Titulares do Conselho Diretor da FUA tomam posse para o próximo quadriênio

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Na quarta-feira, 27 de março, na sala de reuniões da Reitoria, tomaram posse os quatro membros titulares do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas (FUA). José Russo, Manoel do Carmo Chaves Neto, Robério Linhares Arruda e Severina de Oliveira dos Reis tiveram seus nomes aprovados por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) e exercerão seus mandatos pelos próximos quatro anos.

Dentre as principais competências do Conselho Diretor estão a de homologar as decisões do Conselho de Administração da Ufam, o Consad, quando estas dizem respeito ao aceite de doações de bens e direitos imobiliários, e a de examinar e julgar, no primeiro semestre de cada ano, o relatório anual de atividades da Fundação e da Universidade, referente ao exercício anterior, prestando contas do movimento financeiro ao órgão de controle externo.

Na solenidade, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, fez questão de mencionar a trajetória dos conselheiros para o Amazonas e para a Universidade, em particular. “Os nomes foram apreciados e aprovados pelo Consuni e todos são pessoas de uma trajetória ilibada e relevantes contribuições em suas áreas de atuação”, destacou o reitor. “Hoje foram empossados e já iniciaram efetivamente seus trabalhos, ao apreciar e aprovar o Relatório de Gestão, por unanimidade e por aclamação”, completou o professor Puga.

Ao receber a incumbência e assinar os termos de posse, os conselheiros teceram discursos de agradecimento ao mesmo tempo em que assumiram o compromisso de exercer mandatos profícuos em suas deliberações em prol da FUA e da Universidade.

“Estou prestes a completar meus 75 anos, mas, para mim, é uma grande honra ter sido escolhido para fazer parte deste órgão colegiado. Muito obrigado por essa referência e contem sempre com o meio apoio e com a minha experiência na área do ensino e da gestão”, agradeceu o conselheiro Manoel do Carmo Chaves Neto. José Russo também já foi docente da Ufam. Ele atuou por cerca de 40 anos na antiga Faculdade de Direito (FD), localizada na Praça dos Remédios – Centro, e carinhosamente chamada de “Jaqueira”. Dentre as funções administrativas, ele exerceu o cargo de diretor daquela unidade acadêmica. Robério Linhares Arruda, por sua vez, reafirmou o compromisso de atuar pela educação no Amazonas: “Estou aqui para somar e para contribuir dentro do que for possível”.

Relatório aprovado

Relatora da pauta única apreciada já na primeira reunião do Conselho Diretor, a professora Severina de Oliveira dos Reis relatou saudosa que esta é sua quarta passagem pela Ufam depois de já ter se aposentado. “É uma grande honra voltar mais uma vez e poder compartilhar a experiência que eu acumulei ao atuar em outras instituições de ensino superior, como a UEA [Universidade do Estado do Amazonas] e a UFSC [Universidade Federal de Santa Catarina]”, afirmou.

Em seu parecer, favorável à aprovação do Relatório de Gestão 2018, a conselheira destacou as práticas cujos resultados forma exitosos, como a boa articulação da Universidade com instituições brasileiras e estrangeiras e o planejamento de uma gestão estratégica com atenção aos princípios da legalidade e da economicidade, além do alinhamento do texto final do Relatório do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Para mim, ficou muito claro onde a Ufam pretende chegar”, ressaltou Severina.

O texto apontou, ainda, dentro de cada vetor esboçado no Relatório em avaliação, quais seriam as condutas necessárias para que a Universidade alcance o escopo de excelência no ensino de graduação. “A intervenção efetiva trará uma alteração positiva”, disse ela, ao elogiar iniciativas como o programa “Taxa de Sucesso na Graduação”. A relatora destacou também o esforço da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Pró-Reitoria de Administração (Proadm) e da Auditoria Interna no sentido de realizar ações de planejamento e controle dos recursos administrados pela Instituição.

“Essa aprovação é o reconhecimento do esforço que toda a comunidade tem feito – os professores, técnicos e alunos – no sentido da melhoria dos nossos resultados institucionais, como o Enade, que é uma avaliação do desempenho dos cursos da graduação, o nosso conceito de cursos de pós-graduação pela avaliação da Capes, enfim, um esforço coletivo que teve reflexo no relatório, cuja aprovação foi unânime pelo Conselho Diretor da FUA, o órgão colegiado máximo da Instituição”, ponderou o professor Sylvio Puga.