• Reitor é recebido por ministro da Educação (MEC)

• Ufam é destaque entre as universidades com menor índice de evasão discente

• Corpos de Dança do Caua apresentam espetáculos em julho

• Resultado final do processo seletivo PIBIC 2019/2020 disponibiliza mais de 1.200 bolsas

• Inscrições abertas até 30 de agosto

• Centro de Estudos de Línguas da Ufam abre inscrições para cursos de idiomas

• Estudante de pós-graduação da Ufam publica artigo em revista internacional de alto impacto

Mestrado em Ciências e Humanidades é aprovado em Humaitá

Com a primeira seleção prevista para ocorrer ainda em 2016, PPG já é o segundo do Instituto. O primeiro aprovado foi em Ciências Ambientais

A interiorização da pós-graduação no âmbito da Universidade Federal do Amazonas avança ainda mais depois da aprovação do Mestrado em Ciências e Humanidades. O Programa terá oferta de dez vagas para início das aulas em 2017 e o objetivo é atender à demanda da região Sul do Amazonas, além dos candidatos oriundos de Rondônia e do Acre.Equipe do IEAA e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação receberam avalidores da Capes em julho de 2015Equipe do IEAA e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação receberam avalidores da Capes em julho de 2015

“Esse é resultado de um trabalho conjunto entre os professores que conduziram as reformulações do projeto inicial e persistiram na proposta até a aprovação pela equipe de avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Gilson Monteiro. A decisão final foi publicada no último dia 29 de julho. Confira.

O gestor lembra que também participou das reuniões que resultaram na aprovação do Programa pela Capes, na área de Ensino. Com esse resultado, os próximos passos serão a instalação do PPG pela Unidade Acadêmica, o envio da Ata do Comitê Diretor do IEAA ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Consepe), apenas para que a criação do Programa seja homologada. “O mais importante é que o Mestrado já existe desde que foi aprovado pela Capes. Agora, vamos seguir as etapas para iniciar as atividades em breve”, informou o pró-reitor.

Vocação –Na unidade acadêmica de Humaitá, inaugurada em 2006, são ofertados quatro cursos de Licenciatura: Pedagogia; Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa; Ciências – Biologia e Química; e Ciências – Física e Matemática. A diretora do Instituto, professora Elizabeth Pimentel, esclarece que o Mestrado foi reformulado para a área de avaliação Ensino, mudança que significa, para os egressos da graduação no próprio IEAA, mais oportunidades de elevar a qualificação profissional.Diretora do IEAA participou das atividades que levaram à aprovação do MestradoDiretora do IEAA participou das atividades que levaram à aprovação do Mestrado

No entanto, a expectativa da gestora vai além, tendo em vista que a oferta é direcionada a pessoas com formação superior em áreas afins, especialmente daquela região. “Em nosso primeiro Programa de Pós-Graduação, em Ciências Ambientais, foram ofertadas dez vagas na primeira turma e outras 13 vagas na segunda. Hoje, temos mestrandos de Porto Velho (RO), do Acre e de municípios do interior do Amazonas próximos daqui, como Manicoré, Lábrea, Apuí e Canutama”, assinala a diretora do IEAA, que também assumiu a função de vice-coordenadora do PPG.

A professora explicou ainda que, no último relatório analisado pela equipe de avaliadores da Capes, todos os pontos positivos da proposta foram apresentados, dentre os quais a infraestrutura adequada, com salas e laboratórios para a realização das aulas do curso, e o quadro de professores necessário para o funcionamento do Programa.

Qualificação– “O número de professores que fazem parte do Programa chega a 20. Desse total, sete trabalharam de forma incessante para que o Mestrado obtivesse essa conquista tão esperada pelo Instituto, pela Ufam e pelos candidatos que terão mais essa oportunidade de qualificação”, apontou o coordenador do Programa, professor Valmir Flores. Ele leciona no IEAA há dez anos e participou de todo o processo que tornou possível a implantação deste segundo PPG naquela unidade.

Docente Valmir Flores, há dez anos no Instituto, coordena o PPGDocente Valmir Flores, há dez anos no Instituto, coordena o PPGO Mestrado Acadêmico possui duas áreas de concentração. A primeira é Ciências Humanas e a segunda é Ciências Naturais e Matemática. Cada uma possui uma linha de pesquisa, que são respectivamente: a) Perspectivas Teórico-Metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas; e b) Fundamentos e Metodologias para o Ensino das Ciências Naturais e Matemática. Em cada área de concentração, serão ofertadas cinco vagas no primeiro processo seletivo, previsto para ocorrer ainda este ano.

São quatro disciplinas obrigatórias ofertadas aos alunos vinculados às duas áreas de concentração. Além disso, há uma disciplina obrigatória por área e outras 16 eletivas, das quais cada aluno poderá escolher uma durante o mestrado. O Programa já inicia com 13 doutores vinculados e seis projetos de pesquisa institucionalizados na Propesp/Ufam.

O coordenador acredita que o objetivo de formar mestres que atuem na educação básica e na educação superior será contemplado pela proposta. “Serão pessoas capacitadas para atuar em todos os níveis de ensino e coordenando pesquisas numa área que precisa ser desenvolvida”, afirma o coordenador do PPG. “Trata-se de uma mudança significativa, pois os professores daqui têm basicamente a graduação. Vamos fazer muita diferença e esperamos uma demanda alta”, acrescenta o professor Valmir Flores.

ACESSO RÁPIDO