• Reitor é recebido por ministro da Educação (MEC)

• Ufam é destaque entre as universidades com menor índice de evasão discente

• Corpos de Dança do Caua apresentam espetáculos em julho

• Resultado final do processo seletivo PIBIC 2019/2020 disponibiliza mais de 1.200 bolsas

• Inscrições abertas até 30 de agosto

• Centro de Estudos de Línguas da Ufam abre inscrições para cursos de idiomas

• Estudante de pós-graduação da Ufam publica artigo em revista internacional de alto impacto

• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7

UFAM e Canal Futura assinam acordo de cooperação para o intercâmbio de conteúdos e metodologias

Parceria visa dar suporte às atividades da TV UFAM

Produções em conjunto estão entre os objetivos do acordoProduções em conjunto estão entre os objetivos do acordo“Estabelecer uma metodologia de trabalho que vise a estudar oportunidades de desenvolver projetos educacionais presenciais e através da TV; intercâmbio, coprodução e difusão de conteúdos audiovisuais no Canal Futura; compartilhamento de conhecimentos sobre tecnologias e metodologias no âmbito da comunicação e da mídia e seus processos”.

Esses são alguns dos objetivos expostos no acordo de cooperação firmado entre a UFAM e o Canal Futura. A reunião para a assinatura do documento ocorreu na manhã desta terça-feira, 16, no gabinete da reitoria.

A reitora Márcia Perales e o vice-reitor Hedinaldo Lima receberam o diretor de Parcerias do Canal Futura, Acácio Jacinto, para realizar a assinatura simbólica do acordo entre a Universidade e o canal educativo que conta com 62 universidades parceiras, entre elas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), a Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

De acordo com a reitora da UFAM, a iniciativa é mais uma das ações que compõem o plano de revitalização da TV institucional, que contará em com programas do Canal Futura e de produção própria. “Essa parceria já foi firmada oficialmente há algum tempo. E ela é importantíssima porque o Canal Futura é uma referência na área educativa, com produções de excelente qualidade. E é isso que nós queremos para a TV UFAM, que deverá retornar a transmitir agora em outubro”, adiantou a reitora.

Ainda segundo a gestora, o Canal Futura apoiará a TV UFAM na capacitação de seus profissionais, no envolvimento dos estudantes e em produções conjuntas. “Tanto eles quanto a Universidade tem uma preocupação muito grande com a qualidade daquilo que é veiculado. Eu acho que nós temos um caminho bem interessante pela frente”, ponderou a professora Márcia Perales.

TV é referência na áreaTV é referência na áreaPara o diretor de Parcerias do Canal Futura, Acácio Jacinto, a parceria entre as duas instituições é bastante positiva, pois, permitirá que a emissora transmita informações sobre o Amazonas produzidas diretamente por pessoas do Estado. “Para a TV Futura é com muito orgulho que estamos fechando este projeto tão importante com a Universidade Federal do Amazonas”, afirmou. “Esperamos que, sobretudo, esta parceria nos ajude a contar histórias desta região tão rica, da Floresta Amazônica, de Manaus; que só vocês que estão inseridos neste contexto podem nos ajudar”, expôs. “Entendemos e reconhecemos toda a excelência da Universidade na área de pesquisa, na de extensão e temos profundos desejos de produzir em conjunto conteúdos de maneira que o Brasil inteiro conheça ainda mais a potência de trabalho de vocês”, disse.

O pró-reitor de Extensão, Frederico Arruda, destacou que a UFAM tem muito a ganhar com a parceria estabelecida hoje. Segundo ele, a participação do Futura nesse momento de reestruturação da TV universitária da UFAM trará mais do que uma grade de programação rica, mas também a possibilidade de compartilhamento com outras universidades. “Elas produzem materiais muito bons e têm também algumas experiências em termos de capacitação de pessoal técnico e de possibilidade de participação bem mais ampla da própria comunidade na construção da grade, e essa é uma das nossas preocupações; que, de fato, a Universidade como um todo tenha a oportunidade de compartilhar sonhos, mas também decisões, de maneira cuidada, moderna, e o Canal Futura tem muito a nos ensinar nisso também”, considerou.

Reitora, vice-reitor e Direitor de Parcerias do Futura ao centro. Nas laterais, equipe Proext e TV UFAMReitora, vice-reitor e Direitor de Parcerias do Futura ao centro. Nas laterais, equipe Proext e TV UFAMResponsável pelo plano de revitalização da TV UFAM, a diretora do Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Proext, professora Ítala Clay de Oliveira Freitas, ressalta que o Canal Futura tem muito a oferecer à UFAM em relação à metodologia e conteúdo. “Poderemos partilhar de um rol de conhecimentos que a TV Futura tem em mídias sociais, programação, recepção do público, por exemplo. Tudo isto está em um plano de trabalho para que possamos entrar em contato constante com as equipes dos núcleos que formam o Canal Futura”, revelou.

Em relação ao conteúdo, a diretora informa que será possível compartilhar programas e, futuramente, atuar em coproduções. “Vamos trabalhar em conjunto na concepção dessas ideias e, tendo bom proveito, faremos parte da grade nacional do Futura”, informou.

De acordo com a professora, a nova linguagem, mais dinâmica e participativa, será o principal diferencial da nova TV UFAM. “Levaremos ao ar uma programação não full-time, mas uma programação de qualidade e que leve as pessoas a querer realmente participar da TV UFAM”, anunciou.

ACESSO RÁPIDO