Biblioteca Central promove abertura do ‘III Encontro de Bibliotecas da Ufam’

Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas promoveu nesta terça-feira, 24, a abertura do lll Encontro do Sistema de Bibliotecas da Ufam com o objetivo de qualificar servidores e bolsistas da capital e do interior na busca de melhor atender a comunidade.

A abertura aconteceu no auditório da Faculdade de Direito, no setor Norte do Campus, e contou com a participação da diretora da Biblioteca Central, Célia Lira, da coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Progesp, Jecelane Ferreira, e do pró-reitor de Extensão da Ufam, João Ricardo Bessa Freire, representante do reitor da Ufam no evento, que compuseram a mesa de abertura.

Com o objetivo de melhorar o atendimento nas 12 bibliotecas da Ufam (7 na capital e 5 no interior), a direção da Biblioteca Central, firmou parceria com a Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD), do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) para promover o III Encontro do Sistema de Bibliotecas da Ufam, no período de 24 a 27 de julho. A comissão organizadora ofertou cerca de 50 vagas para os servidores do Sistema de Bibliotecas da Ufam (Sistebib), com carga horária de 32h, no horário das 8h30 às 17h.

Segundo a organização, a capacitação terá vários palestrantes, com objetivo de promover a atualização em temas pertinentes às ações desenvolvidas no Sistema de Bibliotecas (Sistebib), favorecendo a reflexão em assuntos críticos que requerem uma perspectiva de análise à ação consciente de mudanças, tendo em vista a qualidade dos serviços ofertados, bem como propiciar melhorias no que tange à atuação do Sistema de Bibliotecas, por meio de debates e grupos de trabalho acerca da atuação profissional.

Segundo a diretora da Biblioteca Central, Célia Lira, outra finalidade do encontro é de integrar os participantes por meio do compartilhamento de experiências. “Esperamos que o Encontro promova a interação dos servidores, compartilhando suas experiências e com a atualização em temas pertinentes às atividades executadas, de modo a estimular a aprendizagem organizacional e a inserção de novas práticas. Estamos preparando nossos servidores para atender melhor a comunidade”, disse a diretora.

O pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, que representou o reitor na solenidade de abertura, falou sobre a relevância do evento. "Destaco a importância deste evento para consolidação do processo de fortalecimento das bibliotecas da Ufam e conclamar os participantes que aprofundem a discussão sobre a importância da expansão das bibliotecas para o interior”, destacou o pró-reitor.

A servidora da Biblioteca Setorial da Faculdade de Tecnologia, Marlucia Gonçalves Garcia, disse que o Encontro vai agregar novos conhecimentos e, consequentemente, melhorar o atendimento na Biblioteca da FT. “O Encontro traz a exposição de novas formas de atendimento ao público nas bibliotecas e dispor de informações que vão ajudar nosso trabalho, além de agregar novos conhecimentos, beneficiando o público com a melhoria no atendimento”, concluiu Marlucia Garcia.

Já o servidor da Biblioteca do Museu Amazônico, Robson Gomes da Silva, ressaltou que o III Encontro do Sistema de Bibliotecas da Ufam ampliará informações sobre o Sistema e agregará novas informações sobre atendimento para melhorar as rotinas. “Espero que o evento acrescente em nosso conhecimento, principalmente, sobre o Sistema e informações que melhorem nossas práticas diárias para que resulte na melhoria do atendimento do público”, disse.