Orientações em saúde física e mental integram programação do Segundo Circuito de Saúde do Servidor
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Ginástica laboral, teste de glicemia e orientação em saúde bucal estiveram entre os serviços oferecidos durante o Segundo Circuito de Saúde do Servidor. Com início na manhã desta quinta-feira, 30, no hall da Faculdade de Ciências Agrárias 2, Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, o evento é voltado a proporcionar orientações em saúde física e mental tanto a servidores federais da Ufam quanto de outros órgãos da esfera pública federal, partícipes do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Unidade Siass/Ufam).
Representando o reitor, professor Sylvio Puga, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Vanusa Firmo, deu as boas-vindas aos participantes. “Em nome do reitor, dou boas vindas a todos e desejo que vocês aproveitem esse momento de conhecimento. Como servidores públicos, trabalhamos muito, mas não somos máquinas e precisamos cuidar da saúde para darmos retorno para a sociedade em forma de serviços bem prestados”, declarou a gestora.
A gestora da Unidade Siass/ Ufam, Renata Pinheiro, destacou a importância de receber informações relacionadas à prevenção de doenças. “Receber informações sobre prevenção às doenças e participar de ações de promoção à saúde pode impacta na redução de afastamento do trabalho por motivo de doenças, além de incentivar a qualidade de vida e o envelhecimento ativo”, observou.
Ginástica e palestra
A programação começou com uma sessão de ginástica laboral conduzida pelo estudante de Educação Física Êxodo Gabriel Silva. Após o aquecimento, o cardiologista João Marcos Benfica proferiu a palestra Alimentação Saudável: cuidando da saúde do coração. Ele chamou a atenção dos participantes no consumo de alguns alimentos. “Comam menos carne vermelha, priorizem frango e peixe, sempre tirando a pele do frango, que tem muito colesterol. Frutos do mar também têm muito colesterol”, orientou o médico. Após a apresentação, ele respondeu a dúvidas apresentadas pelos presentes. Como socorrer alguém com infarto ou AVC e a importância da atividade física para evitar problemas cardíacos estivera, estiveram entre os temas questionados.
Programação aprovada pelos participantes
Os participantes do evento aprovaram a programação. Luzia da Costa Caldas, 62, é servidora da Funai há 36 anos e está em processo de aposentadoria. Ela ficou sabendo da programação através das psicólogas do Siass. “No momento, estou de licença médica e as psicólogas comentaram sobre a programação para os servidores e resolvi participar, principalmente por causa da palestra, mas tudo está muito bem organizado e voltado a proporcionar um momento de bem-estar aos servidores”, avaliou a assistente administrativa da Funai.
Kátia Kely Gonçalves Moutinho, assistente em administração lotada na Proplan/ Depi, conheceu a quiropraxia durante o evento. “Amei a experiência. Nunca tinha participado de uma sessão de quiropraxia e pretendo buscar mais sessões, pois descobri que traz muitos benefícios para a saúde, além de um relaxamento muito bom”, declarou a servidora da Ufam.
Wivian Cássia de Mello Pinheiro Lopes é Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE. Dos serviços oferecidos, ela fez uso da sessão de massoterapia. “Eu tinha muita curiosidade de saber como era a massoterapia e adorei. É muito boa a sensação. É relaxante. Pretendo ir à clínica que oferece a massoterapia para conhecer os outros serviços oferecidos. Essa programação é uma ótima iniciativa, principalmente para quem tem uma vida sedentária. Essa saída da rotina é muito benéfica”, afirmou a servidora pública.
A programação do Segundo Circuito de Saúde do Servidor continua até as 17h. Confira matéria relacionada
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Reitor da Ufam entrega certificado a alunos do Projeto Rondon
O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, entregou na tarde desta quarta-feira, 29, certificados a alunos que participaram do Projeto Rondon – Operação Parnaíba. A Cerimônia de entrega ocorreu no gabinete do reitor, no prédio da reitoria, localizado no setor Norte do Campus Universitário.
A Operação Parnaíba ocorreu no período de 18 de janeiro a 3 de fevereiro, no município de Castelo do Piauí, no estado do Piauí (PI), que contemplou as seguintes áreas temáticas de extensão: Educação, Direitos Humanos & Justiça, Saúde e Cultura. O Coordenador do Núcleo Rondon/Ufam, professor Rafael Salgado esteve acompanhando o grupo de alunos e também recebeu a certificação juntamente com a professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) do curso de Biblioteconomia, Kátia Cavalcante, que também faz parte da Comissão do Núcleo.
Na ocasião, o professor Rafael Salgado assegurou que a partir da formação do grupo integrado por alunos e professores, o Projeto Rondon permitiu com que cada um se conhecesse, pois ele explica que devido os alunos serem provenientes de diferentes cursos de graduação, as relações de amizade se concretizaram e isso facilitou maior integração do grupo. Por outro lado, disse o professor que “o corpo de professores que realizou a capacitação dos alunos também era de áreas diferentes, facilitando assim a formação de uma rede de conhecimento que a cada encontro ia se fortalecendo”, completou Salgado.
O coordenador destacou que a articulação política encontrada junto a comunidade visitada, no município de Castelo do Piauí, surpreendeu a equipe do Projeto Rondon quanto a estrutura da base rural daquele município. “Tivemos que reformular nosso planejamento elaborado para a comunidade que já era articulada politicamente. Após a finalização do projeto e com o retorno para Manaus, foi bacana saber que a comunidade continua replicando em algo que foi trabalhado. Então, a gente acompanha pelas redes sociais, por exemplo, que eles fizeram ações sociais como violência contra a mulher, empoderamento feminino, atividades de dança na praça’ , e também ‘saúde bucal nas escolas”, completou o professor.
Para a professora Kátia Cavalcante, membro da Comissão do Núcleo Rondon da Ufam, o Núcleo se consolidou em março de 2017, mas somente em 2018 realizou sua primeira investida. De acordo com a docente, o Núcleo é composto por representantes das unidades acadêmicas que segunda ela, a participação do professor Rafael só veio somar na atuação do Núcleo na Universidade, resultado de experiências acumuladas que permitiu a inserção da Universidade no Projeto Rondon.
“É uma experiência prazerosa tanto para alunos quanto para professores. A fase de elaboração é trabalhosa, pois tem que fazer o processo de seleção e capacitação, porque os alunos trazem o conhecimento técnico, mas precisam do conhecimento local para que haja inserção no tratar com o social”, declarou Kátia Cavalcante.
A docente relatou que nessa edição participou pela primeira vez, ocorrida na região do semiárido do Piauí, e que vivenciou realidades diversas a partir de necessidades locais que permitiu um aprendizado de conhecimentos que serão agregados na vida acadêmica e pessoal.
Opiniões
A acadêmica do 6⁰ período do curso de Medicina, Bruna Borges Santos, acredita que participar do Projeto muda a perspectiva de trabalhar somente na sua área de conhecimento, o que oportuniza conhecer outras áreas. “Eu sou aluna de Medicina, só vou aprender coisas que envolvem somente minha área? Muito pelo contrário, a gente conheceu diversas áreas de colegas que estudam nos cursos de Odontologia, Química, Engenharia, e acabei aprendendo com todos eles”, disse a discente.
“Ter oportunidade de vivenciar em outras áreas de conhecimento, crescer como acadêmico e mais ainda como pessoa. A partir daí, se entende que o mundo não se resume na sua especialidade. Então, o Projeto Rondon dá essa oportunidade”, completou Bruna Santos.
Everton Ramos de Souza, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química da Ufam, disse que à época quando foi chamado para participar do Projeto Rondon era aluno finalista do curso de Licenciatura em Química. “É uma experiência única e motiva para que a gente saia da zona de conforto. Saindo da região Amazônica para uma realidade completamente diferente da nossa”, disse o discente.
Para ele, o aprendizado através do Projeto Rondon é de que o conhecimento adquirido deve favorecer a formação acadêmica. “O Projeto Rondon muda completamente a perspectiva de mundo. Todos disseram que voltaram de lá transformados. Existe o entendimento de que por sermos acadêmicos nós deveríamos saber de tudo, mas quando nos deparamos com outra realidade, percebemos que os moradores dessas comunidades tem muito a nos ensinar”, finalizou o pós-graduando.
Ciência Aberta é tema de palestra na Ufam
Alunos e profissionais de Biblioteconomia tiveram a oportunidade, na manhã de hoje, 29, de discutir Ciência Aberta. A palestra foi proferida pela docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Célia Simonetti, no auditório Rio Amazonas e teve como tema ‘A Ciência Aberta e o trabalho do bibliotecário’.
Realizado pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM/Ufam), o evento faz parte do ciclo de palestras INFOCABAM, que discute temáticas atuais da Biblioteconomia. Nesta primeira edição, os discentes compreenderam que a Ciência Aberta não é um fim em si mesmo, mas, um meio que permite a troca de conhecimento científico com a comunidade científica e, também, com a sociedade.
De acordo com a palestrante e docente da Ufam, professora Célia Simonetti, a Ciência Aberta promove o processo científico a partir da ideia de responsabilidade social. “Essa é uma nova postura mundial que disponibiliza toda a infraestrutura existente no processo de construção da pesquisa aos interessados. Isso torna trabalhos cada vez mais compatíveis e compatibilizados entre aqueles que trabalham com Ciência. A Ciência Aberta é importante, também, para o que chamamos de Ciência Cidadã, voltada para as necessidades da sociedade”, enfatiza.
Segundo a aluna do 5º período de Biblioteconomia, Ray Andra Renata Pinheiro, a palestra faz a ponte entre a academia e o mercado. “Foi tratado um tema que nos mostra novas perspectivas de atuação dentro do campo da Biblioteconomia. Ter contato direto com temas contemporâneos nos possibilita pensar nas constantes transformações da área”, conta.
Para o bibliotecário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Inácio Oliveira, essa é uma temática emergente e é fundamental para o profissional, que já atua como bibliotecário, manter-se atualizado. “Comumente, esse é um tema tratado no eixo Sul-Sudeste e abordar aqui, de forma acessível, fortalece a Biblioteconomia no estado”, finaliza.
INFOCABAM
É um evento realizado pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM) voltado para os acadêmicos de Biblioteconomia e profissionais da área. O intuito é atualizá-los a respeito das temáticas emergentes na Biblioteconomia, proporcionando e disseminando a informação, por meio de palestras mensais ministradas por acadêmicos e profissionais.
Serão, ao todo, quatro palestras, cada uma com certificado de 4h, que abordarão temas como Biblioterapia, trabalho do bibliotecário frente as novas tecnologias e bibliotecários que inspiram. Segundo o presidente do CABAM, Mateus Rebouças, o ciclo de palestras engloba informação, visibilidade e qualificação. “Para fazermos o ciclo de palestras, pensamos nos três eixos que baseiam a nossa gestão. A troca de informação entre os profissionais e discentes, a visibilidade da área no contexto amazônico e a constante qualificação que a academia e o mercado nos exigem”, finaliza.
Para mais informações sobre as próximas palestras basta acessar o site do INFOCABAM.