Fórum de Reitores discute alternativas para desenvolvimento da Região Norte

 
 
Alternativas para o desenvolvimento das universidades da Região Amazônica foi tema do encontro. Foto: Ascom UFMTAlternativas para o desenvolvimento das universidades da Região Amazônica foi tema do encontro. Foto: Ascom UFMTPor Equipe de Comunicação da UFMT
 
Buscar as estratégias para o desenvolvimento das Universidades da região amazônica. Essa é a síntese do I Fórum Ampliado dos Reitores da Região Norte, evento sediado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do qual participou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e que iniciou na terça-feira, 2. 
 
Na abertura do primeiro dia de trabalhos, a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, destacou a importância do fortalecimento da rede da região amazônica, uma vez que os problemas e os desafios são praticamente os mesmos. “As assimetrias das região amazônica são comuns e nossa ideia é fortalecer o grupo para buscar recursos, alternativas e fortalecimento da região não apenas do ponto de vista econômico, mas também social. Temos muitas questões em comum e a ideia desse Fórum é justamente buscar alternativas para o desenvolvimento da região especialmente com foco na pesquisa e pós-graduação”, pontuou.
 
Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a oportunidade de debater as atuais e as perspectivas relativas às universidades refletem numa importante troca de experiências. "A cada encontro como esse, nós nos sentimos mais fortalecidos. Todas essas Instituições reunidas aqui tem sua própria especificadade, que coadunam com outras características no entanto, comuns a quem está situado no Norte do País", relembrou o gestor. 
 
O reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e presidente do Fórum, professor Marcel Botelho, observou que as universidades da região Norte são poucas, ainda que estejam em um espaço que ocupa mais da metade do território brasileiro. “O segredo de nosso sucesso certamente está na união, na congregação de identidades que são próprias da região amazônica. Temos características próprias que são necessárias de serem discutidas e encontrados os melhores caminhos, tanto de financiamento como de parceria de grupos de pesquisas. Individualmente nós temos grupos de pesquisa fortes, mas coletivamente eles são fantásticos”, afirmou. 
 
“Esse Fórum é importante para que possamos fortalecer as pautas que são comuns, demandas que temos enfrentado no dia a dia e também procurar despertar um olhar especial da Capes, dos órgãos de fomento e do próprio MEC para as universidades da nossa região, que tem especificidades regionais locais”, ressaltou o reitor da Universidade Federal de Tocantins (UFT), professor Luis Eduardo Bovolato. “Esse momento nos oportuniza discutir questões de interesse comum e obviamente o conjunto nos fortalece mais para que a gente possa estabelecer essa interlocução com aqueles que podem de certa forma colaborar conosco nas demandas apresentadas”, finalizou o reitor, que é egresso do curso de Geologia da UFMT.
 
Participaram da reunião no período da manhã as Pró-reitoras de Pesquisa, professora Patrícia Osório, e de Ensino de Pós-graduação, professora Ozerina Victor de Oliveira. O Fórum tem sequência na quarta-feira (03). Na pauta, o relato do represente do Fórum no Conselho Superior da Capes e o planejamento das ações de Pesquisa e Pós-graduação para a Região Norte.

Mesa-redonda discute "Parasitologia no século XXI" em 17 de abril. Inscrições abertas

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

“A Parasitologia no século XXI: desafios e perspectivas” é o tema da mesa-redonda a ser realizada durante o lançamento da 4ª edição do livro “Parasitologia Básica”, de autoria de David Nev4es, Thelma de Philippis, Artur Dias-Lima e Welton Yudi Oda. O evento ocorre no dia 17 de abril, a partir das 14h, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) - Sumaúma, localizado no setor Sul do Campus Sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O professor Welton Yudi Oda é docente do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam e doutor em Educação Científica e Tecnológica.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser efetivadas neste link. O evento é gratuito.

No dia 18 de abril, também a partir das 14h, será realizada outra mesa-redonda para discutir a mesma temática, só que desta vez no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, 1286 – Centro.

Professor Jefferson da Cruz defende memorial acadêmico no dia 12 de abril

A direção do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam) convida toda a comunidade universitária para a defesa do memorial acadêmico do professor doutor Jefferson da Cruz. A defesa pública é um dos requisitos a promoção funcional, que confere ao docente a obtenção do grau máximo da carreira de Magistério Superior, alcançando a classe de Professor Titular.

A defesa pública será realizada no dia 12 de abril de 2019, às 15h, no auditório Professor Altair Fernandes dos Santos, Bloco I, 3º andar do ICB.

Professor Jefferson da Cruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2001). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Amazonas, sendo professor decano de Departamento de Biologia com 28 anos de instituição.

Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: etnoconservação, palmeiras amazônicas, Herbáceas aquáticas amazônicas, com ênfase em estudos de biodiversidade, morfologia adaptativa, fenologia e biologia reprodutiva.

Exposição 'Abstrato: cores e formas' reúne obras de artistas amazonenses no Centro de Artes da Ufam

Está em cartaz, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), a exposição ‘Abstrato: formas e cores’, que reúne importantes artistas visuais da atualidade amazonense. A exposição se estende ate 30 de abril, com entrada franca. O Caua está localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro, com horários para visitação, das 8 às 12h e das 14 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Composta por 14 telas da Coleção de Artes Visuais do Centro de Artes, a exposição é uma mostra de obras de artistas amazonenses, como Bernadete Andrade, Homero Amazonas, Eli Barcelar, Turenko Beça, Eduelson, dentre outros.

O conjunto de pinturas tem relação com a arte abstrata lírica ou geométrica.  Nestas obras, ideias e sentimentos dos artistas são expressos por meio de manchas, linhas e cores que permitem ao visitante diferentes sentimentos e interpretações.

Recentemente organizada e documentada, a exposição ‘Abstrato: Cores e Formas’ é mais uma oportunidade de divulgar e ressaltar a importância da Coleção de Artes Visuais do Caua, para a compreensão da produção artística amazonense. Vale ressaltar que a coleção já está em condições e disponível para estudantes, pesquisadores e público em geral realizarem suas investigações.

A exposição tem a curadoria de Regina Vasconcelos e Priscila Pinto. 

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 5150-5183

Proeg promove Curso de Capacitação para Docentes no período de 8 a 10 de maio

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE),  realizará, entre os dias 8 e 10 de maio, o Curso de Capacitação para Docentes da Ufam: Metodologias Ativas na Educação Superior. O evento acontece no auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), localizado na Rua Terezinha, 495, bairro Adrianópolis.  

Entre os objetivos do evento, destacam-se os de identificar e de analisar as principais características das metodologias ativas de ensino/aprendizagem e suas implicações no processo de formação dos profissionais das diversas áreas do conhecimento. Os professores dos cursos de graduação das diversas áreas do conhecimento são o público alvo que busca atualizar sua formação dentro de novas perspectivas no processo ensino/aprendizagem.

Um dos grandes desafios para o docente do ensino superior na atualidade é conhecer e atuar na docência utilizando em seu dia a dia Metodologias Ativas de Aprendizagem. Por conta disso, as Instituições de Educação Superior, protagonistas do ensino no século XXI e atentas às necessidades educacionais do país, precisam formar o seu corpo docente com capacidade para avaliar criticamente o uso de técnicas e estratégias educacionais que viabilizem a aprendizagem ativa, buscando dar ao aluno autonomia na construção de seu aprendizado e formação e, ao mesmo tempo, assegurar garantia de qualidade do processo.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, afirma que o curso vem ao encontro de um grande projeto da Proeg, que é promover o sucesso na graduação. "No primeiro momento, o foco é a atualização, revisão e modificações de projetos pedagógicos de curso, junto às coordenações dos cursos e dos Núcleos  Docentes Estruturantes (NDE) com base nos indicadores de qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC)", sustenta o docente.

Posteriormente, de acordo com o pró-reitor, o esforço está voltado para o docente da Ufam. “O curso vem trabalhar com professores, futuros multiplicadores de novas metodologias ativas, de forma a melhorar a relação professor aluno em sala de aula”, declarou o docente, acreditando que “todo processo é fazer com que o professor possa cada vez mais contribuir na redução de alunos em desligamento, em jubilamento, evasão e retenção para que possamos elevar aqueles alunos  ingressantes e concluintes em tempo hábil de acordo com cada projeto pedagógico do curso”.

Demanda do corpo docente

A Diretora do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), pedagoga Raimunda Monteiro Sabóia, é quem lidera a equipe que coordena a iniciativa, cuja finalidade é capacitar 40 professores multiplicadores dentro das Unidades Acadêmicas da sede e do interior. "Durante três dias da programação, os professores estarão realizando oficina e, a partir daí, do segundo semestre, o trabalho estará voltado a área de conhecimento e outros modelos de formação, assim em um tempo médio, teremos maior número de professores capacitados para essa nova metodologia", informa a diretora.

Segundo ela, o curso surgiu de uma demanda dos professores para aprofundar seus conhecimentos quanto ao ensino e aprendizagem nas disciplinas que ministram, para além das metodologias de ensino e de avaliação que estão pautadas em modelos de ensino orientado pela exposição oral, pelos seminários, pelas práticas de campo, pelos relatórios, entre outras metodologias.  

Dentre as discussões que serão pautadas, estão técnicas e estratégias de aprendizagem ativa que orientem a atuação de professor de todos os cursos de graduação. Na programação, a professora aposentada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Neusi Aparecida Navas Berbel, proferirá palestra magna e ministrará o curso. A professora tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente com os temas: metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, avaliação da aprendizagem e formação de professores.                  

 

Lançada a campanha FEFF Eu cuido

Campanha integra programação da XXV Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física; IV Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia e I Seminário de Políticas de Esporte e Lazer do Estado do Amazonas

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta segunda-feira, 1, foi lançada a campanha FEFF eu cuido. O lançamento aconteceu durante a abertura da Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, que abrange a XXV Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física; a IV Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia e o I Seminário de Políticas de Esporte e Lazer do Estado do Amazonas. 

FEFF - momento de efervescência 

Durante a abertura do evento, o reitor, professor Sylvio Puga, relembrou as recentes comemorações alusivas aos 50 anos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). “É um prazer muito grande estar aqui novamente na FEFF onde estive no mês passado nas comemorações dos 50 anos da primeira Faculdade que veio exatamente para esse local que conhecemos como Campus Universitário Arthur Virgílio Filho. A FEFF é pioneira neste espaço e a sua tradição foi rememorada recentemente e agora na XXV  Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física; IV Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia e o I Seminário de Políticas de Esporte e Lazer do Estado do Amazonas. Pra mim, como dirigente da instituição, é um momento de satisfação ver esse auditório lotado com nossos acadêmicos, nossos docentes e técnicos que tanto lutam por esta unidade acadêmica. Nós, da administração superior, lutamos junto ao buscar aprovação para o mestrado da Faculdade de Educação Física e recursos que transformarão a pista de atletismo da FEFF em uma pista de alto rendimento. É oportuno também dizer a vocês que a FEFF está num momento de efervescência tanto na graduação quanto na pós-graduação para que vocês, alunos, saiam daqui melhor formados, melhor qualificados para levar o nome da Ufam onde forem”, discursou o reitor.

Agradecimentos 

O diretor da FEFF, professor João Otacílio Libardoni dos Santos, agradeceu a presença do reitor no evento e a todos os técnicos, alunos e professores empenhados na realização das atividades da Unidade Acadêmica que dirige. “Agradeço ao reitor pela presença em nosso evento, a todos os professores, técnicos e alunos que incansavelmente trabalham para que tudo dê certo. A direção da Feff tem uma grande satisfação de ver este auditório lotado, com várias pessoas que ainda estão em pé fora do auditório e nem por isso deixam de prestigiar nosso evento. Eu espero que durante esses dois dias intensos de atividades tenhamos excelentes debates para ajudar na formação de vocês, alunos, e também de nossos docentes. Também desejo fazer um agradecimento especial aos nossos palestrantes, pois para a nossa Faculdade é uma grande honra recebê-los durante esse dias conosco e também agradecer à comissão organizadora, a cada um de vocês que estão diretamente envolvidos para que tudo aconteça com êxito”, discursou o diretor.

FEFF eu cuido 

Após os agradecimentos, ele ressaltou o lançamento da Campanha FEFF eu cuido. “Hoje lançamos, oficialmente, o desafio FEFF Eu cuido. Essa campanha é inspirada em uma campanha que foi desenvolvida na Ufam em 2016 e espero que toda a comunidade da FEFF possa incorporar, pois sempre temos que desenvolver estratégias para administrar recursos da melhor forma possível. 

Funcionamento da Gincana 

Após os pronunciamentos das autoridades universitárias, os alunos da FEFF apresentaram como a Campanha FEFF eu cuido será executada. “A campanha será no formato gincana e terá duração de um semestre letivo. Um fiscal vai checar toda a semana as salas e verificar se desligaram o ar-condicionado, se arrumaram as cadeiras, se desligaram as luzes, se deixaram a sala e o quadro limpos. Haverá premiação parcial. Mensalmente, haverá sorteios nas salas com mais pontuações e o prêmio final será a camisa da campanha ‘FEFF eu cuido’ para cada aluno da sala vencedora e um dia de lazer para o turno vencedor”, explicaram os alunos. 

Campanha bem-vinda

Laryssa Duarte Mendes, do quarto período do curso de Fisioterapia afirmou que as expectativas em relação à campanha são as melhores possíveis. “A Campanha ‘FEFF eu cuido’ é muito relevante para todos aqueles que usufruem das estruturas da Universidade. Por meio dela, ajudaremos o meio ambiente, daremos valor aos impostos pagos, os quais são investidos na instituição e transformaremos o meio no qual vivemos em um ambiente agradável e prazeroso para estudar e conviver”, declarou a aluna.

Palestras

Após a apresentação das regras da campanha, iniciaram as palestras. A mesa redonda “Corpo, Esporte e Sociedade”, moderada pela professora Inês Amanda Streitt, contou com os conferencistas Wagner Web Moreira, da UFTM e a professora Gisele Maria Schwartz, da Unesp. 

 

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