Matemática Básica – curso de extensão gratuito está com inscrições abertas

O Departamento de Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam), está com as matrículas abertas para o Curso de Matemática Básica para alunos da rede pública de ensino. Serão oferecidas 150 oportunidades, distribuídas em cinco turmas: uma para o 6º ano, uma para o 7º ano, uma para o 8º ano, uma para o 9º ano e uma para o 3º ano do ensino médio. Para cada turma são ofertadas 30 vagas.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/QcPc4p1hZodBRzKr9 até o dia 12 de abril de 2019, e as vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. O resultado será divulgado no portal da Ufam no dia 17 de abril.

No primeiro dia de aula, 27 de abril, os estudantes devem trazer os seguintes documentos: a) comprovante de matrícula atual; b) cópia do RG (caso possua); c) cópia da Certidão de Nascimento (caso não possua RG); d) cópia do comprovante de residência. Uma lista de espera será formada e o não comparecimento no primeiro dia de aula acarreta na substituição do aluno pelo próximo da lista de espera.

Atividades

Neste semestre, as aulas ocorrem nos seguintes sábados, sempre no horário das 8h às 12h: 27 de abril; 4, 11, 18 e 25 de maio e 1º, 8, 15 e 29 de junho de 2019. O local das aulas será o Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas.

As aulas serão dividas em dois momentos. No primeiro, os estudantes receberão auxílio para reverem o conteúdo que ele estudou em sala de aula na sua escola durante a semana. Neste momento, os acadêmicos auxiliarão os estudantes na compreensão de algum tópico que ele não compreendeu e na orientação para a resolução dos exercícios que ele não conseguiu ou está com dificuldade para resolver. Num segundo momento, os acadêmicos trabalharão com os estudantes várias atividades, contemplando todos os descritores de Matemática. Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio terão uma preparação especial para o SAEB deste ano.

Este projeto consiste na oferta de aulas de matemática para alunos da rede pública de ensino de Manaus com os objetivos de criar um espaço para a prática como componente curricular dos discentes do curso de licenciatura em Matemática e, simultaneamente, contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes das escolas públicas em matemática. As aulas serão ministradas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática Matutino e supervisionadas pessoalmente pelo coordenador do projeto, o professor Francisco Eteval da Silva Feitosa.