Orientações em saúde física e mental integram programação do Segundo Circuito de Saúde do Servidor
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Ginástica laboral, teste de glicemia e orientação em saúde bucal estiveram entre os serviços oferecidos durante o Segundo Circuito de Saúde do Servidor. Com início na manhã desta quinta-feira, 30, no hall da Faculdade de Ciências Agrárias 2, Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, o evento é voltado a proporcionar orientações em saúde física e mental tanto a servidores federais da Ufam quanto de outros órgãos da esfera pública federal, partícipes do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Unidade Siass/Ufam).
Representando o reitor, professor Sylvio Puga, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Vanusa Firmo, deu as boas-vindas aos participantes. “Em nome do reitor, dou boas vindas a todos e desejo que vocês aproveitem esse momento de conhecimento. Como servidores públicos, trabalhamos muito, mas não somos máquinas e precisamos cuidar da saúde para darmos retorno para a sociedade em forma de serviços bem prestados”, declarou a gestora.
A gestora da Unidade Siass/ Ufam, Renata Pinheiro, destacou a importância de receber informações relacionadas à prevenção de doenças. “Receber informações sobre prevenção às doenças e participar de ações de promoção à saúde pode impacta na redução de afastamento do trabalho por motivo de doenças, além de incentivar a qualidade de vida e o envelhecimento ativo”, observou.
Ginástica e palestra
A programação começou com uma sessão de ginástica laboral conduzida pelo estudante de Educação Física Êxodo Gabriel Silva. Após o aquecimento, o cardiologista João Marcos Benfica proferiu a palestra Alimentação Saudável: cuidando da saúde do coração. Ele chamou a atenção dos participantes no consumo de alguns alimentos. “Comam menos carne vermelha, priorizem frango e peixe, sempre tirando a pele do frango, que tem muito colesterol. Frutos do mar também têm muito colesterol”, orientou o médico. Após a apresentação, ele respondeu a dúvidas apresentadas pelos presentes. Como socorrer alguém com infarto ou AVC e a importância da atividade física para evitar problemas cardíacos estivera, estiveram entre os temas questionados.
Programação aprovada pelos participantes
Os participantes do evento aprovaram a programação. Luzia da Costa Caldas, 62, é servidora da Funai há 36 anos e está em processo de aposentadoria. Ela ficou sabendo da programação através das psicólogas do Siass. “No momento, estou de licença médica e as psicólogas comentaram sobre a programação para os servidores e resolvi participar, principalmente por causa da palestra, mas tudo está muito bem organizado e voltado a proporcionar um momento de bem-estar aos servidores”, avaliou a assistente administrativa da Funai.
Kátia Kely Gonçalves Moutinho, assistente em administração lotada na Proplan/ Depi, conheceu a quiropraxia durante o evento. “Amei a experiência. Nunca tinha participado de uma sessão de quiropraxia e pretendo buscar mais sessões, pois descobri que traz muitos benefícios para a saúde, além de um relaxamento muito bom”, declarou a servidora da Ufam.
Wivian Cássia de Mello Pinheiro Lopes é Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE. Dos serviços oferecidos, ela fez uso da sessão de massoterapia. “Eu tinha muita curiosidade de saber como era a massoterapia e adorei. É muito boa a sensação. É relaxante. Pretendo ir à clínica que oferece a massoterapia para conhecer os outros serviços oferecidos. Essa programação é uma ótima iniciativa, principalmente para quem tem uma vida sedentária. Essa saída da rotina é muito benéfica”, afirmou a servidora pública.
A programação do Segundo Circuito de Saúde do Servidor continua até as 17h. Confira matéria relacionada
Siass promove segundo Circuito de Saúde do Servidor