• Reitor é recebido por ministro da Educação (MEC)

• Ufam é destaque entre as universidades com menor índice de evasão discente

• Corpos de Dança do Caua apresentam espetáculos em julho

• Resultado final do processo seletivo PIBIC 2019/2020 disponibiliza mais de 1.200 bolsas

• Inscrições abertas até 30 de agosto

• Centro de Estudos de Línguas da Ufam abre inscrições para cursos de idiomas

• Estudante de pós-graduação da Ufam publica artigo em revista internacional de alto impacto

Museu Amazônico da UFAM participa da 10ª Edição da Primavera dos Museus

Entre os dias 19 e 25 de setembro o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 10ª Edição Nacional da Primavera dos Museus, com o tema: Museus, Memórias e Economia da Cultura. Esse tema destaca o importante papel social desempenhado pelos museus do Brasil, na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável. (Clique aqui e saiba mais)

O Museu Amazônico da UFAM, a exemplo das edições anteriores, participa com uma agenda de programação que oferece apresentações de teatro, música, palestras e oficinas, junto com o Centro de Artes da UFAM (CAUA).

A programação é extensiva tanto à comunidade universitária, que envolve professores, alunos e servidores, quanto à sociedade. Confira os eventos gratuitos:

19.09.2016 / 09h às 11h30

Oficina: Fazendo Arte Com Papel

Busca instrumentalizar os participantes com informações e técnicas para aproveitamento de papéis reciclados para construção de objetos artísticos.

19.09.2016 / 14h30 às 15h30

Show Musical: Banda do Caua

Apresenta repertório de músicas de compositores amazônicos e nacionais.

19.09.2016 / 15h30 às 16h30

Visita Monitorada: Galeria do Caua

Os participantes farão uma visita monitorada na Galeria do Centro de Artes da Ufam (CAUA) para conhecer os trabalhos do artista plástico Jair Jacmont.

20.09.2016 / 08h30 às 09h20

Visita Monitorada: Museu Amazônico

Os participantes farão uma visita monitorada nos espaços do Museu Amazônico da Ufam para conhecer o acervo, a biblioteca, a divisão de pesquisa e documentação e trabalhos de artistas expostos.

20.09.2016 / 09h30 às 11h

Ação Educativa: Museu Memória e Divulgação Científica para a Sustentabilidade

Divulgação científica para uma cultura sustentável.

Responsável: Alexandra Nascimento de Andrade e Carolina Gonçalves Brandão.

21.09.2016 / 08h30 às 09h20

21.09.2016 / 09h30 às 11h

Ação Educativa: Museu Cultura da Economia da Energia

Atividades de divulgação científica sobre economia da luz.

Responsável: Elder Tânio e Carolina Gonçalves Brandão.

Público Alvo: Ensino Fundamental e Médio.

21.09.2016 / 15h às 17h

Teatro: Peça Óbvio Voraz

Peça teatral que tem como foco a preservação do meio ambiente e a importância da consciência dos fazeres de sustentabilidade.

Responsável: James Araújo e Verônica Gomes.

Público Alvo: Livre.

22.09.2016 / 08h30 às 09h20

Responsável: Carolina Brandão, Rosângela Martins e Kátia Couto.

Local: Museu Amazônico (Rua Ramos Ferreira, 1036 – Centro)

22.09.2016 / 09h30 às 11h

Ação Educativa: Museu Memória para a Cultura Científica

Atividade de divulgação científica sobre a importância dos museus para a ciência.

Responsável: Regina Vasconcelos e Carolina Gonçalves Brandão.

Público Alvo: Ensino Superior.

23.09.2016 / 09h às 11h30

Oficina: Mosaico com Papel

Constitui-se no conjunto de informações e técnicas para o aproveitamento de papel reciclado para construção de mosaico.

23.09.2016 / 14h30 às 15h30

Show Musical: Banda Puxirum

Show musical que tem como repertório as músicas da cultura indígena de compositores amazônicos.

23.09.2016 / 15h30 às 16h30

Visita Monitorada: Galeria do Caua

Local: Centro de Artes da Ufam – CAUA (Rua Monsenhor Coutinho, 724 – Centro).

Para o diretor do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcos José Mantoan, os espaços museológicos “desempenham um importante papel social. O foco tradicional na coleta, preservação e educação tem-se alargado o que possibilita ressaltar suas potencialidades de interação com a comunidade. Sob essa perspectiva, os museus se tornam espaços de trocas e construções socioculturais, tanto com seus públicos quanto com seu entorno”.

A diretora do Museu Amazônico da UFAM, professora Maria Helena Ortolan, diz que essa permanente troca de saberes e experiências entre as instituições envolvidas e o público, por meio de eventos da envergadura da primavera dos museus, é que fortalece a interação entre ambos. "Nesse processo de troca de saberes e experiências, assim como do fortalecimento e afirmação da interação, temos a satisfação de afirmar que o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas tem colaborado com a 10ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus desde as edições anteriores".

ACESSO RÁPIDO