Ufam tem 69 cursos classificados no Guia do Estudante

Os cursos de Design e Ciência da Computação obtiveram a pontuação máxima de 5 estrelas na classificação.

 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) teve 69 cursos classificados com estrelas na Avaliação Anual do Guia do Estudante. A Avaliação é promovida pela editora Abril e o resultado foi publicado no Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019, que estará disponível em breve nas bancas e no site do Guia do Estudante.

Dos 69 cursos avaliados, dois conquistaram a pontuação máxima de cinco estrelas; 31 receberam quatro estrelas e 36 obtiveram três estrelas, numa escala de conceitos em que cinco estrelas correspondem a um desempenho excelente; quatro estrelas significam um desempenho muito bom e três estrelas indicam um bom desempenho.

Classificações

Receberam a classificação de cinco estrelas os cursos de Ciência da Computação e Design. Os cursos de Administração (Bacharelado); Agronomia (Bacharelado); Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Contábeis (Bacharelado); Ciências Econômicas (Bacharelado); Ciências Naturais e Exatas (Licenciatura); Ciências Sociais (Bacharelado); Educação Física (Bacharelado); Educação Física (Licenciatura); Enfermagem (Bacharelado); Engenharia da Computação (Bacharelado); Engenharia de Pesca (Bacharelado); Engenharia Elétrica (Bacharelado); Engenharia Florestal (Bacharelado); Farmácia (Bacharelado); Física (Licenciatura); Fisioterapia (Bacharelado); Geografia (Bacharelado); Geografia (Licenciatura); História (Licenciatura); Letras (Licenciatura); Matemática (Bacharelado); Matemática (Licenciatura); Medicina (Bacharelado); Odontologia (Bacharelado); Psicologia (Bacharelado); Química (Bacharelado); Química (Licenciatura); Serviço Social (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado).

Os cursos que obtiveram três estrelas foram: Direito (Bacharelado); Engenharia Civil (Bacharelado); Engenharia de Alimentos (Bacharelado); Engenharia de Materiais (Bacharelado); Engenharia de Telecomunicações (Bacharelado); Engenharia Eletrônica (Bacharelado); Engenharia Mecânica (Bacharelado); Engenharia Química (Bacharelado); Esporte (Bacharelado); Estatística (Bacharelado); Filosofia (Licenciatura); Física (Bacharelado); Geologia (Bacharelado); Música (Licenciatura); Pedagogia (Licenciatura); Relações Públicas (Bacharelado); Administração (Bacharelado/Parintins); Pedagogia (Licenciatura/Parintins); Serviço Social (Bacharelado/Parintins);  Zootecnia (Bacharelado/Parintins); Administração (Bacharelado/Benjamin Constant); Pedagogia (Licenciatura/Benjamin Constant); Ciências Naturais e Exatas (Licenciatura/Itacoatiara); Engenharia de Software (Bacharelado/Itacoatiara) e Farmácia (Bacharelado/Itacoatiara). 

O reitor, professor Sylvio Puga, comemora o resultado da avaliação externa. “O resultado da Avaliação do Guia do Estudante foi muito positivo para a nossa Universidade. Parabenizamos todos os cursos avaliados, em especial, Design e Ciência da Computação que obtiveram a nota 5. Quero ressaltar que vamos continuar trabalhando para que no ano de 2019 alcancemos melhores resultados”, declarou o reitor.

Projeto Sucesso na Graduação

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, destaca que o bom resultado é consequência dos investimentos da Ufam no Projeto Sucesso na Graduação (PSG). “Podemos dizer que 100% dos cursos avaliados obtiveram um conceito de qualidade. Isso mostra que estamos sempre avançando em relação aos indicadores que estão distribuídos nas dimensões didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, nas quais vários desafios já foram superados quando comparamos os dados da avaliação deste ano em relação ao ano anterior. O melhor é que esse resultado positivo coincide com os investimentos do nosso Projeto Sucesso na Graduação, no qual nós trabalhamos com o instrumento de avaliação do INEP MEC e já é abraçado por todo o corpo docente e discente da nossa Universidade”, afirma o gestor.

Guia do Estudante - Norte para os jovens

A coordenadora da graduação em Design, professora Sheila Cordeiro Mota, comemora as cinco estrelas do curso de Design. “A exemplo do ENADE em que obtivemos as melhores avaliações nos últimos anos, nosso curso de Design acaba de receber 5 estrelas na avaliação Guia do estudante. Esta avaliação é importante para nós porque o Guia é considerado como um norte para o jovem que pretende seguir uma carreira profissional e ingressar nos melhores cursos das Instituições de Ensino Superior brasileiras. No ano passado o nosso curso também recebeu 5 estrelas, sendo considerado o melhor Curso superior em Design da Região Norte do País”, destacou.

A professora Claudete Barbosa Ruschival, primeira egressa do curso de Design a se tornar professora do quadro permanente de Desig ressalta a felicidade em compartilhar tantas conquistas do Design no ano em que o curso comemora 30 anos. “Nós nos sentimos muito felizes e orgulhosos em compartilhar essas conquistas, que se devem principalmente à qualidade e ao esforço do aluno ingresso e também à dedicação contínua de uma equipe coesa de professores, profissionais competentes que, ao longo dos anos, procuram, das mais diversas formas, colaborar com sugestões, projetos e pesquisas que visam valorizar e melhorar a proposta pedagógica do curso de DESIGN, que este ano completa 30 anos de jornada”.

Para o coordenador acadêmico do Instituto de Computação (Icomp), professor Leandro Galvão, esse reconhecimento reflete as diversas ações desenvolvidas no Icomp para aprimorar sua atuação na graduação: "Uma das ações fundamentais é o Seminário de Avaliação e Planejamento, realizado anualmente com a finalidade de alinhar as atuações dos docentes e técnicos administrativos em busca da qualidade e excelência. Por meio dele, o IComp se organizou para hoje ter 35 dos seus 36 docentes com titulação de doutor. Outra ação importante é a criação do IComp Tec, incubadora de startups ligada ao Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (CDTECH) da Ufam. Nesse ambiente, os alunos de computação encontram um espaço empreendedor e inovador para pôr em prática os conhecimento discutidos em sala de aula. Por fim, destacamos a flexibilidade curricular como um importante fator de sucesso da graduação em Ciência da Computação. Desde 2016, cerca de 10% da carga horária pode ser escolhida pelo aluno entre disciplinas eletivas, que abordam os assuntos mais atuais na área da Computação.", afirmou o docente. 

Ufam lança catálogo com quase 600 projetos de extensão desenvolvidos no Amazonas

A obra está dividida em sete áreas e mostra a qualidade da extensão universitária na região

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Já está disponível para a comunidade acadêmica e o público em geral a versão digital do primeiro Catálogo das Ações de Extensão da Ufam. A obra é de autoria da Pró-Reitoria de Extensão, por meio do seu Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Impactos das Ações de Extensão Universitária (Deaa), e reúne cerca de 590 projetos, desenvolvidos em 2017 por docentes, técnicos e alunos engajados para o desenvolvimento social nos mais diferentes rincões do Amazonas (Acesse a versão digital).

“O catálogo é uma análise da produção dos projetos de extensão da Ufam. Ele se torna importante na medida em que irá repassar para a sociedade o que a Universidade está fazendo. Não adianta só fazer e não divulgar. O objetivo do catálogo é expor para a sociedade a Universidade”, destaca o pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa.

Estrutura do catálogo                                           

O Catálogo das Ações de Extensão da Ufam reúne em suas 192 páginas cerca de 590 projetos, divididos em sete áreas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, e trabalho.

Cada projeto está dividido por título da ação, modalidade e registro, coordenação e vice-coordenação e resumo. Essa arquitetura de disposição permite um melhor manuseio do trabalho, combinado com informações pontuais e relevantes.

Projetos de extensão em números

No ano de 2017 os projetos de extensão da Ufam envolveram 558 professores e 2002 alunos, cujas ações beneficiaram mais de 60 mil pessoas, a maioria situada na base da pirâmide social. Até o final de 2018 essas ações deverão atingir um número superior a 230 mil pessoas. Para o ano de 2019 estão previstas 840 ações de extensão nas modalidades de programas e projetos voltados para o atendimento ampliado nos municípios.

O sucesso dos projetos de extensão da Ufam, dentro de uma região com proporções continentais, se deve a um ingrediente fundamental entre a universidade e a sociedade: o diálogo.

“Então a relevância desse primeiro catálogo é bastante significativa. Todos esses projetos de extensão foram construídos a partir do diálogo interétnico, inter-racial, intercultural. Diálogos da ciência com a sabedoria popular. Então, é a partir desse diálogo, que surgiu esse o Catálogo. É uma obra da Universidade e da sociedade”, enfatizou o diretor do Deaa, professor Almir de Menezes.

Ainda para o diretor, que é professor do Departamento de Ciências Sociais, o Catálogo chama a atenção para outro aspecto: fazer muito com pouco. “Outro elemento importante é mostrar que a Universidade, com todos os problemas de contingenciamento de recursos, ainda consegue ser um ator fundamental do desenvolvimento social na região. E não há como pensar o desenvolvimento social sem essa dimensão constitucional da extensão”.Professores Almir de Menezes (esq.) e Ricardo Bessa com as versões impressa e digital, em CD, do catálogoProfessores Almir de Menezes (esq.) e Ricardo Bessa com as versões impressa e digital, em CD, do catálogo

O Catálogo reflete o compromisso da Ufam com a produção e troca de saberes, práticas sociais e fortalecimento de uma cultura política democrática, produzidas por intermédio das relações transformadoras entre a academia e as narrativas e práticas populares. Uma via de mão dupla.

“A nossa proposta de extensão envolve uma concepção de relação de mão dupla: academia e sociedade. Então, temos que dá esse retorno, mas não só do ponto de vista existencial, e sim de levar ações, mas também de aprender com essas ações nas comunidades. Tudo isso parte, principalmente, da pesquisa”, comenta o professor Ricardo Bessa.

Publicidade dos projetos para os municípios

Com o lançamento do Catálogo, o próximo passo da Pró-Reitoria de Extensão é apresentar os projetos para os prefeitos dos municípios e discutir soluções políticas, econômicas e sociais para as comunidades. O catálogo expressa, em termos de projetos realizados, um relação orgânica da Universidade com as necessidades das populações amazônicas, bem como suas identidades étnicas.

“Nosso objetivo é atingir as comunidades por meio da prefeitura. Pra isso estamos viabilizando uma reunião com a associação dos municípios, onde vamos chamar a responsabilidade dos prefeitos para questões fundamentais que estão no Catálogo, como proposta de solução. Não basta o conhecimento ficar dentro dos muros da Universidade. Ela tem que ser levada para a sociedade. Então, temos que educar a população”, esclarece o pró-reitor.

Inscrições abertas para oficinas de artes plásticas. Vagas limitadas

A Faculdade de Artes, por meio do Laboratório de Cerâmica, está com inscrições abertas para as Oficinas de Artes Plásticas que ocorrem no mês de dezembro e são voltadas para o público em geral. Para participar, os interessados devem efetuar inscrição por meio do e-mail de contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

São ofertadas as oficinas de Aplicação de Folha de Ouro e de Modelagem em Paper-clay com 15 vagas cada. A primeira será realizada de 05 a 07 de dezembro e a segunda, de 17 a 21 do mesmo mês. Todas as aulas serão ministradas no turno da tarde, das 14h às 17h, de segunda a sexta, no Laboratório de Cerâmica, situado no setor Norte do campus universitário.

As oficinas serão ministradas por um professor acompanhado por um estudante do curso de Artes Plásticas da Universidade.

As inscrições serão encerradas assim que forem preenchidas as vagas.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 2320

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