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Proplan apresenta metodologia do planejamento estratégico para Ascom e ARII

Proplan apresenta metodologia do planejamento estratégico para Ascom e ARII

A reunião promovida pela Pró-reitoria de Planejamento foi realizada na manhã desta quarta-feira (24) na sala de reuniões da Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII) e contou com a presença da equipe da ARII e da Assessoria de Comunicação da Universidade.

Durante o encontro, a Diretora do Departamento de Modernização Administrativa, professora Ana Flávia Moraes, apresentou sinteticamente a metodologia do planejamento estratégico institucional.

"Esse trabalho já foi realizado junto às Proó-reitorias e agora é o momento de realiza-lo junto às Assessorias para que no dia 11 de julho possamos apresentar os resultados em um seminário para a Administração Superior", declarou a Pr´-reitora de Planejamento, professora Mariomar Sales.

Visão Yanomami sobre educação aldeada é tema de palestra do curso de Antropologia

O Departamento de Antropologia realizou na última sexta-feira, 23, a palestra "A Educação na Visão dos Yanomami", com o diretor da Associação Hutukara, Armindo Yanomami, de Roraima. O evento foi realizado no auditório Alalaú, na Faculdade de Educação, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). 

Segundo o coordenador do evento, o professor de Antropologia Raimundo Nonato Pereira da Silva, o eixo temático da palestra põe em voga a análise e avaliação dos Yanomami sobre a educação, tendo como ponto de partida, o pressuposto de que os próprios indígenas têm visão diferenciada de como a Educação e a promoção da mesma é diferente da do "branco". 

"Os Yanomami têm um modo cosmológico de ver o mundo e nós temos outro. Mais do que interdisciplinaridades, nós temos interdisciplinaridades de visão, portanto, este é um momento de comungar as ideias e discutir certos conceitos que estão muito fortes em nós e outros conceitos que estão muito fortes neles", explicou.   

Para José Basini, coordenador do Laboratório Pan-Amazônico, "a Educação é inerente a qualquer grupo humano, é isso que faz com que um grupo cultural se mantenha vivo".

“Neste caso, o que a Ufam está fazendo, no caso de Licenciaturas diferenciadas, é determinar diversas ações respeitando o desejo de cruzar formas de vida com o mundo indígena e o mundo não-indígena. Essa execução de programas e projetos, no entanto, não pode ser imposta porque senão, perde a sua razão de ser”, afirmou.   

Armindo Góes Melo, da Associação Yanomami de Roraima afirmou que a palestra levou uma nova visão de presente e futuro da educação indígena. 

"Conforme o olhar do não indígena, nós pudemos mostrar o nosso olhar, a fim de dialogarmos com a nossa sociedade. As culturas, as práticas, as cerimônias estão sempre em foco nesses debates e nós buscamos, ao passo que a educação acessa as aldeias, nosso espaço, nossas influências sejam respeitadas", afirmou.   

Durante sua explanação, o representante indígena lembrou memórias das primeiras intervenções educativas em uma aldeia, no município de São Gabriel da Cachoeira.  

“A professora começou a escrever na lousa e nenhuma criança indígena se afastava dela, até mesmo quando ela não estava ministrando aula, as crianças não se afastavam. Isso perdurou uma semana, ela não suportou a situação e deixou a aldeia”, contou.

O representante indígena da Hutukara disse que sua grande preocupação é a intromissão do branco em sua cultura, na proibição de seus rituais, que coincidiriam no horário das aulas.

“Nós não temos crise na nossa educação, porque nosso conhecimento vem da natureza, é nato. Para os brancos é que existe uma crise, de não ter dinheiro para realizar o que está em projeto, para não qualificar os professores”, disse. 

Vice-Reitor em reunião com os diretórios estudantis das unidades do interior do Estado

A reunião aconteceu na segunda-feira, 05, no gabinete da Reitoria e contou com a presença do deputado federal Francisco Praciano (PT) e do deputado estadual José Ricardo Wendling (PT). Representando os Diretóros Estudantis estavam os alunos Carlos Pachêco (presidente do DRE Parintins); Adionilson Corrêa da Silva (presidente do DRE Coari); Alexander Marques e Leonardo Glória (DRE Itacoatiara)

Os alunos dialogaram com a reitoria e com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários acerca da emissão da carteira estudantil da Universidade, dos serviços das bibliotecas das unidades do interior, da construção dos novos Restaurantes Universitários, entre outras demandas estudantis.

O estudante de Agronomia da Ufam de Itacoatiara e presidente do Diretório Regional Estudantil do referido
município, Leonardo Glória, destacou que a reunião foi muito importante para o fortalecimento do movimento estudantil das unidades do interior. “Nossa representação do interior veio apresentar questionamentos acerca de um edital de seleção da bolsa de auxílio-moradia e outras demandas dos estudantes das unidades do interior e fomos muito bem-recebidos. O diálogo foi excelente por termos nossas solicitações atendidas a partir deste encontro com a reitoria”. 

 

ACESSO RÁPIDO

 

 

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