Ufam recebe treinamento para formar agentes de campo para o ENANI
O treinamento ocorreu no Auditório Paulo Burnheim, entre 20 a 27 de maio, com o objetivo de formar agentes de campo para o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI).
O ENANI é uma pesquisa científica para avaliar crianças menores de cinco anos quanto às práticas de aleitamento materno, de consumo alimentar, do estado nutricional, e as deficiências de micronutrientes. É a primeira vez que um estudo com essa profundidade é realizado no Brasil.
Serão visitados 15 mil domicílios de famílias em todas as regiões do Brasil, incluindo as zonas rural e urbana, com uma amostra de 123 municípios, objetivando coletar informações atualizadas da situação de alimentação infantil do país, fornecendo dados que irão subsidiar a orientação ou reorientação de políticas públicas voltadas para nutrição na infância.
Aconteceram no Brasil estudos com crianças, contudo estes obtiveram informações superficiais. O último estudo nacional foi realizado no ano de 2006, nomeado Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), já em 2013 houve a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) que produziu algumas informações sobre crianças, mas não aprofundou o assunto.
“O diferencial desse estudo é o seu método. Estamos fazendo perguntas sobre alimentação de maneira qualitativa, o que a criança comeu ontem? E está fazendo pela primeira vez uma abordagem quantitativa que irá detalhar tudo o que a criança comeu no dia anterior, permitindo produzir indicadores muito mais completos sobre a alimentação dela. Além disso, vamos pesar e medir crianças, já fivemos isso antes, e a novidade muito importante é que pela primeira vez estamos coletando o sangue das pessoas por pulsão venosa (no braço da criança) , produzindo 12 marcadores bioquímicos em relação a nutrição dela. Desenhos como esses já foram feitos em alguns estados, mas não em nível nacional, daí sua importância”, aponta Inês Rugani Ribeiro de Castro, Coordenadora de Micronutrientes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O treinamento ocorrido na Ufam contemplou 5 estados do Norte que irão iniciar o trabalho de campo daqui algumas semanas. Um estudo complexo que expressará toda a sazonalidade em termos de alimentação no país.
“Dez estados já estão coletando dados há algum tempo, logo, teremos um estudo que anda como uma cascata: cada hora inicia um grupo. Esperamos terminar o trabalho de campo até o início do ano que vem (2020) e posteriormente, até meados do segundo semestre, teremos os primeiros relatórios com dados preliminares para poder divulgar o retrato da população brasileira”, finalizou Inês Castro.
Fórum Nacional de Diretores de Faculdades e Centros de Educação debateu a Política Nacional de Formação de professores
A Coordenação da Região Norte do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (Forumdir) e a direção da Faculdade de Educação da Ufam (Faced), realizaram nesta sexta-feira, 31, o Encontro Regional Norte. O evento ocorreu no auditório Rio Jatapu, na Faced, no setor Norte do Campus, e o tema debatido foi a ‘Política Nacional de Formação de Professores no contexto Amazônico: Diversidade, Desafios e Resistência’.
A solenidade de abertura teve a coordenação da diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, Silvia Cristina Conde Nogueira, e se caracterizou pela palestra da professora da Faced, Rosa Helena Dias, que expôs um histórico da formação de professores, principalmente, de etnias amazônicas, mas também promoveu uma reflexão acerca do projeto político educacional atual e seus impactos na formação de professores nas universidade públicas. Logo após a palestra, ocorreu um debate sobre o tema da exposto pela professora Rosa Helena com o público presente.
O Encontro Regional Norte tem como objetivo debater as realidades, as demandas e as perspectivas das universidades públicas federais e estaduais da Amazônia brasileira e apresentá-las em documento com suas demandas, no 40º Encontro Nacional do Forumdir, em Salvador, no mês de setembro.
O evento teve a participação da presidente do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (Forumdir), Dirce Zan, do coordenador do Centro de Educação (Ceduc) da Universidade Federal de Roraima, Carlos Augusto Valle Evangelista, do diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade Estadual do Pará, Anderson Maia, da diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), Selma Pena, do diretor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Iced/UFOPA), Edilan de Sant’ana Quaresma, e do diretor do Centro de Educação (Ceduc) da Universidade Federal de Roraima, Flavio Corsini.
A diretora da Faculdade de Educação da Ufam, Silvia Cristina Conde, destacou que o evento reuniu os diretores das faculdades, institutos e centros de educação públicas da região Norte com o intuito de pautar as discussões amazônicas para serem apresentadas no Fórum Nacional que ocorrerá em setembro. “O evento reuniu os diretores das faculdades, institutos e centros de educação públicas de educação. O encontro aqui em Manaus teve como pauta a discussão de nossas demandas para serem apresentadas no Fórum Nacional”, destacou a diretora da Faced.
“O Fórum da região Norte reuniu os diretores de faculdades de educação e de centros de educação das universidades públicas da região Norte para discutir o processo de formação de educadores. O Forumdir é um Fórum nacional que tem suas representações regionais e agrega só diretores das faculdades e de centros de educação. Estamos aqui discutindo todas as questões que estão postas para a formação de professores e é o que nos motiva estar juntos para que se formule um documento para ser apresentado na reunião nacional que ocorrerá nos dias 16 a 19 de setembro em Salvador”, disse a presidente do Forumdir Dirce Zan.
Proeg publica relação de estudantes candidatos ao jubilamento
A Pró-reitoria de Ensino de Graduação divulga o Edital No 047/2019, com a relação de estudantes candidatos ao jubilamento, por ultrapassarem o tempo máximo para a conclusão de seus cursos e/ou não efetivarem matrícula por mais de quatro semestres consecutivos. Os listados devem apresentar defesa escrita de 1º a 24 de junho de 2019, via portal e-campus e o plano de estudo/cronograma para a conclusão do curso, que deverá ser anexado ao documento. Confira a relação no Edital em anexo.