Reitor é recebido por ministro da Educação, em Brasília
Por André Aureliano (Da representação da Ufam, em BSB)
Com edição de Carla Santos (Ascom Ufam)
O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, reuniu-se, na última sexta-feira, 28, em Brasília, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Ao titular do MEC, ele explanou sobre ações desenvolvidas pela Universidade a partir de cinco eixos. Também discorreu acerca da importância da Instituição para a manutenção da sustentabilidade do Estado, como forma de diminuir as disparidades sociais, gerar emprego e renda e preservar o meio ambiente.
À audiência, o reitor foi acompanhado pelos pró-reitores de Planejamento (Proplan), professora Kleomara Cerquinho e de Administração (Proadm), professor Raimundo Pinheiro. Além deles, estavam também, o assessor especial da Reitoria, professor Edmilson Bruno da Silveira e a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest/Progesp), pedagoga Mônica Cristina. O deputado federal pelo Amazonas, Átila Lins (PP), também se fez presente.
Para o reitor, o encontro foi produtivo e culminou na garantia de que as atividades programadas para o segundo semestre, pactuadas nas Câmaras e Colegiados superiores, serão mantidas. "O ministro teve a oportunidade de se apropriar das ações de Ensino, Pesquisa, Extensão, Internacionalização, Empreendedorismo e Inovação da Universidade. Tivemos tempo suficiente para falar sobre o que a principal universidade do Estado tem construído ao longo de sua criação", ratificou.
Além da audiência com o ministro Abraham Weintraub, o reitor da Ufam participou, na manhã da última na quarta-feira, 28, de encontro com diversos reitores na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes). Na tarde da mesma data, esteve no Congresso Nacional onde falou com o deputado Marcelo Ramos (PL).
Na quinta-feira, 29, iniciou com reunião entre o Secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), Arnaldo Barbosa, e a equipe da Ufam. No encontro, que serviu para alinhar uma série de ações institucionais, o reitor destacou o espírito de cooperação entre os órgãos. "A Sesu é uma parceira de primeira hora. Estamos trabalhando muito pelo crescimento da nossa Universidade Federal", destacou. Ainda na quinta-feira, o reitor cumpriu agenda na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS).