Estudantes da Ufam se destacam em Congresso Nacional de Botânica

Equipe da Ufam e diretor do Congresso, professor Rafael ArrudaEquipe da Ufam e diretor do Congresso, professor Rafael Arruda

Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

Os cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant (INC) e do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente em Humaitá (IEAA), unidades acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), se destacam no 69º Congresso Nacional de Botânica. Ao todo, 14 produções científicas foram expostas entre os dias 8 e 13 de julho em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Conforme afirma o orientador dos trabalhos apresentados, professor Renato Abreu Lima, as pesquisas são resultados de projetos de práticas de campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Atividades Curriculares de Extensão (Pace), realizadas por estudantes do 7º e 9º períodos. “As produções científicas correspondem às temáticas de ensino de Botânica, Fitoquímica e Taxonomia vegetal”, detalhou o professor.

Pesquisas apresentadas

Alcilene bezerra – ‘A botânica como ferramenta na perícia criminal’. ‘A percepção ambiental dos visitantes do Parque Natural de Porto Velho, Rondônia’.

Alexsander da Silva Patrício – ‘Levantamento de fungos macroscópicos na trilha ecológica do Instituto de Natureza e Cultura, em Benjamin Constant’. ‘levantamento de plantas medicinais em escolas públicas no município de São Paulo de Olivença, Amazonas’.

Anita Yris Garcia Mendoza – ‘Levantamento de fungos macroscópicos (Basidiomycota) na reserva natural de Palmari, Atalaia do Norte, Amazonas’. Percepção dos alunos do Instituto de Natureza e Cultura sobre fungos’.

Professor Renato LimaProfessor Renato Lima

Felipe Sant’Anna Cavalcante – ‘A horta escolar de plantas medicinais como recurso de ensino-aprendizagem em Ciências naturais’. ‘A horta escolar de plantas aromáticas como recurso de ensino-aprendizagem em Ciências naturais’.

Jasmin Ribeiro de Lima – ‘Levantamento de plantas medicinais em bairros do município de Islândia, Peru’. Levantamento de plantas tóxicas em bairros do município de Islândia, Peru’.

Maria Bernadete Vales Fonseca – ‘Fitoterapia: A importância de plantas medicinais no tratamento de pele’. ‘Levantamento de plantas medicinais em feiras livres no município de Ariquemes, Rondônia’.

Renato Abreu Lima – ‘Levantamento de pteridófitas na trilha ecológica do Instituto de Natureza e Cultura, em Benjamin Constant’.

Rosineide Campos Chaves – ‘Levantamento de plantas medicinais em feiras livres em Porto Velho, Rondônia’.

Sobre o Congresso

Promovido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), o Congresso Nacional de Botânica é direcionado a estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, professores e pesquisadores, além de ser aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade de recursos naturais, especialmente os componentes da flora. A missão do evento consiste em divulgar os avanços obtidos na Botânica, ao recomendar ações e mecanismos para a área ambiental nacional e colocar à disposição da comunidade científica informações relacionadas à preservação da natureza.