Oficina do Conhecimento aborda o uso de base de dados virtuais no âmbito universitário
Para participar das atividades de amanhã (9), ainda é possível realizar a inscrição aqui e garantir a vaga e a certificação
Até esta quinta-feira (9), o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib/Ufam) promove a ‘Oficina do Conhecimento’, que está em sua quarta edição. Direcionado à comunidade acadêmica e ao público em geral, o objetivo do evento é capacitar o público quanto ao uso de bases de dados, virtuais ou físicas, elaboradas para atender a demandas de universidades. As atividades ocorrem no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia e no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizada no setor Norte do Campus Universitário.
Gestora da Divisão de Tecnologia da Informação, a bibliotecária Geyse de Carvalho enfatizou que esse evento é promovido por toda a equipe do Sistema de Bibliotecas da Universidade. “A oficina é o resultado de um esforço coletivo do nosso sistema institucional de bibliotecas, no âmbito do órgão suplementar que está sob a direção da professora Célia Lira”, reconheceu.
“O objetivo é capacitar os servidores e, de forma geral, a nossa comunidade acadêmica. Nós disponibilizamos diversos treinamentos em diferentes áreas. Esta edição trata especificamente de bases de dados, que são fontes de informação seguras tanto para professores quanto para alunos, assim como para os técnicos”, assegurou a bibliotecária.
Segundo ela, essa é uma demanda da Universidade, porque ainda é necessário aprofundar os conhecimentos desse público sobre bases de dados. Geyse de Carvalho avaliou ainda que, em muitos casos, os discentes fazem uso de bases de dados genéricas, não científicas e pouco confiáveis para a realização de seus trabalhos acadêmicos. Por outro lado, as bases de dados apresentadas durante a oficina têm informações fidedignas, que foram revisadas por pares.
Abordagens
A especialista Deborah Dias apresentou três bases de dados que podem ser utilizadas por acadêmicosDurante esses três dias, representantes de instituições que atuam no ramo de gerenciamento de dados e de plataformas digitais abordam tema como o suporte para sistemas bibliotecários. Os ministrantes são Deborah Dias, especialista de treinamento a clientes da Clarivate Analytics; Bruna Cicchini, da Internacional Trade and Marketing Services (ITMS); e Fabrício Luz, empregado da empresa Elsevier.
No primeiro dia, além da palestra das 16h, intitulada ‘Critérios de indexação na Web Of Science’, que foi voltada exclusivamente a profissionais que atuam com edição de periódicos e bibliotecários, a instrutora da empresa Clarivate Analytics, Deborah Dias, ficou responsável pela apresentação de sua forma de trabalho.
Em sua fala, a especialista conceituou três bases de dados criadas pela Clarivate Analytics: Web of Science, Journal Citation Reports e Endnote Online. Com o auxílio da primeira base de dados apresentada, é possível acessar uma grande variedade de literatura científica, porque o seu sistema está vinculado a plataformas de periódicos selecionados em escala mundial.
Já por meio do 'jornal de citações', JCR, é possível fazer uma espécie de rastreamento de citações realizadas em milhões de trabalhos acadêmicos publicados em periódicos, de modo que se cria uma rede de valorização de fontes por meio de métricas e análises adotadas na inteligência dessa base de dados.
Por fim, a base intitulada Endnote Online pode ser usada pelos pesquisadores na hora de formatar bibliografias, encontrar textos completos e buscar referências para a elaboração de trabalhos científicos mais rigorosos. Outros serviços de auxílio ao público acadêmico também são ofertados pela empresa.
Próximas atividades
O último dia de atividades é nesta quinta-feira (9), quando serão realizadas duas oficinas:
* Das 9 às 12h – ASTM International, Institution of Civil Engineers – Ice, Science e Annual Reviews. Inscrição.
* Das 14 às 17h – Scifinder e American Chemical Society (ACS). Inscrição.
Para mais informações, envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligue para (92) 3305-2150.