• Reitor é recebido por ministro da Educação (MEC)

• Ufam é destaque entre as universidades com menor índice de evasão discente

• Corpos de Dança do Caua apresentam espetáculos em julho

• Resultado final do processo seletivo PIBIC 2019/2020 disponibiliza mais de 1.200 bolsas

• Inscrições abertas até 30 de agosto

• Centro de Estudos de Línguas da Ufam abre inscrições para cursos de idiomas

• Estudante de pós-graduação da Ufam publica artigo em revista internacional de alto impacto

2ª Feira de Ciências Gerontológicas promove educação para o envelhecimento

Feira aborda importância da atividade física Feira aborda importância da atividade física Nesta quinta-feira (28) ocorreu a 2ª Feira de Ciências Gerontológicas, a atividade é parte do Programa Idoso Feliz Participa Sempre – Universidade na 3ª Idade Adulta (Pifps) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Reitora Márcia Perales em visita a estandes da FeiraReitora Márcia Perales em visita a estandes da FeiraDurante a manhã, a reitora da Universidade, professora Márcia Perales, realizou a abertura oficial do evento e visitou os estandes da Feira. A gestora destacou o importante trabalho desenvolvido pelo programa, o qual é um excelente exemplo das ações de extensão da Ufam. Em mais de 20 anos de atividade, o programa tem atuado na melhoria da qualidade de vida de idosos de Manaus. “Ter vida com qualidade tem que ser uma busca permanente de todos nós e creio que esse programa reflete exatamente a importância dessa busca permanente”, declarou.

Na Feira, os idosos participantes do programa falaram sobre temas referentes às disciplinas ministradas no curso, como importância da dança na vida do idoso, sistema locomotor, sistema respiratório e sistema articular.

Professora Rita Puga, coordenadora do PIFPSProfessora Rita Puga, coordenadora do PIFPSAlém disso, o evento apresentou a história e regras das diversas modalidades esportivas gerontológicas como o Gerontovoleibol, que é similar ao vôleibol, com adequações que visam o melhor aproveitamento por parte dos idosos. Como explica a professora Rita Puga, coordenadora do evento. “As atividades são divididas em modalidades de salão e esportivas, as de salão são para pessoas com mais dificuldades, as esportivas, com mais facilidade.”

Programa proporciona mais saúde para participantesPrograma proporciona mais saúde para participantesAinda segundo a professora, um dos objetivos da Feira é fixar as informações apresentadas nas disciplinas teóricas do curso como forma de melhorar a qualidade de vida dos idosos. “Algumas causas de morte na terceira idade poderiam ser evitadas com uma educação voltada nesse sentido”.

Para a acadêmica, Vera Palheta, participante do programa há treze anos, “a prática de dança é muito importante na vida do idoso, pois traz muitos benefícios como melhoria da coordenação motora, da autoestima, a qualidade do sono, eleva a capacidade respiratória, favorece a manutenção do peso”.

Já para Maria, integrante do programa há dez anos, o projeto é muito benéfico, pois proporciona excelentes oportunidades de socialização. “Aqui a gente passeia, conversa e ainda se exercita. Faça uma força e venha, saia da inércia”, finalizou, convidando outros idosos a ingressar no programa.

ACESSO RÁPIDO