‘Biotecnologias aplicadas à reprodução de aves’ está disponível gratuitamente em formato e-book

O uso de sistemas biológicos, de organismos vivos ou de seres derivados para fabricar ou modificar produtos ou processos é um dos pontos de maior relevo na relação entre a biotecnologia e a avicultura

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

O livro, cujo objetivo é disponibilizar um apanhado de informações reunidas durante quase dez anos de estudos realizados com biotecnologias aplicadas à reprodução de aves, foi lançado durante o XIII Encontro de Avicultura, no último dia 14 de novembro. Um dos autores da obra, o professor Frank Cruz também é coordenador do evento, já tradicional na agenda da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Conforme explica o pesquisador, o livro reúne material produzido durante mais de 30 anos de atuação do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) em pesquisas no setor. “É muito interessante o fato de o livro ser um e-book, que pode ser acessado gratuitamente na internet”, comenta o professor Frank Cruz. O e-book, que foi publicado com o apoio da Editora universitária (Edua), pode ser visualizado neste link.

Na avaliação do diretor da Edua, professor Sérgio Freire, o papel da editora é exatamente o de auxiliar os pesquisadores na divulgação de suas produções científicas. “Nós fizemos o registro do livro junto à Biblioteca Nacional. No entanto, a obra faz parte da última leva de material produzido por autores de forma terceirizada. A partir de 2019, todos os livros que levarem o selo Edua seguirão rigorosamente os padrões da ABEU [Associação Brasileira de Editoras Universitárias]”, disse o docente a respeito do processo de editoração aplicado às obras.E-book foi lançado no encerramento do XIII Encontro de Avicultura, em 14 de novembroE-book foi lançado no encerramento do XIII Encontro de Avicultura, em 14 de novembro

Colaborativo

Além do coordenador do Setor de Avicultura da Ufam, os demais autores são o doutorando João Paulo Ferreira Rufino e os mestrandos Pedro Alves de Oliveira Filho, Thaysa Marinho Farias e Lucas Duque Melo. Todos eles desenvolvem os estudos sob a orientação do professor.

“A biotecnologia inserida na produção animal, especificadamente na avicultura, tem ganhado destaque por ser uma área que visa a estudar, melhorar e desenvolver produtos e processos biológicos em associação com a ciência e a tecnologia, com contornos evidentes de multidisciplinaridade”, explica orientador dos estudos publicados.

Segundo ele, a área de conhecimento também ganha força devido à utilização de sistemas biológicos, de organismos vivos ou de seres derivados para “fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.