HUGV/Ebserh realiza V edição da Semana de Segurança do Paciente
Stands e rodas de conversa visam motivar e envolver servidores nas boas práticas de assistência ao paciente
Com o tema “Segurança do paciente: o avanço depende de você”, o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), promove, de 2 a 6 de abril, a 5º edição da Semana de Segurança do Paciente, evento realizado anualmente nos Hospitais Universitários filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.
Na abertura do evento, o Superintendente em Exercício e Gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, Juscimar Carneiro Nunes, parabenizou a iniciativa do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança e destacou a importância de discutir o tema. “É necessário uma mudança de cultura e a atuação firme do Setor de Vigilância em Saúde, pois os pacientes de um hospital de média e alta complexidade, como nosso HU, envolvem a atuação constante de toda uma equipe multiprofissional”, disse. Junto a ele, participaram da mesa de abertura do evento o Gerente de Atenção à Saúde, Luiz Carlos de Lima, o Gerente Administrativo, Paulo César Negreiro e a Chefe do Setor de Vigilância em Saúde do Paciente do HUGV, Luciana Silveira da Silva.
Neste ano a programação do evento é constituída por um stand, que estará durante toda a semana no saguão de entrada do hospital, e por rodas de conversas em todos os andares onde existem serviços assistenciais. Para garantir a participação de todos, a equipe de Vigilância em Saúde estará presente nas clínicas do hospital para abordar diversos temas.
Luciana Silveira, coordenadora do evento, evidencia a importância dos protocolos seguidos no Hospital, e a reflexão sobre o papel de cada um na segurança do paciente e a necessidade da notificação. “A notificação é um termômetro que a gente utiliza para saber se nós estamos aumentando a cultura da segurança do paciente, quando os funcionários entendem que a notificação vai trazer melhorias, benefícios para o paciente, pois com cada notificação a gente faz uma avaliação e propõe melhorias”.
Também estão sendo realizadas pelos alunos dos programas de residência multiprofissional que atuam no HUGV ações voltadas aos usuários do hospital. Os residentes vão até aos pacientes para ressaltar sobre a importância que têm em seu próprio cuidado e as atitudes que deve tomar, como se informar o máximo possível sobre sua patologia, diagnóstico e tratamento, além de seguir as orientações dadas pela equipe de saúde.
Outra importante ação é junto aos acadêmicos e residentes de Medicina no HU, que já na fase de anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde com o paciente, a fim de ser o ponto inicial no diagnóstico) tem aplicado protocolos de segurança do paciente, como o protocolo de identificação do paciente e protocolo de identificação de lesão de pele. “Durante essa investigação, quando identifica alguma falha no processo, o acadêmico é estimulado a fazer a notificação com o objetivo de inserir o aluno nesse olhar de segurança do paciente, que até então não havia sido o foco deles”, ressaltou Luciana Silveira.
Com informações do HUGV/Ebserh