Ufam realiza outorga de grau para 23 graduandos do ICE

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

 

Na noite do dia 18 de setembro, a Universidade Federal do Amazonas realizou a outorga de grau para 23 graduandos dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE), no auditório Eulálio Chaves.

A cerimônia foi presidida pelo diretor do Instituto, professor Raimundo Ribeiro Passos, representando o reitor, professor Sylvio Puga. Fizeram parte da mesa de honra também os paraninfos do curso de Estatística, professor Nelson Lima de Souza Filho; do curso de Bacharelado em Física, professor Mircea Daniel Galiceanu; do curso de Geologia, professor Raimundo Humberto Cavalcante Lima; do curso de Licenciatura em Matemática, professor Domingos Anselmo Moura da Silva; docurso de Bacharelado em Química, professor Marcos Batista Machado; do curso de Licenciatura em Química, professor Rafael Salgado Silva.

A licenciada em Química, Raissa Almeida Souza, foi a oradora da turma e destacou que, apesar de agora serem profissionais das Ciências Exatas, que trabalham diretamente com números, também sua formação acadêmica e profissional deve estar voltada para o cuidado com o ser humano: “Independente da área de atuação que cada um irá seguir, que possamos ser exemplos de boas ações e contribuir para a sociedade. Só conseguimos ir tão longe porque pessoas grandiosas caminharam com a gente e não nos deixaram desistir. Por que estamos bem acompanhados, o caminho se torna mais agradável”, refletiu a egressa.

Representando os paraninfos dos cursos, o professor Marcos Batista lembrou aos formandos que essa etapa de suas vidas, cheia de novos desafios, é como um nascimento: “A Ufam foi uma espécie de ‘mãe acadêmica’ que lhes preparou com toda a ‘morfologia acadêmica’ necessária para essa nova etapa da vida. A partir de hoje, munidos do diploma, a ‘certidão de nascimento acadêmica’, vocês estão nascendo novamente para a sociedade, agora como estatísticos, físicos, geólogos, matemáticos e químicos”, afirmou o docente.

Finalizando a solenidade, o professor Raimundo, diretor do ICE, presidindo a mesa, falou aos formandos sobre a importância desse momento em suas vidas: “Vocês fazem parte de um grupo seleto de egressos de seus cursos. Vocês devem ser profissionais éticos, preocupados em mudar a realidade de onde estejam inseridos, agindo sempre de maneira correta. Aproveitem esse momento, que é único em suas vidas e daqueles que apoiaram vocês. A Ufam está de braços abertos para recebê-los sempre, em nossos cursos de pós-graduação, para continuar trazendo uma formação de qualidade para vocês, para que continuem progredindo na área, para, quem sabe, substituir os docentes de hoje. Vocês têm o grande desafio de continuar batalhando pela melhoria do nosso país, desejo sucesso a todos”, encerrou o docente.

 

Formandos do Curso de Estatística

1. Emerson Luis Mello De Mendonca

2. Raimundo Macedo Bezerra Junior

 

Formandos do Curso de Física Bacharelado

1.Raul Magno De Sousa Coelho

 

 

 

Formandos do Curso de Física Licenciatura

1. Aurélio Mello Garmendia

2. Hugo Vinicius De Oliveira Silva

3. Matheus Mitoso Accioly Dos Santos

 

Formando do Curso de Geologia

1. Ericka Christiane De Souza Oliveira

2. Patricia Lene Goncalves De Souza

 

Formandos do Curso de Matemática Licenciatura

1. Andreza Magalhaes Hipolito

2. Bruno Luiz Guedes Da Silva

3. Deuziane Souza Da Silva

4. Josemar Alves Lima

5. Lee Ketlen Costa Farias Rodrigues Dos Santos

6. Ruan Vilson Da Silva Alves

 

Formandos do Curso de Química Bacharelado

1. Gisele Cristina Oliveira Melo

2. Úrsula Almeida Ribeiro

3. Welem de Oliveira Santiago

4. Yuri Gabriel Gomes Figueiredo

 

Formandos do Curso de Química Licenciatura

1. Luiz Carlos de Almeida

2. Michaele Nunes dos Santos

3. Raissa Almeida Souza Reis

4. Raysa Emanuelle Leite Correa

5. Thais Brandão de Souza

 

 

Icomp da Ufam lança Projeto Maker 4.0 em Centro de Ensino Integral de Manaus

Lançamento do Projeto Maker em CEI de ManausLançamento do Projeto Maker em CEI de ManausPor Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) realizou nesta terça-feira, 18, o lançamento do Projeto Maker 4.0, no Centro de Ensino Integral Professor Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. 

A diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, informou que existem dois objetivos para o lançamento do projeto na atual conjuntura. O primeiro é a aproximação da Universidade junto à comunidade para o avanço da Educação no Estado. O segundo, é a utilização dos estudos desenvolvidos na Universidade, que  permitirão que os jovens tenham maior rendimento e oportunidade de aprender e fazer coisas interessantes.

Educação 4.0 torna o ensino mais interessante

De acordo com a docente, a Educação 4.0 é o resultado da união entre a tecnologia e o aluno para que este seja protagonistaProfessora Tanara Lauschner em palestra no CEI Professor Sergio Figueiredo Professora Tanara Lauschner em palestra no CEI Professor Sergio Figueiredo  do seu ensino. “Então, nós conseguimos, a partir da tecnologia, não somente tornar o ensino mais interessante, mas também identificar suas deficiências. Quase nem todos os conceitos da Educação 4.0 irão ser aplicados em um projeto como esse, mas já é o início, e, principalmente, a Ufam deixará um laboratório montado para que os professores treinados realizem o acompanhamento, e que possam continuar o projeto mesmo sem a intervenção da Ufam”, completa Luschner.

Foram entregues dez kits arduino (plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar, destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos). Além disso, também entregaram dez notebooks que facilitarão o desenvolvimento de programas no arduino, assim como a aprendizagem sobre programação.   

Aprendizagem criativa

A coordenadora do Ensino Médio do Projeto Maker 4.0 e professora do Departamento de Física da Ufam, Marisa Cavalcante,Professora Marisa CavalcanteProfessora Marisa Cavalcante acredita que o projeto tem sua importância a partir da aprendizagem criativa, que está baseada no desenvolvimento de projetos. Para tanto, a coordenadora pontua três fatores para que isso ocorra: formação do professor, estrutura e espaço adequado.

“Atualmente, a tendência mundial é exatamente trabalhar com esse tipo de espaço, chamados de Makers, onde se pode reunir diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos”, disse a coordenadora.

Segundo Cavalcante, é um espaço de existem várias ferramentas como importadora a laser, impressora 3D e outras. Para professora, o Projeto ocupa um mínimo espaço Maker constituído de ferramentas básicas, entretanto, considera que isso não significa que os alunos irão parar por aí. “O importante que não parem e deem a eles a oportunidade de desenvolver o pensamento computacional, aprender e resolver problemas que serão enfrentados à vida toda. Não é uma educação para agora, mas uma educação para a vida inteira”, disse a professora.  

Fapeam investindo na Educação

Aluna de Ensino Médio, Taís SantosAluna de Ensino Médio, Taís SantosDesde julho deste ano, o Projeto Maker 4.0 vem desenvolvendo suas ações. Com financiamento aproximado de R$ 300 mil, pelo Programa RH/TI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (RH/TI-Fapeam), o Projeto tem despertado o interesse do alunado do Ensino Médio. O objetivo principal é financiar recursos humanos na área da Tecnologia da Informação. Além do CEI/Manaus, outros centros de municípios como Itacoatirara e Coari compõem a abrangência do projeto.

Expectativas

A aluna do segundo ano do Ensino Médio, Taís Santos, 16, disse que quer ingressar a fundo no Projeto Maker 4.0 e que isso possa fazer parte de seu cotidiano. Ela disse também que pretende cursar Física ou Medicina na Ufam. 

Um exemplo a ser seguido é do graduando do sexto período do Curso de Engenharia de Software da Ufam, Felipe da Silva, 20,Graduando de Engenharia de Software, Felipe da Silva Graduando de Engenharia de Software, Felipe da Silva  egresso do Ensino Médio no CEI Professor Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo. Ele conheceu o Projeto Maker 4.0 em 2013, quando teve interesse em aprender programação, matemática e física, o que permitiu seguir os estudos. “Mesmo com toda a dificuldade em nível social e econômico, nós não podemos perder nosso objetivo porque quando se foca, não temos dificuldade de seguir em frente”, finaliza o graduando da Ufam.

 

O  que é Educação 4.0?

O termo Educação 4.0 já vem sendo discutido desde a chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que começou a usar novos tipos de robôs, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Linguagem Computacional. Porém, ao pensar na área educacional, é necessário promover uma experiência maior com os alunos que cada vez mais são guiados pelos seus interesses, por temas que os atraem, ampliando também o currículo definido pela escola.

Assim, se pensar na educação, a orientação para a sala de aula será convidar os alunos, individual ou colaborativamente, a resolver situações-problema do cotidiano, propondo novas soluções após investigar, descobrir, conectar, criar e refletir e, a partir dos resultados, repensar outras formas de solução, se necessário. Com isso, além de aprender, os alunos podem testar infinitas possibilidades.

 

         

 

Inscrições para Mestrado em Letras estão abertas até 28 de setembro

Na seleção são oferecidas 51 vagas regulares e 10 suplementares. Candidatos selecionados ingressam no 1º semestre de 2019

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulga que está com inscrições abertas para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). As inscrições podem ser realizadas de 19 a 28 de setembro, exclusivamente por meio digital, mediante envio de documentos, como o Formulário de inscrição preenchido e assinado; documento de identidade válido com foto e comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A lista completa dos documentos exigidos pode ser conferida no Edital

Vagas e etapas da seleção

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) possui as áreas de concentração Estudos Literários e Teoria e Análise Linguística, com duas e cinco linhas de pesquisa, respectivamente.

São oferecidas 51 vagas regulares e 10 vagas suplementares para o curso de Mestrado. Das 51 vagas regulares, 32 serão destinadas à área de Teoria e Análise Linguística e 19 à área de Estudos Literários. O exame de seleção será realizado em quatro etapas: Avaliação do Pré-projeto de Pesquisa; Prova escrita de conhecimentos; Entrevista e prova de títulos.

Cronograma

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado até o dia 07 de dezembro de 2018 e o período regular de matrícula dos aprovados está previsto para ser de 01/02/2019 a 07/02/2019.

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