Ação intercultural de extensão da Ufam atende cerca de 200 indígenas em Novo Airão

Equipe Proext em Novo AirãoEquipe Proext em Novo AirãoPor Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Oficina de cuidados bucais e escovação, dinâmicas pedagógicas, gincana para crianças, produção de desenhos e introdução do alfabeto de Libras. Essas foram as ações nas áreas de Saúde e Educação, realizadas pela Pró-reitoria de Extensão da Ufam com os indígenas do município de Novo Airão, em sua maioria Tukano, distante cerca de 200 Km da capital Manaus.  

A programação faz parte da Ação Intercultural de Extensão Universitária da Ufam no município, que em sua segunda edição, realizada no dia 23 de novembro, atendeu cerca de 200 indígenas, em sua maioria crianças. A ação é um evento colaborativo, construído coletivamente com a participação da comunidade acadêmica e da Proext.

“O objetivo é fomentar ações diretas da comunidade acadêmica e promover experiências em Saúde e Educação que ajudem na afirmação do campus universitário como sujeito-espaço coletivo de produção e socialização de política cultural crítica, criativa e humanizadora”, explicou a diretora do Departamento de Políticas Afirmativas da pró-reitoria, professora Cláudia Guerra.

A atividade de extensão em Novo Airão só foi possível por conta da parceria da Universidade com a prefeitura do município e também com o apoio do prefeito eleito (eleição suplementar de 2018) Frederico Junior. Já do lado da Ufam a Proext contou com os seguintes apoios:

Ministério da Saúde – Projeto Curso de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Saneamento (Aisan);

Governo do Amazonas - Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam);

Centro de Ciências do Ambiente (CCA), Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA);

Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec);

Faculdade de Odontologia (FAO);

Faculdade de Educação (Faced);

Faculdade de Estudos Sociais (FES);

Estudantes de Odontologia atendem as crianças da comunidadeEstudantes de Odontologia atendem as crianças da comunidadeFaculdade de Informação e Comunicação (FIC), Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM);

Faculdade de Letras (FLet), Departamento de Letras – Libras;

Instituto de Ciências Exatas (ICE);

Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (Ppgas);

 

A Ação Intercultural de Extensão Universitária da Ufam pretende alcançar outros municípios do Amazonas por meio do projeto Pé de Vento: Ações Extensionistas em Políticas Afirmativas nos municípios do Amazonas. Saiba mais:

Notícia relacionada

Departamento de Políticas Afirmativas da Proext cria ação de extensão cidadã

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable