no ano 1929. Inspirados pelo ineditismo da Universidade da França, a UFRJ instituiu o primeiro restaurante popular voltado a universitários de baixa renda e pouco tempo depois, disponibilizou também uma Casa do Estudante, com a finalidade de albergar alunos que precisassem de moradia por serem oriundos de outras localidades", contou. 
 

Restaurante Universitário esteve no cerne das dúvidas relativas à Assistência EstudantilRestaurante Universitário esteve no cerne das dúvidas relativas à Assistência Estudantil

Segundo a gestora, a explanação contando a história da criação do Pnaes foi necessária para que os estudantes pudessem entender a importância da participarem ativamente das discussões relativas ao programa. "Com o passar dos anos, os estudantes universitários, que figuram na Assistência Estudantil como o público fim das ações estudantis, apropriaram-se do tema e das demandas que surgiam, atuando a partir daí como agentes das mudanças que vieram já no início dos anos 2000", frizou. No ano 2007 foi publicada a portaria Normativa n° 39, de 12.12.2007 que criava o Programa Nacional de Assistência Estudantil e assegurava o planejamento e repasse de recursos exclusivos para a Assistência Estudantil. Em 2010, o Decreto 7.234 de 19 de julho deu lugar à Portaria.
 
"Neste ano avançamos um pouco mais nas mobilizações de fortalecimento da Política Estudantil nas universidades brasileiras. Estamos na iminência de acompanharmos a votação da Lei que regulamentará o Pnaes e que será responsável por dar diretrizes mais sólidas e aportar mais recursos para execução da política. O Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), do qual estou como coordenadora Regional no Norte está acompanhando e trabalhando para construir um diagnóstico do perfil dos nossos estudantes. Com esse diagnóstico iremos elaborar estratégias de mobilização em prol de maiores benefícios para o que desejamos ter nas universidade brasileiras quando o assunto é política estudantil", salientou a diretora. 
 
Na oportunidade, o Daest abordou outros eixos assistenciais transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico a estudantes com altas habilidades).
 

Representantes discente e docente acompanharam as explanações durante Daest ItineranteRepresentantes discente e docente acompanharam as explanações durante Daest Itinerante

"A Assistência Estudantil é um conjunto de diretrizes que focam na implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de cursos de graduação dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior. Antes, o País pouco conhecia do perfil, das necessidades e dos desafios que permeiam o dia a dia dos nossos estudantes, mas temos avançado nesse processo de análise e estabelecido políticas que nos ajudem a pensar a favor desse público", garantiu. 
 
Participação discente e docente
 
O representante discente Del Belfort de Moraes, do 6º período do curso de Engenharia Ambiental, disse que procura procura pelo Daest para tirar dúvidas com certa frequência, mas que foi a primeira vez, mesmo estando há quase três anos na Ufam, que ele e os colegas estabelecem contato direto com o Departamento. "Sou representante discente do meu curso em algumas câmaras decisórias e essa proximidade com a Administração Superior nos ajuda a dirimir possíveis ruídos e sanar eventuais problemas", observou ele.
 
O professor do curso de Agronomia, Vairton Radmann, também prestigiou o encontro entre o Daest e discentes. "O evento foi importante. Ajudou a esclarecer os estudantes sobre qual o papel do Departamento e trazer para eles os vários benefícios que o Pnaes contempla", disse. 
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