Cefort lança formação para Educação Infantil, 'Novo Mais Educação' e livro sobre experiências exitosas

A abertura da formação para 'Formadores Locais da Educação Infantil', o 'Novo Mais Educação' e lançamento do livro 'PNAIC Amazonas, integração de saberes, conhecimentos e práticas pedagógicas dos anos 2013 a 2015', no âmbito do PNAIC, acontecem no próximo dia 2 de abril, segunda-feira, no Auditório Eulálio Chaves, setor sul do campus, a partir das 17h.

Essas ações integram o Pacto Nacional para a Idade Certa (PNAIC), sob a coordenação da Ufam, por meio do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (Cefort).

Iniciada no dia 31 de novembro de 2017, a formação de formadores locais para professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental deu-se com o módulo 'Introdução ao Curso e ao Moodle'. Nos dias 19 a 22 de março houve a formação 'Módulo I', no polo Manaus, para 110 formadores locais da rede estadual e municipal da capital, bem como nos polos de  Eirunepé, Humaitá e Manacapuru com aproximadamente 84 professores. No período de 26 a 29 de março acontece a formação para 72 formadores locais do polo Manaus com professores dos municípios.

De 2 a 6 de abril, a formação para 1º ao 3º ano terá continuidade nos polos de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Coari e Itacoatiara, atendendo nesses 5 polos. Um total de 193 professores de 30 municípios adjacentes vão participar.

Nos dias 3, 4 e 5 de abril inicia-se a fase presencial do módulo 'Introdução ao Curso e ao Moodle' de Educação Infantil, no polo Manaus, com duas turmas de 47 participantes e nos polos de Coari, Itacoatiara e Parintins, com aproximadamente 42 formadores. Nesse mesmo período, um total de 60 formadores locais do programa Novo Mais Educação de 39 municípios estarão também participando da formação em Manaus.

Outro evento de formação acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de abril, no polo Manaus, com três turmas de Educação Infantil, de aproximadamente 74 formadores locais de 17 municípios que atuam no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

A função do Cefort é capacitar professores formadores para atuar com aproximadamente 3.200 professores da educação infantil nos 62 municípios.

NOVIDADES

O formador estadual da Educação Infantil do PNAIC no Amazonas, professor Luiz Carlos Cerquinho, da Faculdade de Educação (Faced) da Ufam, destaca como novidade dessa edição do programa o fortalecimento da formação dos professores, voltando-se para a qualidade do processo de educação de crianças na faixa etária de 3 a 5 anos e uma nova abordagem para formação dos professores que atuam do 5º ao 9º ano ao contemplar o programa Novo Mais Educação, abrangendo com isso a formação de todos os professores que atuam com o Ensino Fundamental: “A expectativa do Cefort é que se consiga realmente fortalecer a formação dos professores voltando-se para a qualidade dos processos de formação das crianças na faixa etária da educação infantil”, disse o professor.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de 'alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental'.

A garantia da alfabetização plena de todas as crianças, como redigido na estratégia 5.1, exige uma visão sistêmica da educação e é um dos pilares para o alcance de outras Metas do PNE, em especial a de nº 2, que determina universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que os alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do PNE.

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.