Icomp da Ufam lança Projeto Maker 4.0 em Centro de Ensino Integral de Manaus

Lançamento do Projeto Maker em CEI de ManausLançamento do Projeto Maker em CEI de ManausPor Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) realizou nesta terça-feira, 18, o lançamento do Projeto Maker 4.0, no Centro de Ensino Integral Professor Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.

A diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, informou que existem dois objetivos para o lançamento do projeto na atual conjuntura. O primeiro é a aproximação da Universidade junto à comunidade para o avanço da Educação no Estado. O segundo, é a utilização dos estudos desenvolvidos na Universidade, que  permitirão que os jovens tenham maior rendimento e oportunidade de aprender e fazer coisas interessantes.

Educação 4.0 torna o ensino mais interessante

De acordo com a docente, a Educação 4.0 é o resultado da união entre a tecnologia e o aluno para que este seja protagonistaProfessora Tanara Lauschner em palestra no CEI Professor Sergio Figueiredo Professora Tanara Lauschner em palestra no CEI Professor Sergio Figueiredo  do seu ensino. “Então, nós conseguimos, a partir da tecnologia, não somente tornar o ensino mais interessante, mas também identificar suas deficiências. Quase nem todos os conceitos da Educação 4.0 irão ser aplicados em um projeto como esse, mas já é o início, e, principalmente, a Ufam deixará um laboratório montado para que os professores treinados realizem o acompanhamento, e que possam continuar o projeto mesmo sem a intervenção da Ufam”, completa Luschner.

Foram entregues dez kits arduino (plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar, destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos). Além disso, também entregaram dez notebooks que facilitarão o desenvolvimento de programas no arduino, assim como a aprendizagem sobre programação.

Aprendizagem criativa

A coordenadora do Ensino Médio do Projeto Maker 4.0 e professora do Departamento de Física da Ufam, Marisa Cavalcante,Professora Marisa CavalcanteProfessora Marisa Cavalcante acredita que o projeto tem sua importância a partir da aprendizagem criativa, que está baseada no desenvolvimento de projetos. Para tanto, a coordenadora pontua três fatores para que isso ocorra: formação do professor, estrutura e espaço adequado.

“Atualmente, a tendência mundial é exatamente trabalhar com esse tipo de espaço, chamados de Makers, onde se pode reunir diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos”, disse a coordenadora.

Segundo Cavalcante, é um espaço de existem várias ferramentas como importadora a laser, impressora 3D e outras. Para professora, o Projeto ocupa um mínimo espaço Maker constituído de ferramentas básicas, entretanto, considera que isso não significa que os alunos irão parar por aí. “O importante que não parem e deem a eles a oportunidade de desenvolver o pensamento computacional, aprender e resolver problemas que serão enfrentados à vida toda. Não é uma educação para agora, mas uma educação para a vida inteira”, disse a professora.

Fapeam investindo na Educação

Aluna de Ensino Médio, Taís SantosAluna de Ensino Médio, Taís SantosDesde julho deste ano, o Projeto Maker 4.0 vem desenvolvendo suas ações. Com financiamento aproximado de R$ 300 mil, pelo Programa RH/TI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (RH/TI-Fapeam), o Projeto tem despertado o interesse do alunado do Ensino Médio. O objetivo principal é financiar recursos humanos na área da Tecnologia da Informação. Além do CEI/Manaus, outros centros de municípios como Itacoatirara e Coari compõem a abrangência do projeto.

Expectativas

A aluna do segundo ano do Ensino Médio, Taís Santos, 16, disse que quer ingressar a fundo no Projeto Maker 4.0 e que isso possa fazer parte de seu cotidiano. Ela disse também que pretende cursar Física ou Medicina na Ufam.

Um exemplo a ser seguido é do graduando do sexto período do Curso de Engenharia de Software da Ufam, Felipe da Silva, 20,Graduando de Engenharia de Software, Felipe da Silva Graduando de Engenharia de Software, Felipe da Silva  egresso do Ensino Médio no CEI Professor Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo. Ele conheceu o Projeto Maker 4.0 em 2013, quando teve interesse em aprender programação, matemática e física, o que permitiu seguir os estudos. “Mesmo com toda a dificuldade em nível social e econômico, nós não podemos perder nosso objetivo porque quando se foca, não temos dificuldade de seguir em frente”, finaliza o graduando da Ufam.

O  que é Educação 4.0?

O termo Educação 4.0 já vem sendo discutido desde a chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que começou a usar novos tipos de robôs, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Linguagem Computacional. Porém, ao pensar na área educacional, é necessário promover uma experiência maior com os alunos que cada vez mais são guiados pelos seus interesses, por temas que os atraem, ampliando também o currículo definido pela escola.

Assim, se pensar na educação, a orientação para a sala de aula será convidar os alunos, individual ou colaborativamente, a resolver situações-problema do cotidiano, propondo novas soluções após investigar, descobrir, conectar, criar e refletir e, a partir dos resultados, repensar outras formas de solução, se necessário. Com isso, além de aprender, os alunos podem testar infinitas possibilidades.