Delc realiza seletiva de Basquete masculino
Com o objetivo de incluir novos atletas nas equipes para os Jogos Universitários do Amazonas (Juas) e, em seguida, do Brasileiro (JUBS), a Divisão de Esporte, Lazer e Cultura (DELC) está convocando estudantes da Ufam que queiram participar da seletiva de Basquete masculino.
A seletiva será coordenada pelo professor Walcymar Aranha e será na sexta-feira, dia 6 de abril, às 11hh30, no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, setor Sul do campus.
HUGV/Ebserh realiza V edição da Semana de Segurança do Paciente
Stands e rodas de conversa visam motivar e envolver servidores nas boas práticas de assistência ao paciente
Com o tema “Segurança do paciente: o avanço depende de você”, o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), promove, de 2 a 6 de abril, a 5º edição da Semana de Segurança do Paciente, evento realizado anualmente nos Hospitais Universitários filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.
Na abertura do evento, o Superintendente em Exercício e Gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, Juscimar Carneiro Nunes, parabenizou a iniciativa do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança e destacou a importância de discutir o tema. “É necessário uma mudança de cultura e a atuação firme do Setor de Vigilância em Saúde, pois os pacientes de um hospital de média e alta complexidade, como nosso HU, envolvem a atuação constante de toda uma equipe multiprofissional”, disse. Junto a ele, participaram da mesa de abertura do evento o Gerente de Atenção à Saúde, Luiz Carlos de Lima, o Gerente Administrativo, Paulo César Negreiro e a Chefe do Setor de Vigilância em Saúde do Paciente do HUGV, Luciana Silveira da Silva.
Neste ano a programação do evento é constituída por um stand, que estará durante toda a semana no saguão de entrada do hospital, e por rodas de conversas em todos os andares onde existem serviços assistenciais. Para garantir a participação de todos, a equipe de Vigilância em Saúde estará presente nas clínicas do hospital para abordar diversos temas.
Luciana Silveira, coordenadora do evento, evidencia a importância dos protocolos seguidos no Hospital, e a reflexão sobre o papel de cada um na segurança do paciente e a necessidade da notificação. “A notificação é um termômetro que a gente utiliza para saber se nós estamos aumentando a cultura da segurança do paciente, quando os funcionários entendem que a notificação vai trazer melhorias, benefícios para o paciente, pois com cada notificação a gente faz uma avaliação e propõe melhorias”.
Também estão sendo realizadas pelos alunos dos programas de residência multiprofissional que atuam no HUGV ações voltadas aos usuários do hospital. Os residentes vão até aos pacientes para ressaltar sobre a importância que têm em seu próprio cuidado e as atitudes que deve tomar, como se informar o máximo possível sobre sua patologia, diagnóstico e tratamento, além de seguir as orientações dadas pela equipe de saúde.
Outra importante ação é junto aos acadêmicos e residentes de Medicina no HU, que já na fase de anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde com o paciente, a fim de ser o ponto inicial no diagnóstico) tem aplicado protocolos de segurança do paciente, como o protocolo de identificação do paciente e protocolo de identificação de lesão de pele. “Durante essa investigação, quando identifica alguma falha no processo, o acadêmico é estimulado a fazer a notificação com o objetivo de inserir o aluno nesse olhar de segurança do paciente, que até então não havia sido o foco deles”, ressaltou Luciana Silveira.
Com informações do HUGV/Ebserh
“Carapanã encheu, estourou”: curta de animação produzido por discentes de Artes da Ufam
O filme é uma releitura de um clássico centenário da animação a partir de elementos regionais. Até o momento, há quase 500 visualizações do curta na fanpage do PIBID Artes Visuais.
Filme está disponível na fanpage do subprojeto PIBID Artes Visuais
Usar a animação como estratégia metodológica para o ensino de Artes. Essa é a proposta do grupo do Programa de Iniciação à Docência do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (PIBID/Ufam), em atividade desde 2014. O curta “Carapanã encheu, estourou”, um dos resultados mais recentes desse trabalho, é uma releitura da obra de Winsor McCay "How a mosquito operates" (Como trabalha um mosquito, em tradução livre), criada em 1912.
A equipe do subprojeto Artes Visuais do PIBID, formada por Lucas Silva, Susã Alves, Sarah Santos, Sidneia Alves, Shayane Chaves, Icla Labareda e Felícia Gomes, realizou as etapas de pré-produção e produção do curta no Laboratório de Artes Visuais da Faculdade de Artes (Faartes). “Utilizamos muitos elementos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, que podem ser usadas pelos professores no ambiente escolar para criar uma empatia natural propícia ao ensino das Artes”, afirma o idealizador do projeto, professor Francisco Filho.
Assista ao curta na fanpage do PIBID Artes Visuais!
Produção
Conforme explica o roteirista e coordenador da equipe, a criação de um curta de animação exige planejamento. A pré-produção ocorreu entre outubro e dezembro de 2017, e ela compreendeu a elaboração do roteiro, o desenho do Storyboard (espécie de história em quadrinhos que traz a sequência prévia do filme) e o Animatic (recurso usado para animar o Storyboard, possibilitando que se verifique, por exemplo, o tempo de cada cena).
Conforme esclarece o professor, o primeiro passo foi o treinamento dos bolsistas, ensinando conceitos históricos e técnicas. “A ideia foi trazer uma das mais antigas histórias de animação, o filme americano de McCay, de 1912, e trabalhar elementos amazônicos. O nome ‘carapanã’, o tipo de habitação, a canoa, a rede, o mosqueteiro, o caboclo... todos esses detalhes regionais conferiram um conceito amazônico ao filme”, elenca o diretor do curta.
A etapa de produção propriamente ocorreu entre janeiro e março de 2018. Essa fase compreendeu a releitura dos desenhos de personagens, a vetorização das imagens a divisão de funções entre os participantes. “O software canadense Toon Boom foi usado na versão harmony essencial. Com ele, finalizamos a edição, a sonoplastia e os outros efeitos”, informa o professor Francisco Filho. “Os alunos tiveram todo o treinamento para isso”, completa.
O filme ficou pronto em março, tendo sido lançado durante a 7ª Jornada do PIBID na Ufam. “A recepção é muito boa mesmo, até acima das nossas expectativas”, revela o professor Francisco, ao mencionar as quase 500 visualizações do curta na fanpage do grupo. Para ele, o aspecto mais importante do trabalho é mostrar as possibilidades de se usar a animação para tornar as aulas de Artes ainda mais atrativas aos adolescentes na prática da docência.
“Existe uma empatia natural para esse tipo de estratégia metodológica audiovisual. Os alunos se identificam com aquela realidade e compreendem a mensagem por trás dos elementos gráficos, sonoros... e isso acaba aproximando o aluno dos temas”, avalia o diretor do curta.