Maior legado do educador Nilton Lins, que foi professor de Administração na Ufam, faz 30 anos

Professor idealizou complexo erguido numa área superior a um milhão de metros quadradosProfessor idealizou complexo erguido numa área superior a um milhão de metros quadradosPioneiro na geração de oportunidades por meio da rede particular no Amazonas, o professor Nilton Lins também ajudou a escrever a história da educação superior ao fundar a Universidade Nilton Lins, há três décadas. Destacou-se ainda como docente no Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam).

A comemoração dos 30 anos da instituição ocorreu na última segunda-feira, 19, em solenidade prestigiada pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga. “A paixão do educador Nilton Costa Lins, que era administrador e advogado, se materializou com a instalação do primeiro complexo educacional, em 1988. Para nós, é uma honra que ele tenha atuado na Ufam num dado momento de sua carreira”, recordou o professor Sylvio Puga a respeito do fundador da universidade particular, falecido em junho de 2001.

Honoris Causa

Ainda durante o evento, houve a concessão do título de doutor Honoris Causa ao Ministro da Educação, Rossiele Soares, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados na área educacional, tanto como secretário do Estado do Amazonas quanto no cargo atual, onde compõe o primeiro escalão do Poder Executivo Federal.

No âmbito da educação superior, o MEC é responsável pelo acompanhamento da atuação de universidades brasileiras. O panorama de evolução institucional nas últimas décadas, tema tratado durante o evento, depende da efetiva articulação entre instituições de ensino atuantes na região Norte, sejam elas públicas ou particulares.

O ministro, que foi secretário de Educação do Amazonas e deve assumir a pasta no Estado de São Paulo, é radicado em Manaus e filho de uma professora da Universidade Nilton Lins. Essa foi a primeira vez que a Universidade outorgou tal honraria em três décadas de sua existência. Egressos ilustres e docentes da instituição particular também foram homenageados.