Ciência Aberta é tema de palestra na Ufam

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

Alunos e profissionais de Biblioteconomia tiveram a oportunidade, na manhã de hoje, 29, de discutir Ciência Aberta. A palestra foi proferida pela docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Célia Simonetti, no auditório Rio Amazonas e teve como tema ‘A Ciência Aberta e o trabalho do bibliotecário’.

Realizado pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM/Ufam), o evento faz parte do ciclo de palestras INFOCABAM, que discute temáticas atuais da Biblioteconomia. Nesta primeira edição, os discentes compreenderam que a Ciência Aberta não é um fim em si mesmo, mas, um meio que permite a troca de conhecimento científico com a comunidade científica e, também, com a sociedade.

De acordo com a palestrante e docente da Ufam, professora Célia Simonetti, a Ciência Aberta promove o processo científico a partir da ideia de responsabilidade social. “Essa é uma nova postura mundial que disponibiliza toda a infraestrutura existente no processo de construção da pesquisa aos interessados. Isso torna trabalhos cada vez mais compatíveis e compatibilizados entre aqueles que trabalham com Ciência. A Ciência Aberta é importante, também, para o que chamamos de Ciência Cidadã, voltada para as necessidades da sociedade”, enfatiza.

Segundo a aluna do 5º período de Biblioteconomia, Ray Andra Renata Pinheiro, a palestra faz a ponte entre a academia e o mercado. “Foi tratado um tema que nos mostra novas perspectivas de atuação dentro do campo da Biblioteconomia. Ter contato direto com temas contemporâneos nos possibilita pensar nas constantes transformações da área”, conta.

Para o bibliotecário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Inácio Oliveira, essa é uma temática emergente e é fundamental para o profissional, que já atua como bibliotecário, manter-se atualizado. “Comumente, esse é um tema tratado no eixo Sul-Sudeste e abordar aqui, de forma acessível, fortalece a Biblioteconomia no estado”, finaliza.

INFOCABAM

É um evento realizado pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM) voltado para os acadêmicos de Biblioteconomia e profissionais da área. O intuito é atualizá-los a respeito das temáticas emergentes na Biblioteconomia, proporcionando e disseminando a informação, por meio de palestras mensais ministradas por acadêmicos e profissionais.

Serão, ao todo, quatro palestras, cada uma com certificado de 4h, que abordarão temas como Biblioterapia, trabalho do bibliotecário frente as novas tecnologias e bibliotecários que inspiram. Segundo o presidente do CABAM, Mateus Rebouças, o ciclo de palestras engloba informação, visibilidade e qualificação. “Para fazermos o ciclo de palestras, pensamos nos três eixos que baseiam a nossa gestão. A troca de informação entre os profissionais e discentes, a visibilidade da área no contexto amazônico e a constante qualificação que a academia e o mercado nos exigem”, finaliza.

Para mais informações sobre as próximas palestras basta acessar o site do INFOCABAM.