Em defesa de tese, professor Noval Benaynon Mello é promovido a titular

Da esq. para a dir. professoras Violeta  Loureiro e Marilene Correa e os professores Noval Benaynon Mello e Roberto dos Santos Bartholo Junior.Da esq. para a dir. professoras Violeta Loureiro e Marilene Correa e os professores Noval Benaynon Mello e Roberto dos Santos Bartholo Junior.

Por Irina Coelho

Equipe Ascom/Ufam

Ligado ao Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas (Dea/Ufam), Noval Benaynon Mello tornou-se, na manhã de ontem, 30, na sala de reuniões Faculdade de Estudos Sociais (Fes), Professor Titular da Ufam. O docente apresentou a tese ‘Polo Industrial de Manaus e o mito do desenvolvimento’ à comissão especial de avaliação presidida pela professora doutora Marilene Correa da Silva Freitas (Ufam) e composta pelos professores doutores Roberto dos Santos Bartholo Junior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Violeta Refkalefsky Loureiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e João Policarpo Rodrigues Lima, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A tese faz uma análise social e econômica do Polo Industrial de Manaus (PIM) no momento em que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) completa 51 anos de fundação. A aproximação com a temática vem desde o mestrado e o trabalho foi estruturado em três etapas. A primeira tratou do capital internacional e o desenvolvimento regional, em seguida, o autor abordou a Zona Franca de Manaus e o desenvolvimento regional e por fim, fez uma reflexão a respeito de alternativas a esse modelo hegemônico.

Segundo o docente Noval Benaynon Mello, o modelo, ao longo de décadas, tem experimentado mudanças notáveis. “Não é possível negar o peso da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento regional, mas é preciso pensar além, se há sinais de esgotamento”, enfatiza. O professor é doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Ciências Econômicas pela Ufam.

Banca Avaliadora

O professor da UFPE, João Policarpo Rodrigues Lima, enfatizou que a tese faz uma recuperação da evolução econômica do Amazonas. “Um ponto significativo do trabalho é a reflexão histórica da Zona Franca de Manaus”. O professor fez, ainda, algumas ponderações relacionadas ao papel da tecnologia nas transformações e avanços de modelos econômicos como o do Polo Industrial de Manaus.

O docente apresentou a tese ‘Polo Industrial de Manaus e o mito do desenvolvimento’.O docente apresentou a tese ‘Polo Industrial de Manaus e o mito do desenvolvimento’.A professora emérita da UFPA, Violeta Refkalefsky Loureiro, lembrou da importância dos vários olhares sobre a Zona Franca. “O autor deixa claro que o trabalho relaciona a Zona Franca ao capital internacional”, pondera. A docente abordou, também, alguns pontos de inflexões como a abordagem ao modelo de inserção fiscal e os impactos ambientais do modelo para a região.

Já o docente da UFRJ, Roberto dos Santos Bartholo Junior, destacou as propostas pelo autor. “Trazer alternativas de superação frente a um possível esgotamento do modelo é fundamental, pois mostra a necessidade não apenas de entendimento, mas, também, de apontar caminhos”, conta. Por fim, a presidente da banca e professora da doutora Marilene Correa da Silva Freitas (Ufam), informou que o propósito do trabalho foi cumprido. “A tese é totalmente autoral e para o exame de promoção titular cumpriu o objetivo”, declara.

O docente Noval Benaynon Mello, depois da arguição, agora como professor titular, lembrou que esse é o momento na carreira no Magistério Superior que todo docente almeja chegar. “É uma satisfação, pessoal e profissional, chegar aqui, receber as contribuições dos colegas e pensar que esse trabalho não se esgota em si mesmo. O meu desejo é continuar contribuindo com a Ufam”, finaliza.