• Reitor é recebido por ministro da Educação (MEC)

  • Ufam é destaque entre as universidades com menor índice de evasão discente

  • Corpos de Dança do Caua apresentam espetáculos em julho

  • Resultado final do processo seletivo PIBIC 2019/2020 disponibiliza mais de 1.200 bolsas

  • Inscrições abertas até 30 de agosto

  • Centro de Estudos de Línguas da Ufam abre inscrições para cursos de idiomas

  • Estudante de pós-graduação da Ufam publica artigo em revista internacional de alto impacto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7

Abertura da III Jornada do PIBID

 

A III Jornada do PIBID, que tem como objetivo divulgar e avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas do programa no ano de 2011/2012, iniciou no dia 12 de dezembro, com solenidade de abertura no auditório da Matemática Professor Henrique Mesquita.

 
Compondo a mesa de abertura estavam a reitora, professora Márcia Perales, a coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), professora Ana Lúcia Galotta e o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, professor Francisco Hara. Além disso, estavam presentes alunos e professores do PIBID no evento.
 
 

Dando inicio à III Jornada, a professora Ana Galotta deu as boas-vindas aos convidados e também discorreu sobre a história do PIBID da UFAM. “O primeiro edital do PIBID foi lançado em 2007 e o programa teve início em 2009. No começo, tínhamos cinco subprojetos nas áreas da Educação onde há mais carência – Física, Química, Biologia, Matemática e Ciências Naturais. Começamos a atuar em seis escolas da capital, com uma equipe de 60 bolsistas, dez professores e cinco coordenadores de área, e no mesmo ano, também foi implantado o PIBID no pólo de Benjamin Constant”, afirmou a professora.

“Hoje o Programa está presente em todos os cursos de Licenciatura, inclusive nas Unidades do Interior”, acrescenta. Ela também destaca que o PIBID é uma forma de reapresentar a universidade às escolas e, que graças a ele, muitos alunos do Ensino Médio estão interessados em fazer um curso de Licenciatura.

Em seguida, a professora Cristiane Pereira do Santos, supervisora da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti das áreas de Ciências da Natureza e Biologia, apresentou as atividades desenvolvidas nas escolas emocionando os convidados com o seu relato de experiência no PIBID (leia o discurso na íntegra, em anexo, ao final da matéria). Após a professora Cristiane, a aluna Priscylla Fonseca da Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, também falou das suas experiências dentro do Programa.

A reitora, professora Márcia Perales, parabenizou os professores e estudantes do PIBID e ressaltou que o Programa tem uma afinidade impressionante com a UFAM, já que cultua a missão da Universidade.

Ela também aproveitou a oportunidade para agradecer à professora Ana Galotta e a equipe de mais de oito mil servidores da UFAM, pelo esforço na realização do último Processo Seletivo Contínuo (PSC).

“Os relatos do PIBID são válidos para aprendermos algumas lições e amadurecermos. Na UFAM enfrentamos vários desafios, e o maior deles é a democratização do acesso à Instituição, por isso, neste ano, foi promovida a gratuidade do PSC, e as provas foram aplicadas nos 62 munícipios do Amazonas, aumentando o número de inscritos em relação ao ano passado, de 9 mil para 22 mil no interior, totalizando 60 mil inscritos (capital e interior)”, enfatiza a professora.

O professor Francisco Hara destacou a participação dos alunos do PIBID na Feira Norte do Estudante 2012. “Participantes do PIBID apresentaram seus projetos e experimentos no estande da UFAM durante todos os dias da Feira, e sem eles, não teríamos conseguido o prêmio de melhor estande do evento. O PIBID é um parceiro da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), e vem amadurecendo cada vez mais, e isso só foi possível graças ao trabalho de equipe”, salienta o professor.

O encerramento do evento acontece no dia 14 de dezembro com uma mostra de experimentos realizados pelos bolsistas durante o período da manhã, no Instituto de Ciências Exatas, e com uma mesa redonda cujo tema será “Controvérsias e Perspectivas na formação do bolsista PIBID para o Ensino das Ciências”, no auditório da Matemática Prof. Henrique Mesquita, às 14h.

O que é o PIBID

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visa ao aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Principais objetivos do PIBID:

·         Incentivar a formação de professores para a educação básica;

·         Diminuir a evasão dos alunos nos cursos de Licenciatura;

·         Proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola;

 

Números do PIBID da UFAM

2009

2012

Presente em 5 licenciaturas

Presente em 22 cursos

5 subprojetos

33 projetos

72 bolsistas

570 bolsistas

Presente em 6 escolas

Presente em  56 escolas

 

Mais informações pelo site: http://pibid.ufam.edu.br/.

 

 

ACESSO RÁPIDO

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable