Agendamentos de eventos nos auditórios do IFCHS podem ser feitos a partir de fevereiro de 2019

O Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) informa que a partir do dia 7 de dezembro os auditórios Rio Negro e Solimões estarão fechados para manutenção. Os agendamentos e atendimentos para os eventos de 2019 serão realizados a partir do dia 5 de fevereiro de 2019.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 2032 – 4575 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Seminário Estadual do Pnaic debate alfabetização e letramento na Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam), por meio do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviço para Rede Pública de Ensino (Cefort), juntamente com o Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Governo do Amazonas, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), realizou nesta segunda-feira, 26, a abertura do Seminário Estadual ‘PNAIC Amazonas: a prática pedagógica mediada na perspectiva da escolarização e letramento da criança e do adolescente 2017-2018’. O evento ocorreu no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no setor Norte do Campus e se estende até amanhã, 27.

A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor da Ufam, Jacob Moysés Cohen, secretário estadual de educação, Gedeão Amorim, do vice-diretor da Faced, Cláudio Gomes, diretora do Departamento do Centro de Formação da Seduc, Regina Teixeira, presidente da UNDIME, Edelson Pinto, do diretor da FES, Jorge Campos e do coordenador do Cefort, Luiz Carlos Cerquinho (também representou a coordenadora de formação do PNAIC, Zeina Thomé).

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação, com carga horária de 180 horas. Para gerenciamento das atividades da formação continuada deste programa, os professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos foram cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), que é responsável pela geração dos dados para certificação dos docentes e pedagogos.

A formação é destinada a professores que atuam na Educação Infantil, professores alfabetizadores e a um coordenador pedagógico por unidade escolar e tem como objetivo consolidar saberes, conhecimentos e experiências pedagógicas vivenciadas no processo da formação continuada, visando ao letramento e o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Ao entrar na fase conclusiva de formação dos professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Cefort/Ufam realiza o Seminário referente ao trabalho realizado em 2017 e 2018, envolvendo professores da Educação Infantil, 1º ao 3º ano, e 4º aos 6º anos no programa Novo Mais Educação nos municípios do Amazonas.

A programação contempla diversos formatos do processo pedagógico da formação e da atuação nas escolas, por meio de palestra, atração cultural, mesa-redonda, exposições dos formadores regionais e formadores locais, rodas de diálogo e ateliês. Estes formatos serão desenvolvidos segundo as condições e possibilidades dos polos e municípios participantes dos cursos.

O coordenador do Cefort, Luiz Carlos Cerquinho, ressaltou a presença de inúmeros professores que vieram de vários municípios e que  tratar do Pnaic é um prazer e ao mesmo tempo um desafio em face do entendimento de que o mapa genético da formação escolar é a alfabetização e o letramento. “Parabéns aos professores presentes que com toda a dificuldade das distâncias amazônicas estão aqui. É um prazer e ao mesmo tempo um desafio realizar este Seminário, em razão do entendimento de que o mapa genético da formação escolar é a alfabetização e o letramento, sem essa base não existe processo sequenciado da escolarização. O PNAIC tem uma história que começou em 2009 e foi se ampliando ao longo de anos na formação de professores do estado e dos municípios. O processo de formação no estado do Amazonas não é uma tarefa fácil, temos uma diversidade cultural enorme que dificulta esse processo, mas sempre estivemos na luta”, disse Luiz Carlos Cerquinho.

O vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen, afirmou que apesar de ser médico atuou também como professor. “Estou neste momento prestando serviço administrativo como vice-reitor da Ufam, mas sou professor na Faculdade de Medicina e também lecionei durante seis anos no colégio Estadual para estudantes do Ensino Médio. É um Seminário importante porque sem a alfabetização e o letramento não existe o Ensino Superior. É a base na formação de qualquer estudante”, afirmou o vice-reitor.

A professora da creche municipal Sandra Braga de Iranduba, Juzy Uchôa da Silva, destacou a importância de compartilhar o que aprendeu na formação do PNAIC no Seminário, como também demonstrar a contribuição na sua formação e dos outros professores da escola. “Espero compartilhar o que aprendi no PNAIC e a contribuição na nossa formação e na formação dos professores que atuam na escola”, disse a professora.        

 

 

 

 

Nota de Falecimento – TAE Clayton Rodrigo Colares

 

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Faculdade de Ciências Agrárias, informa, com pesar, o falecimento do servidor Técnico-Administrativo em Educação (TAE), Engenheiro Florestal, Clayton Rodrigo Barbosa Colares, 42 anos, ocorrido na última sexta-feira, 23.

O servidor tinha 12 anos de Ufam e era técnico de laboratório da faculdade. Clayton deixa a esposa e duas filhas. A Ufam se solidariza com a família e amigos nesses dias de luto, e expressa as mais sinceras condolências pela perda de um ente querido.

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