Método Dalcroze atrai estudantes e professores de percepção musical em curso oferecido pela Faartes

A interação entre corpo e mente são os princípios fundamentais do Método apresentado pelo professor Iramar Rodrigues

Momento do aprendizado com teoria e práticaMomento do aprendizado com teoria e práticaPor Sebastião Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

O método aplicado no curso “A Pedagogia Dalcroze e suas estratégias: uma educação por e para a música”, direcionado a professores e estudantes de percepção musical, ocorre desde a última segunda-feira (6), até esta sexta-feira, 10, na sala 6  do Bloco Mário Ypiranga, setor Sul do Campus Universitário.

Ministrado pelo professor Iramar Rodrigues, do Instituo Jacques-Dalcroze (Genebra/Suíça), o curso é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia (GEPMA) da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam). O professor Iramar Rodrigues, mesmo afastado há 40 anos do Brasil, é o principal difusor do método e há 15 embaixador do Instituo Jacques-Dalcroze na difusão do Pensamento Dalcrozeano, atuando em vários países.

 

Percepção musical

Pela quarta vez ministrando cursos na Ufam, Rodrigues explica que, enquanto profissional que trabalha com a metodologia da expressão do corpo e do gesto, está atento a todos os sentidos humanos, daquilo que necessita e saber corrigi-lo no momento certo. “A utilização de ferramentas que possam atuar, no seu devido tempo, é a justificativa da Pedagogia Dalcrozeana em que é usada na percepção musical através dos sistemas sensoriais auditivo, visual e gestual”, disse o professor.

Nesse processo, o enfoque é sensação mais do que intelecto. “O que se verifica nas aulas são os sons, a música e o ritmo que estão num determinado contexto, mas o vetor principal é o corpo, porque na metodologia Dalcroze se faz da união de três elementos: a música, o corpo e o movimento", declarou o professor que destaca as noções da linguagem musical como elemento importante na transmissão do método pedagógico.

Independentemente de onde estiver, seja na Amazônia ou em qualquer parte do mundo, o professor acredita que não é o entorno que constrói o individuo. Ele considera, por outro lado, que o ser humano é um elemento sensível e vivencia um mundo em turbulência, ou seja, um ser que vivencia sua condição humana.

“Então, quando me questionam: o senhor mora na Suíça? Um país rico. Sim, mas o ser humano é igual em todo lugar do mundo. Ministrei aulas em diferentes lugares, e percebe-se que o ser humano tem suas carências. A sociedade impõe condições de vida. Nós somos seres prisioneiros de algum sistema. Não estamos livres. E, na Área da Música, a nossa atuação é importante porque trabalhamos para valorizar o ser humano. Como ele é e ajudá-lo a desenvolve-se”, completa o professor.  

Filosofia de comportamento

A diretora da Faartes e também coordenadora do evento, professora Rosemara Staub, comenta que o método é uma filosofia de comportamento entre a vida, o sensorial e o intelecto. Além da formação musical, o método está voltado também para a formação em dança, ou seja, no contexto da  ginastica rítmica, explica a diretora.

Segundo Staub, a utilização da pedagogia Dalcroze se torna um elemento preponderante da formação da musicalização, da educação musical inicial, assim como para o próprio profissional que toca instrumentos musicais, facilitando a compreensão conceitual do que seja o corpo e a relação com tempo e espaço.

A professora lembra que não é a primeira vez que o professor Iramar Rodrigues visita à Ufam. De acordo com a diretora, ele já ministrou pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), cursos nos municípios de Itacoatirara, Barreirinha e duas vezes na sede/Ufam/Manaus.

Segundo Staub, na atual visita, há uma diferença nos processos pedagógicos, pois, houve uma solicitação para a participação de aproximadamente 22 crianças com faixa etária de 7 a 11 anos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (LAOCS), e doze do Programa de Extensão Escola de Arte da Ufam, em que é aplicada a pedagogia na formação infantil para que professores e estudantes possam compreender, de forma efetiva, o método em sala de aula.

O público presente se constitui de professores da Ufam, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do LAOCS, das Secretarias de Estado de Educação (Seduc/AM), Municipal de Manaus (Semed), estudantes de graduação em Música, professores dos Estados de Rondônia, Roraima, da cidade de Santarém (PA) e de outras localidades Amazônia.

O ministrante

Iramar Rodrigues é professor do Instituto Dalcroze – Genebra/Suíça, nascido no Brasil, cursou Música - Piano, no Conservatório Musical de Uberlândia e na Faculdade de Artes de Uberlândia, onde foi professor durante alguns anos. Seguiu sua formação no Instituto Inter-Americano de Educação da Universidade do Chile onde se tornou especialista em Educação Musical. Foi professor de Didática e Pedagogia da Música no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é professor de Rítmica, Solfejo, Improvisação e Pedagogia do Solfejo, cargos que ocupa desde 1975, por concurso no Instituto Dalcroze, Genebra-Suíça.

É também professor de Iniciação Musical Método Willems no Conservatório Popular de Música de Genebra e Pedagogia da Rítmica na escola de formação de professores de educação pré-primária. Desde 1974, quando obteve a Licenciatura do Método Dalcroze no Instituto Dalcroze de Genebra, tem participado de vários congressos de Rítmica e Educação Musical e ministrado cursos em vários países, como França, Suíça, Espanha, Brasil, Argentina, Uruguai, México, República Dominicana, Tailândia, como representante do Método Dalcroze.

Oficina do Conhecimento aborda o uso de base de dados virtuais no âmbito universitário

Para participar das atividades de amanhã (9), ainda é possível realizar a inscrição aqui e garantir a vaga e a certificação

Esta é a quarta edição da oficina realizada pelo SistebibEsta é a quarta edição da oficina realizada pelo SistebibPor Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Até esta quinta-feira (9), o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib/Ufam) promove a ‘Oficina do Conhecimento’, que está em sua quarta edição. Direcionado à comunidade acadêmica e ao público em geral, o objetivo do evento é capacitar o público quanto ao uso de bases de dados, virtuais ou físicas, elaboradas para atender a demandas de universidades. As atividades ocorrem no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia e no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizada no setor Norte do Campus Universitário.

Gestora da Divisão de Tecnologia da Informação, a bibliotecária Geyse de Carvalho enfatizou que esse evento é promovido por toda a equipe do Sistema de Bibliotecas da Universidade. “A oficina é o resultado de um esforço coletivo do nosso sistema institucional de bibliotecas, no âmbito do órgão suplementar que está sob a direção da professora Célia Lira”, reconheceu.

“O objetivo é capacitar os servidores e, de forma geral, a nossa comunidade acadêmica. Nós disponibilizamos diversos treinamentos em diferentes áreas. Esta edição trata especificamente de bases de dados, que são fontes de informação seguras tanto para professores quanto para alunos, assim como para os técnicos”, assegurou a bibliotecária.

Segundo ela, essa é uma demanda da Universidade, porque ainda é necessário aprofundar os conhecimentos desse público sobre bases de dados. Geyse de Carvalho avaliou ainda que, em muitos casos, os discentes fazem uso de bases de dados genéricas, não científicas e pouco confiáveis para a realização de seus trabalhos acadêmicos. Por outro lado, as bases de dados apresentadas durante a oficina têm informações fidedignas, que foram revisadas por pares.

Abordagens

A especialista Deborah Dias apresentou três bases de dados que podem ser utilizadas por acadêmicosA especialista Deborah Dias apresentou três bases de dados que podem ser utilizadas por acadêmicosDurante esses três dias, representantes de instituições que atuam no ramo de gerenciamento de dados e de plataformas digitais abordam tema como o suporte para sistemas bibliotecários. Os ministrantes são Deborah Dias, especialista de treinamento a clientes da Clarivate Analytics; Bruna Cicchini, da Internacional Trade and Marketing Services (ITMS); e Fabrício Luz, empregado da empresa Elsevier.

No primeiro dia, além da palestra das 16h, intitulada ‘Critérios de indexação na Web Of Science’, que foi voltada exclusivamente a profissionais que atuam com edição de periódicos e bibliotecários, a instrutora da empresa Clarivate Analytics, Deborah Dias, ficou responsável pela apresentação de sua forma de trabalho.

Em sua fala, a especialista conceituou três bases de dados criadas pela Clarivate Analytics: Web of Science, Journal Citation Reports e Endnote Online. Com o auxílio da primeira base de dados apresentada, é possível acessar uma grande variedade de literatura científica, porque o seu sistema está vinculado a plataformas de periódicos selecionados em escala mundial.

Já por meio do 'jornal de citações', JCR, é possível fazer uma espécie de rastreamento de citações realizadas em milhões de trabalhos acadêmicos publicados em periódicos, de modo que se cria uma rede de valorização de fontes por meio de métricas e análises adotadas na inteligência dessa base de dados.

Por fim, a base intitulada Endnote Online pode ser usada pelos pesquisadores na hora de formatar bibliografias, encontrar textos completos e buscar referências para a elaboração de trabalhos científicos mais rigorosos. Outros serviços de auxílio ao público acadêmico também são ofertados pela empresa.

Próximas atividades

O último dia de atividades é nesta quinta-feira (9), quando serão realizadas duas oficinas:

* Das 9 às 12h – ASTM International, Institution of Civil Engineers – Ice, Science e Annual Reviews. Inscrição.

* Das 14 às 17hScifinder e American Chemical Society (ACS). Inscrição.

Para mais informações, envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligue para (92) 3305-2150.

FES convoca candidatos para matrícula no mestrado Profnit, nesta quinta-feira

A coordenação do mestrado da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas convoca os candidatos classificados do edital suplementar 2018, do processo seletivo para o curso de mestrado profissional em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação (Profnit), para realizar matrícula para ingresso no segundo semestre de 2018.

A matrícula inicia nesta quinta-feira, 9, e vai até o dia 13 de agosto, das 08h às 12h. Os candidatos devem preencher o formulário (cadastro) do aluno no SIE, disponível no endereço http://www.propesp.ufam.edu.br/pos-graduacao/formularios . Os documentos para fazer a matrícula são: diploma de graduação, histórico escolar, RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento.

O candidato deve procurar o protocolo da Faculdade de Estudos Sociais, no setor Norte do Campus, para entrega da documentação e realizar a matrícula. A lista de classificados está disponível no endereço http://www.profnit.org.br/pt/2018/08/publicado-o-resultado-final-do-ena-2018-suplementar-para-iff-ifpb-uea-ufam-ufmt-ufpe-ufpi-ufpr-ufopa/

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