Icomp não funcionará nos dias 5 e 6 de abril
A Direção do Instituto de Computação da Ufam (Icomp) informa à comunidade universitária que, nos dias 5 e 6 de abril, as atividades administrativas e acadêmicas da Unidade serão suspensas, devido à realização do Seminário de Avaliação e Planejamento - SAP/2018 do Instituto, na Assembleia Legislativa, em período integral.
Aulas serão ministradas conforme definições de cada professor.
Informações: (92) 3305-1181 Ramais 1193 / 2808
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III Simpósio de Arquivologia da Região Norte ocorre até esta sexta, 6, na Ufam
O primeiro minicurso tratou da gestão arquivística de documentos digitais.
'Perspectivas atuais e futuras da Arquivologia'. Esse é o tema do terceiro Simpósio da área realizado no Norte do País, até o dia 6 de abril de 2018. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia as atividades do evento, que incluem minicursos, palestras, comunicações de resumos expandidos e premiação dos melhores trabalhos finais de 2017. A cerimônia de abertura foi realizada na terça-feira, 3, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizada no setor Norte do Campus Universitário.
O encontro tem como objetivo promover a discussão acerca das perspectivas atuais e futuras para os profissionais da área de Arquivologia. Dentre as principais temáticas a serem abordadas pelos participantes estão: Ambiente para preservação de documentos arquivísticos digitais, Produção científica sobre arquivo, Arquivologia no Brasil e Gestão de documentos.
Voltado especialmente a profissionais e estudantes da área, o evento é gratuito e aberto a todos os públicos. Ao final, serão emitidos certificados de 20h complementares referentes às palestras, e de 4h para cada minicurso ou oficina concluída.
Destaques
Arquivologia e diplomática são áreas correlatas.
‘Gestão arquivística de documentos digitais’ foi o minicurso realizado na tarde do primeiro dia do Simpósio, entre 14 e 18h, no auditório Rio Solimões.
A primeira publicação científica na área de Arquivologia foi elaborada em 1898, o ‘Manual dos arquivistas holandeses’. Foi ao final do século XX, porém, que o grande aumento do volume de documentos impressos ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial demandou o desenvolvimento da Arquivologia como área do conhecimento autônoma e a disseminação do conceito de gestão arquivística de documentos, que se trata de um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos arquivísticos em fase corrente e intermediária, para eliminá-los ou guardá-los permanentemente.
De acordo com a palestrante do minicurso, especialista em documentos arquivísticos digitais e membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), Rosely Curi Rondinelli, o avanço de tecnologias informativas e a revolução digital representaram mudanças bruscas nos mecanismos de registro de informações e, inicialmente, os profissionais arquivistas não se reconheceram como parte desse cenário. A não identificação é justificada pela facilidade de alteração dos documentos digitais, o que ameaçava sua confiabilidade, ou seja, a capacidade de sustentação dos fatos supostamente atestados em um documento.
A consciência arquivística sobre os novos documentos só foi consolidada a partir da década de 1990, com a reação do mundo acadêmico. “A resolução desse problema foi encontrada através do uso da Diplomática, a ciência que tem por objetivo verificar a autenticidade de documentos por meio da análise criteriosa dos elementos que os compõem, como autor, destinatário, data, local, selo, carimbo e suporte”, esclareceu Rosely.
Acesse a programação completa aqui e saiba dia, local e horário de todas as atividades.
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Ufam e Seduc capacitam formadores para a Educação Infantil em cursos de pós-graduação
Contrato de parceria foi assinado pelo reitor, professor Sylvio Puga.
Como parte das ações estratégicas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Ufam realizou na tarde desta segunda-feira, 2, a solenidade de abertura da formação para 'Formadores Locais da Educação Infantil', o 'Novo Mais Educação' e lançamento do livro 'PNAIC Amazonas, integração de saberes, conhecimentos e práticas pedagógicas dos anos 2013 a 2015', no Auditório Eulálio Chaves, setor sul do Campus Universitário.
O evento resulta de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) e a Ufam, por meio do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (Cefort).
Estiveram presentes na sessão solene o reitor, professor Sylvio Puga, a diretora do centro de formação Padre José de Anchieta, professora Regina Marieta Chagas; o secretário municipal de Educação de Manacapuru, professor Raimundo Conde; a subsecretária de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professora Euzenir Trajano; O formador estadual da Educação Infantil do PNAIC no Amazonas, professor Luiz Carlos Cerquinho, da Faculdade de Educação (Faced) da Ufam; a diretora da Faced, professora Francisca Cavalcanti; docentes, técnicos, estudantes e demais convidados.
Os cursos de especialização e mestrado são destinados a professores da rede estadual de ensino.De acordo com as colocações da professora Regina Chagas, que esteve representante da Seduc, dentre as ações prioritárias desta Secretaria está a valorização da formação docente, afirmação que pôde ser consolidada através de um protocolo de parceria firmado com a Ufam, destinado à oferta de cursos de especialização e de mestrado em Educação para professores e pedagogos da rede estadual de ensino do Amazonas. A parceria foi legitimada com a assinatura do contrato pelo reitor da Universidade, professor Sylvio Puga, que destacou a relevância social da iniciativa.
“É uma satisfação muito grande contribuir para a formação dos futuros universitários e cidadãos, hoje estudantes do ensino fundamental. Nutrimos grande respeito por todos os educadores que estão engajados neste projeto, para que nossas crianças tenham a educação devida e concluam seus estudos. Hoje estamos reafirmando um compromisso institucional de participação da formação de nossos professores e o retorno à sociedade”, declarou o reitor em seu pronunciamento.
Proposta
Estudantes, docentes e demais membros da comunidade universitária participaram da abertura.Conforme afirma o professor Luiz Carlos Cerquinho, formador estadual da Educação infantil do PNAIC no Amazonas, a inovação da prática pedagógica deve ter como referência a formação do sujeito da Educação e, como etapa crucial deste processo, observa-se a necessidade de considerar especificidades culturais e ambientais vivenciadas por cada criança, para então sistematizar maneiras criativas de educá-las. “É insuficiente suprir apenas os conteúdos programáticos sem que se faça uma reflexão sobre como formar verdadeiros cidadãos, dotados de humanismo e afetividade e, para tanto, a identidade cultural precisa ser priorizada e respeitada”, constatou.
PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de 'alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental'.
A garantia da alfabetização plena de todas as crianças, como redigido na estratégia 5.1, exige uma visão sistêmica da educação e é um dos pilares para o alcance de outras Metas do PNE, em especial a de nº 2, que determina universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que os alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do PNE.
O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.
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