Progesp divulga alterações em documento sobre promoção e progressão docente
A Progesp divulga nota sobre progressão e promoção docente. De acordo com o documento, registrado abaixo, foram alterados alguns termos do Memorando Circular nº 008/2018 Gabinete/Progesp, de 19/07/2018, com base nas dúvidas apresentadas pela comunidade acadêmica acerca do assunto. Para verificar na íntegra as alterações, acesse os documentos anexados. Confira a nota a seguir:
“A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) informa à comunidade acadêmica, em especial aos docentes, que foram corrigidos pontos do Memorando Circular nº 008/2018 - Gabinete/Progesp, de 19/07/2018, por meio do Memo. Circular 009 anexado à notícia.
Tais correções vem em resposta aos questionamentos recebidos pela pró-reitoria e expressam o comprometimento com a simplificação dos procedimentos no trato das peculiaridades dos temas.
Além disso, na seara da simplificação, a Progesp apresenta a Decisão ad referendum do Consuni, a qual versa sobre as alterações do Art. 6º, I e Art. 8º da Resolução nº 013/2017- Consuni, retirando a necessidade da emissão do atestado (declaração de interstício) e sua utilização na composição dos processos de pedido de promoção e progressão docente junto às unidades. Desta maneira, a Progesp passa a não mais emitir a declaração de interstício e os docentes poderão dar andamento aos seus processos sem a obrigatoriedade de apresentação deste ateste.
A Progesp pede, ainda, a compreensão da comunidade, principalmente da categoria docente, haja vista a grande demanda de revisões processuais e a necessidade da celeridade diante das peculiaridades envolvidas. Neste sentido, estará suspenso o atendimento presencial para assuntos de progressão e promoção docente até dia 31/08/2018. No entanto, a pró-reitoria estará disponível para fornecer esclarecimentos e outras informações por meio dos seguintes canais:
(92) 99179-6108 (ligações/whatsapp) e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;
(92) 98150-4119 (ligações/whatsapp) e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;
(92) 3305-1181 ramal 2240 e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;”
Biblioteca do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Ufam, em Humaitá, implanta o Sistema Integrado Pergamum

A Biblioteca Marly Barros Costa, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, de Humaitá (IEAA), passou por um processo de implantação, no mês de março deste ano, do Sistema Integrado de Bibliotecas (Pergamum). A implantação melhora o atendimento global ao usuário, além de garantir o controle administrativo do acervo e da disseminação de informações. O software é utilizado nas bibliotecas setoriais da capital desde o início dos anos 2000 e o Instituto era o único que ainda não utilizava.
O Sistema gerencia integralmente o acervo bibliográfico das Bibliotecas da Ufam com controle do acesso de usuários, dos serviços de referência, estatísticos, compartilhamento de recursos de informação, cooperação no tratamento da informação e rapidez para encontrar um título. A comunidade acadêmica do Instituto passa a utilizar o sistema que favorece em diversos aspectos o atendimento.
A bibliotecária e documentalista do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Ufam de Humaitá, Gracy Ane Souza Soares, destacou a importância que a implantação do Sistema trouxe para a gestão do acervo da biblioteca. “Quando cheguei a Biblioteca do Instituto em Humaitá, para exercer as atividades laborais e, perante o diagnóstico feito da falta do Sistema e a importância que ele tem para as bibliotecas da Ufam na administração de seu acervo, conversei com o analista de TI Alessandro Relvas, que imediatamente se prontificou na implantação do Pergamum. A partir de março deste ano, a Biblioteca Marly Barros Costa, do campus de Humaitá, passou a utilizar o Sistema. Isso favoreceu todo o procedimento de acesso e contribuiu para o controle do acervo”, destacou a bibliotecária.
A Biblioteca Setorial do Instituto Educação, Agricultura e Ambiente (BIEAA) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua 29 de Agosto, 786 B, Humaitá, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gestores responsáveis pela implantação do Sistema, no campus Humaitá
Sistema de Bibliotecas da Ufam (SISTEBIB)
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib) é um conjunto de bibliotecas integradas sob os aspectos funcional e operacional, cujo objetivo é a unificação e a racionalização de serviços, materiais e métodos.
Sua finalidade é integrar as 12 bibliotecas à política educacional e administrativa da Instituição, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, estimular a produção técnico-científica e cultural mediante o desenvolvimento de serviços e produtos de informação.
Cooperar com redes e sistemas de informação para melhor aproveitamento e racionalização dos recursos disponíveis, integrando-se aos planos nacionais de bibliotecas universitárias e demais programas cooperativos.
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas, através de uma estrutura organizacional e administrativa parcialmente centralizada, constitui-se dos seguintes organismos: Biblioteca Central, Bibliotecas Setoriais e de Extensão.
Prazo para entrega de relatório final de PIBIC e PAIC é estendido
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) prorroga até 10 de agosto o prazo para submissão de Relatório Final e cadastro de Resumo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PAIC), referente ao Edital 008/2017.
Os bolsistas e pesquisadores poderão submetê-los até as 12h da sexta-feira, 10, no Portal Lira, conforme instruções publicadas na página da Propesp.
PIBIC PAIC
A Ufam, por meio da Propesp, adota dois programas de bolsas de incentivo à produção científica de graduandos, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e o Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC).
Com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa, o programa financia, com bolsas, a realização da pesquisa por 12 meses desde que sob a orientação de um professor pesquisador da Universidade.