Acadêmicos da Ufam realizam plantão tira-dúvidas sobre o IRPF 2019 até 24 de abril
Estudantes do curso de Contabilidade, da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, promovem entre os dias 22 e 24 de abril plantões ‘Tira Dúvidas sobre a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2019’.
Os atendimentos serão realizados no horário de 14h às 19h, no Centro de Convivência da Ufam e Laboratório de Práticas Profissionais de Contabilidade, ambos no setor Norte do Campus. Inscrições no dia do plantão, mediante um quilo de alimento não perecível.
Informações: (92) 98839-7715 (Professora Silvia Elaine, coordenadora)
Professora da Ufam realiza conferência na Universidade de Lisboa no dia 3 de maio
A professora titular do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (DH/Ufam), Patrícia Melo, profere a palestra 'Em nome da justiça: encontros e confrontos nas povoações portuguesas na Amazônia, século XVIII', como parte da programação da Conferência 'O Atlântico Ibero-Americano (séculos XVI-XX) – Resistências: desafios de uma agenda historiográfica/2019'. O evento ocorre no dia 3 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A organização da Conferência envolveu parcerias para a realização, como o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), Centro de Humanidades Nova FCSH-UAc, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. De acordo com a professora Patrícia Melo, a conferência faz parte das atividades acadêmicas desenvolvidas enquanto investigadora visitante no Centro de História da Universidade de Lisboa.
Segundo especialistas, o programa de conferências objetiva diversificar pontos-de-vista sobre a temática em análise, integrando tanto abordagens de ordem conceitual e metodológica, como a apresentação de resultado de investigações empíricas. Desse modo, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da história do Atlântico e, especial, da sua dimensão Ibero-Americana.
História
Fundado em 1958, o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) é uma das mais antigas unidades de investigação (I&D) existentes em Portugal; dedicada exclusivamente às ciências históricas. Instalado na Faculdade de Letras da mesma Universidade, passou por várias transformações ao longo das seis décadas de existência.
Hoje, 60 anos após a sua fundação, o CH-ULisboa continua o seu papel de liderança como uma das mais importantes instituições portuguesas ligadas ao desenvolvimento da investigação histórica de topo.
Mais informações pelo site:http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/o-atlantico-ibero-americano-seculos-xvi-xx-conferencia-em-nome-da-justica-encontros-e-confrontos-nas-povoacoes-portuguesas-na-amazonia-seculo-xviii
Núcleo Rondon da Ufam informa cronograma de entrevistas
O Núcleo do Projeto Rondon na Ufam informa o cronograma de entrevista para a seleção de participantes para Operação Vale do Acre, em julho. As entrevistas correspondem à terceira etapa do processo seletivo e acontecem no dia 17 de abril, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, setor sul do campus, das 09h às 15h50.
A terceira etapa é dividida em duas partes: I) entrevista coletiva; II) entrevista individual. Os candidatos devem participar dos dois momentos e o atraso acarretará na desclassificação do processo. Não é permitida a troca entre os grupos e nem mesmo de horário.
Confira o cronograma em anexo.
Nepecab discute desastres ambientais fluviais no Amazonas, no dia 26 de abril
O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab) realiza a primeira edição de 2019 do Sexta.Com.Ciência com o tema: ‘A eficácia do sistema de proteção e Defesa Civil frente aos desastres ambientais fluviais no Amazonas’, no dia 26 de abril, a partir das 14h.
O Sexta.Com.Ciência é um evento mensal realizado pelo Nepecab com o objetivo do evento de abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares, não necessariamente relacionadas ao campo de pesquisa do Núcleo, que possam contribuir para a ampliação do conhecimento científico tanto dos acadêmicos quanto para a comunidade, tratando de temas atuais que algumas vezes são pouco explorados em salas de aula. E desde de agosto de 2018, foi aprovado como um Projeto de Extensão integrante do Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (Parec), da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext).
O palestrante dessa edição é o engenheiro florestal David Franklin da Silva Guimarães, mestre e doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Ufam). Na pesquisa, atua nas áreas de gestão ambiental, gestão de recursos naturais, direito ambiental, monitoramento ambiental, ecologia humana e mudança climática. Integra movimentos e organizações da sociedade civil que atuam com temas socioambientais e em defesa de direitos humanos. O engenheiro irá apresentar o resultado de sua pesquisa de mestrado.
A Sexta.com.ciência acontece na sala do Nepecab/Degeo/IFCHS/Ufam, setor Norte do campus. O evento é gratuito e aberto a todo o público e comunidade, com certificado de 02 horas. As inscrições estão abertas pelo link:https://doity.com.br/sextacomciencia-abril-2019
Informações: 98812-0353 (professora Paola de Santana) / 99147-6805 (Gercicley dos Santos) / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / facebook.com/NEPECAB.UFAM
Combio realiza mesa redonda 'Mulheres na Ciência'
O Coletivo de Mulheres da Biologia da Ufam (CoMBio) realiza, no dia 23 de abril, Mesa Redonda com o tema ‘Mulheres na Ciência’. O evento tem por objetivo discutir o papel da mulher no âmbito da pesquisa e da ciência, retratar as suas lutas, dificuldades e trajetórias, além de analisar as barreiras a serem superadas por mulheres que desejam entrar no mundo da ciência.
A mesa redonda acontece a partir das 14h, no Auditório Professor Altair Fernandes, localizado no Instituto de Ciências Biológicas, setor sul do campus, 3º andar.
Contará com discussões de artigos, exibição de vídeos e sorteio de brindes, além de certificado de 8 horas complementares emitido pelo Centro Acadêmico de Biologia da Ufam. Não é necessário inscrição.
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (92) 99999-8314
Jefferson da Cruz defende Memorial Acadêmico e recebe grau de professor titular
Na defesa do memorial ocorreu na última sexta-feira, 12, no auditório Professor Altair Fernandes dos Santos, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Setor Sul do Campus Universitário. A atividade é requisito para obtenção de promoção à última classe da carreira do Magistério Superior, a de professor titular.
A Banca Examinadora estava constituída pela presidente, a professora Maria Silva de Mendonça Queiroz, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e membros, professores Cláudia Petean Bove, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo de Tarso Barbosa Sampaio e Gil Vieira, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa).
Prática de campo
Em sua fala, Cruz deu importância ao papel do professor no contexto amazônico que, segundo ele, tem demandas crescentes ao botânico assim como ao professor de Biologia. O professor declarou que o exercício dessa função não pode se restringir somente no âmbito da docência, mas que o conhecimento adquirido deve ser repassado aos alunos como forma de continuação de um trabalho que constrói novos conhecimentos. “Então, como falar sobre a Amazônia, sem que eles não a conheçam? Nós encontramos nas excursões um meio para levá-los a ambientes diversificados para conhecê-los, senti-los e, por fim, aprender a fazer pesquisa nos diversos ambientes”, explicou o professor.
O não conhecimento sobre a região pelo discente, disse Cruz, faz acreditar sobre a necessidade da prática de campo como instrumento que possa fazê-lo compreender a Amazônia e sua diversidade. Para o docente, a ação pedagógica da prática junto aos professores do Departamento de Biologia permite encontrar na Administração Superior da Universidade, o apoio necessário para a realização. “A experiência repassada por outros docentes é ponto positivo o que fortalece o entendimento de todo o processo que a viabilize”, disse o professor que destaca que a prática de campo é marca do curso de Biologia da Ufam.
“Os alunos oriundos de mobilidade estudantil retornam para suas Universidades de origem encantados com as atividades pedagógicas desenvolvidas na Ufam”, completa Jefferson, que afirmou: “Realidades diversas fazem com que o aluno encontre ambientes diversificados, exemplo disso é o da várzea que durante o período da enchente ou mesmo da vazante, percebe as mudanças sazonais sofridas pelas plantas, assim como o modo de vida das populações ribeirinhas que reagem durante esses ciclos”.
Gestor
Na gestão de 2007/2011, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) Campus Parintins, o docente destacou sua principal característica gerencial, que foi estabelecer a interação entre Universidade e comunidade. Como estratégia, possibilitou a interlocução com os diversos segmentos sociais do município de Parintins, fazendo com que o homem interiorano ‘adentrasse’ à Universidade. Em ação complementar inversa, levar a Universidade aos rincões mais distantes foi outra prática administrativa que se consolidou por meio de projetos de extensão. “Acredito numa Universidade que ultrapasse barreiras que leve sua produção científica a comunidades mais carentes”, ressaltou Jefferson.
"Outra questão que levou para um patamar de excelência administrativa foi envolver os profissionais de distintas áreas de conhecimento, característica do ICSEZ, por conta dos cursos implementados. O diálogo permanente foi ponto estratégico", comentou o professor.
Projetos Etno-conservadorismo
Em outra etapa mais recente de sua vida profissional, o professor disse estar à frente de projetos voltados para questões do Etnoconservadorismo, que reúne profissionais de diversas áreas do conhecimento para atender populações indígenas oriundas do Alto Rio Negro que vivem nas proximidades de Manaus. Por conta da experiência trazida de Parintins, ele acredita na relação dialógica e que não foi difícil envolver todos num objetivo comum.
Por conta das comunidades indígenas estarem no entorno de um centro urbano como Manaus, o professor vivencia determinadas atividades pedagógicas, no sentido de “reestimulá-los a suas próprias práticas culturais”, acrescentou o professor.
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