Projeto ReAnimação realiza formação de instrutores em Suporte Básico de Vida

 

Em novembro, o projeto de extensão ReanimAÇÃO da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED), promoveu a primeira formação de instrutores em Suporte Básico de Vida. Com a formação, instala-se na Sociedade Amazonense de Pediatria o primeiro sítio de treinamento oficial credenciado pela AHA (American Heart Association) de BLS (Basic Life Support) da região norte através do Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Pediatria e o sexto do Brasil.

O evento ocorreu na sede da SAPED e foi organizado e proposto pelo professor Faculdade de Medicina da Ufam e pediatra/neonatologista, Alexandre Miralha, atual Coordenador estadual do programa de reanimação pediátrica no estado do Amazonas pela SBP e Coordenador do Projeto ReanimAÇÃO, que vem atuando na cidade, realizando treinamentos constantes em escolas, empresas e em comunidades desde 2014.

Segundo o professor Alexandre Miralha, “a certificação de alunos do curso de Medicina irá dar um salto de qualidade e proficiência aos participantes que já vem trabalhando com a proposta da AHA. A partir de agora os participantes do curso estarão oficialmente certificados através da SBP que é um centro de treinamento da AHA para BLS e PALS”.

Entre os participantes estavam alunos do projeto de extensão, pediatras e professores de medicina e enfermagem da Ufam. A proposta é alavancar o BLS com cursos mensais na sede da Sociedade Amazonense de Pediatria, que conta com uma infraestrutura para treinamentos dessa natureza, e estender os cursos, em futuro próximo, ao público leigo (não profissionais de saúde).

O treinamento contou com a presença da atual Coordenadora Nacional do BLS pela SBP, a médica Valéria Bezerra, de Recife/PE, que ajudou na formação de 12 instrutores locais para dar início ao ciclo de capacitação em Suporte Básico de Vida.

O principal objetivo do curso é dar mais habilidades aos profissionais de saúde em ressuscitação cardiopulmonar de bebês, crianças, adolescentes e adultos em parada cardiorrespiratória em ambiente intra ou extra-hospitalar.

O curso é teórico-prático e interativo através de vídeos, com ênfase na prática ministrada em manequins desenvolvidos especialmente para o ensino das técnicas de reanimação cardiopulmonar com feedback, onde o próprio participante do curso consegue visualizar o seu desempenho em tempo real sob supervisão do instrutor.

Discentes do ICET-Itacoatiara utilizam técnica de bodypainting em aula de Anatomia

Na última semana, os estudantes do primeiro período do curso de Farmácia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), Unidade Acadêmica localizada em Itacoatiara, utilizaram a técnica bodypainting (pintura corporal) durante uma aula prática de anatomia. A atividade, que foi coordenada pelo professor Alan Mazzari, é uma forma didática de ministrar a disciplina, cujos estudos já são tradicionalmente realizados com peças cadavéricas, bonecos de resina e material bibliográfico (livros).

Essa técnica permite o ensino da anatomia, e cria um ambiente de alto envolvimento do estudante. Segundo o idealizador da atividade, a pintura corporal é uma possibilidade de didática, sendo mais uma forma de visualização do corpo e da musculatura, de modo a facilitar a compreensão do conteúdo que é ministrado na sala de aula.

Conforme o planejamento realizado desde o início do semestre, o professor dividiu a turma em grupos. Cada um ficou com a tarefa de pesquisar a melhor de formar de representar a anatomia do corpo humano. Por meio da escolha de um tema, os discentes realizaram a pintura de músculos, ossos, cartilagem e sistemas na pele de um dos integrantes do grupo.

Experiência acadêmica

A estudante Camila Leite, que participou da tarefa ajudando a pintar seus colegas, aprovou a inovação didática proposta pelo professor Mazzari. “Procurei saber sobre essa metodologia no decorrer da pesquisa e achei muito interessante, porque é possível ter uma boa noção do movimento. Foi uma aula dinâmica, bem diferente da manipulação das peças cadavéricas, do boneco de resina ou do livro, onde tudo é estático. Esse método de é bem mais didático. Achei interessante e mais fácil de aprender a matéria”, comparou a discente.

“Foi de parar o trânsito” conta Camila, “pintamos nossos colegas em casa e quando vínhamos ao ICET, o pessoal na rua ficava surpreso ao ver os corpos pintados teve gente até que parou a moto para tirar fotos, foi bem engraçado”, lembrou a acadêmica de Farmácia.

Bodypainting

A técnica de pintura corporal que surgiu nos Estudos Unidos, nos anos 2000, sendo uma forma diferente de ver aprender e praticar a Anatomia. “Eu conhecia essa técnica há uns quatro anos, entretanto, ainda não tinha tido a oportunidade de colocar em prática. Recentemente, fui a um congresso e vi muita coisa desse gênero e resolvi trazer aqui para o ICET, inserindo a proposta no plano de ensino da disciplina. Hoje vemos belos trabalhos”, analisou o docente.

Na avaliação do professor, a didática melhorou o desempenho dos alunos. “Chamou muita atenção o interesse dos acadêmicos, porque eu vi gente muito mais dedicada lendo livros, buscando imagens na internet, me procurando para tirar dúvida... tudo isso me deixou muito gratificado e percebi que o desempenho deles melhorou”, informou o professor Alan Mazzari.

Além da apresentação visual, essa também foi uma oportunidade para que os discentes demonstrem seu conhecimento ao explicar cada uma das pinturas. “Depois de realizadas as pesquisas bibiográficas das pinturas, cada grupo teve que explanar sobre as questões que pesquisou para a aula, com demonstrações pelo uso do modelo”, explicou o professor.

Nota – Atendimento da Progesp em dezembro

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) informa à comunidade universitária sobre mudanças no horário de atendimento neste mês de dezembro de 2018, haja vista os prazos dos trabalhos relativos ao encerramento do exercício anual, conforme abaixo:

20/12 - Protocolo: das 8 às 14h e das 13 às 17h&Atendimento ao público: das 13 às 17h

Obs.: atendimento apenas na Progesp/Reitoria.

21/12 - Protocolo e Atendimento ao Púbico: das 8 às 12h. Não haverá atendimento à tarde.

Obs.: Na Progesp/Reitoria e na Progesp/Cais.

Conforme já informado, a Pró-Reitoria Reitoria estará funcionando em regime diferenciado até o dia 14 de dezembro de 2018. O atendimento presencial será das 8 às 12h e o protocolo funcionará das 8h às 12h e das 13 às 17h, em face dos prazos reduzidos para conclusão das folhas de pagamento e para o fechamento do atual exercício.

Mais informações: (92) 3305-1181 ramal 1478.

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