Núcleo do Projeto Rondon na Ufam divulga o resultado da primeira fase de seleção de voluntários

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

O Núcleo do Projeto Rondon na Ufam divulgou a lista dos candidatos aprovados na primeira etapa de seleção de voluntários para a Operação Palmares, que irá ocorrer em Alagoas, no mês de julho. A primeira fase consistiu de uma prova escrita, com questões de múltipla escolha e dissertativas, de caráter eliminatório (Acesse a lista e o gabarito).

Os candidatos aprovados devem ficar atentos ao email do núcleo com o horário e local da segunda etapa, também de caráter eliminatório, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de abril. A última fase será a entrevista, de teor classificatório. Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sobre o Projeto Rondon

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon realizou sua a primeira operação em 1967, no Rio de Janeiro. Desde o início o projeto teve a participação de professores e alunos de universidades públicas e privadas como agentes de suas ações.

Em 1989 o projeto foi paralisado, sendo retomado em 2005, com o mesmo perfil de início. Anualmente, o Ministério da Defesa realiza duas operações nos períodos de férias. Em 2018, ocorrem as Operações Palmares (Alagoas) e Pantanal (Mato Grosso).

A Ufam participará da ação promovida no estado litorâneo. Serão atendidos 15 municípios em Alagoas. Todos eles receberão duas universidades, uma representa o conjunto A e outra, o B. O conjunto A trabalha com Educação, Direitos Humanos & Justiça, Saúde, e Cultura. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) será a parceira da Ufam compondo o conjunto B que trabalha Produção e Trabalho, Comunicação, Tecnologia e Meio Ambiente. São duas equipes com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos.

De acordo com o Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma poderosa ferramenta de transformação de universitários e das comunidades beneficiadas. Saiba mais: www.projetorondon.defesa.gov.br

Notícia relacionada

Projeto Rondon seleciona estudantes para Operação Palmares 2018. Inscrições de 12 a 29 de março

Ministério da Defesa aprova projeto da Ufam na Operação Palmares 2018 do Projeto Rondon

Diretores do IFCHS tomam posse

Reitor Sylvio Puga deu posse aos novos gestores do IFCHSReitor Sylvio Puga deu posse aos novos gestores do IFCHSO Instituto abriga seis cursos de graduação e seis programas de pós-graduação

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Em solenidade ocorrida na segunda-feira, 2 de abril, os novos gestores do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam) tomaram posse para o quadriênio 2018-2022. O professor Raimundo Nonato Pereira da Silva e a professora Keith Valéria de Oliveira Barbosa assumiram os cargos de diretor e vice-diretora, respectivamente, na cerimônia conduzida pelo reitor, professor Sylvio Puga.

Ao dar posse aos docentes de uma das quatro unidades oriundas do desmembramento do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o professor Sylvio Puga se lembrou da própria trajetória como acadêmico, há três décadas, e como docente, há 20 anos. “Sempre que eu retorno aqui, dois fatos vêm à memória: há exatos 30 anos eu ingressei nesta Universidade como calouro do curso de ciências econômicas e fiz o ciclo básico no antigo ICHL. Dez anos depois, eu iniciava na carreira de professor. Como novato, vim lecionar nos cursos de ciências sociais e serviço social, no meu primeiro semestre como docente”, recordou.

Já mencionando os desafios de assumir a posição de gestor, o professor foi enfático: “Colocar-se na condição de dirigente é, sobretudo, um ato de coragem”. “Direi a vocês o que sempre digo nas posses que tenho conduzido até hoje: – a Administração superior tem que ser parceira das unidades. A Universidade é uma construção coletiva, cada diretor de unidade, cada reitor, cada um de nós tem a oportunidade de fazer seu trabalho e o fará pelo compromisso assumido com esta instituição. Temos um compromisso social e científico; e juntos construímos a Universidade, cada um cumprindo o seu papel”, completou ele.

Diretores de unidades, docentes, TAEs e discentes do Instituto prestigiaram a solenidade de posseDiretores de unidades, docentes, TAEs e discentes do Instituto prestigiaram a solenidade de posse

A respeito dos desafios dos gestores recém-empossados, o professor Puga elencou: “Eles terão de lidar com cursos que possuem uma larga tradição na Universidade, um ensino de qualidade e uma excelente titulação de seu corpo docente. As exigências estão postas”. Como aspecto importante que a Ufam procura fortalecer, em relação a todas as suas unidades, o reitor mencionou a internacionalização. “Estamos trabalhando nessa direção e o IFCHS está contemplado nesse objetivo. Vamos trabalhar junto com os gestores de cada Unidade”, frisou.

Avanços e Perspectivas

O IFCHS é composto por seis cursos de graduação (bacharelado em Ciências Sociais, licenciatura em Filosofia, licenciatura em História, licenciatura e bacharelado em Geografia, bacharelado em Serviço Social e Licenciatura Indígena). Além disso, abriga seis programas de pós-graduação, com os cursos de mestrado e doutorado em Antropologia, mestrado em Geografia, mestrado em História, mestrado em Serviço Social, mestrado e doutorado em Sociedade e Cultura da Amazônia e mestrado em Sociologia.

Conforme o diretor empossado, professor Raimundo Nonato, que já atuou como chefe do departamento de Antropologia no ICHL, o enfoque principal da gestão que se inicia será a busca por uma “Universidade autônoma, crítica e, principalmente, amazônica”. “A nossa missão, como formadores nas áreas de Filosofia e Humanidades, é desenvolver um pensamento crítico e socialmente atuante”, vislumbrou o diretor do Instituto. “Estamos todos subindo o rio Negro, então, é preciso que tenhamos a visão de todos para chegar onde desejamos”, ilustrou ele.

Momento em que o reitor assina os termos de posseMomento em que o reitor assina os termos de posseA vice-diretora, professora Keith Barbosa, endossou um dos pontos que ela disse ter sido o mote da campanha: o fortalecimento do diálogo entre os departamentos da Unidade. “Nosso objetivo é conhecer e melhorar a realidade de todos pelo desenvolvimento do Instituto, fortalecendo os cursos de graduação e a pós-graduação. Pretendemos ouvir as demandas e resolvê-las”, frisou a docente, que se torna gestora pela primeira vez e para quem a chave para uma boa gestão é “pensar e discutir coletivamente”.

A ex-diretora, professora Simone Baçal, também frisou a necessidade de se continuar os avanços já conquistados. “Encerramos esse período com cinco relatórios anuais que contêm todas as informações coletadas junto aos departamentos do tempo em que eu e o professor Nelcioney estivemos à frente dos trabalhos”, disse, ressaltando a importância de entregar esses dados aos sucessores.

“Grandes avanços foram possíveis numa gestão transparente e nós deixamos a diretoria com o sentimento de dever cumprido e com todos os processos encaminhados. Espero que os novos gestores possam dar continuidade ao trabalho. Com seis departamentos, talvez seja mais possível de se concretizar o aspecto pedagógico, quesito com o qual havia dificuldade de se lidar pela complexidade do antigo Instituto”, concluiu ela, ao desejar sucesso aos novatos.

Na mesma linha foi o discurso do ex-vice-diretor da Unidade, professor Nelcioney Araújo. “Atravessamos um período bem interessante, especialmente porque assumimos a diretoria do ICHL e a deixamos depois de já estar consolidado o IFCHS”, destacou, referindo-se ao processo de reestruturação pedagógica e administrativa do antigo ICHL. A alteração de nome não foi a única mudança, pois havia 12 departamentos do Instituto, dos quais 6 foram retirados do ICHL e formaram outras três Unidades Acadêmicas: a Faculdade de Comunicação (FIC), a Faculdade de Letras (Flet) e a Faculdade de Artes (Faartes).

“Eu gostaria de agradecer aos que colaboraram para alcançarmos o fim de uma gestão com toda a tranquilidade de um trabalho realizado sem qualquer pendência, inclusive do ponto de vista jurídico. Além disso, reitero que estamos à disposição para colaborar com os professores no que for necessário”, afirmou o docente.

 

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas para o nível universitário

Já estão abertas as inscrições para participar do nível universitário da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2018). Os estudantes universitários interessados em participar poderão realizar a inscrição gratuita até 24 de abril no site da competição (www.obm.org.br).

Nesta edição o nível universitário continuará com duas fases, com a inscrição individual por parte do estudante de graduação. A prova da primeira fase desse nível será realizada no dia 4 de maio e também é válida como primeira fase do 8º Concurso Universitário de Matemática Galois Noether 2018. A segunda fase será nos dias 13 e 14 de novembro, e coincide com a prova dos níveis 1, 2 e 3. A divulgação do resultado final está prevista para dezembro.

A OBM é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e é uma competição que envolve os estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Com informações do site da OBM

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable