• Reitor é recebido por ministro da Educação (MEC)

• Ufam é destaque entre as universidades com menor índice de evasão discente

• Corpos de Dança do Caua apresentam espetáculos em julho

• Resultado final do processo seletivo PIBIC 2019/2020 disponibiliza mais de 1.200 bolsas

• Inscrições abertas até 30 de agosto

• Centro de Estudos de Línguas da Ufam abre inscrições para cursos de idiomas

• Estudante de pós-graduação da Ufam publica artigo em revista internacional de alto impacto

Festival folclórico celebra diversidade cultural na Ufam

Realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) e da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer, o evento promoveu a integração entre a comunidade acadêmica.

Cageo foi o grande vencedor da noiteCageo foi o grande vencedor da noiteA XIII edição do Festival Folclórico da Ufam reuniu alunos, técnicos-administrativos e professores na última sexta-feira (12), no Centro de Convivência, Setor Norte do Campus. Com o tema “Cultura dos países: vivendo a diversidade”, o festival deste ano trouxe as culturas estrangeiras para o foco das atenções. Cada Centro Acadêmico (CA) representou um país diferente, desde a Índia, Jamaica, passando pelo Egito e o México.

A chefe da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer, Klélia Santos,  explicou que a escolha do tema reflete o desejo dos alunos de explorar a diversidade no mundo. “Mantemos a tradição de deixar que os estudantes decidam o tema da festa, o que torna o evento sempre novo, nunca repetitivo. Este ano, com as mudanças sociais que vêm acontecendo, é impossível não falar de diversidade. Esse é o contexto que os alunos quiseram trabalhar”, declarou.

Estudantes de Geologia são Rei e Rainha do FestivalEstudantes de Geologia são Rei e Rainha do Festival

O evento contou com as tradicionais barracas e atrações culturais, organizadas pelos próprios alunos, além dos desfiles de Rei e Rainha de cada CA. As apresentações foram julgadas pelos professores do Departamento de Artes, Daniel Castro, Denize Piccolotto, Lilia Valessa e Núbia Najar, que avaliaram quesitos como criatividade, originalidade, trajes típicos, desenvoltura e simpatia.

A quadrilha Cabacinhos na Roça agitou o festival enquanto os jurados decidiam os CA’s vencedores da edição.

No fim, o primeiro lugar foi para o Centro Acadêmico de Geologia (CAGEO), com a temática “Geologia no Caminho das Índias”. Os estudantes Iohanan Alves Monteiro da Silva e Fernanda Dácio da Costa, do 5° período do curso, foram coroados Rei e Rainha do Festival. O Centro Acadêmico de Biologia (CABio), com o tema “Bioegito: fazendo a egípcia”, e Centro Acadêmico de Física (CAFIS), apresentando “Os submundos da Grécia”, ficaram com os segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A Rainha do Festival, Fernanda Dácio, contou que os estudantes de Geologia ficaram encantados com a oportunidade de descobrir a cultura indiana. “A Índia tem uma cultura tão rica, com tanto a ser explorado, que realmente nos divertimos durante toda a preparação para o festival”, disse. Sobre o impacto do evento na comunidade acadêmica, Fernanda declarou ainda: “O festival é importante porque une os alunos e é uma chance de todos participarem da vida na Universidade, através de uma celebração em que nós brincamos e nos divertimos juntos”.

ACESSO RÁPIDO