Icomp da Ufam lança Projeto Maker 4.0 em Centro de Ensino Integral de Manaus
O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) realizou nesta terça-feira, 18, o lançamento do Projeto Maker 4.0, no Centro de Ensino Integral Professor Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.
A diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, informou que existem dois objetivos para o lançamento do projeto na atual conjuntura. O primeiro é a aproximação da Universidade junto à comunidade para o avanço da Educação no Estado. O segundo, é a utilização dos estudos desenvolvidos na Universidade, que permitirão que os jovens tenham maior rendimento e oportunidade de aprender e fazer coisas interessantes.
Educação 4.0 torna o ensino mais interessante
De acordo com a docente, a Educação 4.0 é o resultado da união entre a tecnologia e o aluno para que este seja protagonista do seu ensino. “Então, nós conseguimos, a partir da tecnologia, não somente tornar o ensino mais interessante, mas também identificar suas deficiências. Quase nem todos os conceitos da Educação 4.0 irão ser aplicados em um projeto como esse, mas já é o início, e, principalmente, a Ufam deixará um laboratório montado para que os professores treinados realizem o acompanhamento, e que possam continuar o projeto mesmo sem a intervenção da Ufam”, completa Luschner.
Foram entregues dez kits arduino (plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar, destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos). Além disso, também entregaram dez notebooks que facilitarão o desenvolvimento de programas no arduino, assim como a aprendizagem sobre programação.
Aprendizagem criativa
A coordenadora do Ensino Médio do Projeto Maker 4.0 e professora do Departamento de Física da Ufam, Marisa Cavalcante, acredita que o projeto tem sua importância a partir da aprendizagem criativa, que está baseada no desenvolvimento de projetos. Para tanto, a coordenadora pontua três fatores para que isso ocorra: formação do professor, estrutura e espaço adequado.
“Atualmente, a tendência mundial é exatamente trabalhar com esse tipo de espaço, chamados de Makers, onde se pode reunir diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos”, disse a coordenadora.
Segundo Cavalcante, é um espaço de existem várias ferramentas como importadora a laser, impressora 3D e outras. Para professora, o Projeto ocupa um mínimo espaço Maker constituído de ferramentas básicas, entretanto, considera que isso não significa que os alunos irão parar por aí. “O importante que não parem e deem a eles a oportunidade de desenvolver o pensamento computacional, aprender e resolver problemas que serão enfrentados à vida toda. Não é uma educação para agora, mas uma educação para a vida inteira”, disse a professora.
Fapeam investindo na Educação
Desde julho deste ano, o Projeto Maker 4.0 vem desenvolvendo suas ações. Com financiamento aproximado de R$ 300 mil, pelo Programa RH/TI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (RH/TI-Fapeam), o Projeto tem despertado o interesse do alunado do Ensino Médio. O objetivo principal é financiar recursos humanos na área da Tecnologia da Informação. Além do CEI/Manaus, outros centros de municípios como Itacoatirara e Coari compõem a abrangência do projeto.
Expectativas
A aluna do segundo ano do Ensino Médio, Taís Santos, 16, disse que quer ingressar a fundo no Projeto Maker 4.0 e que isso possa fazer parte de seu cotidiano. Ela disse também que pretende cursar Física ou Medicina na Ufam.
Um exemplo a ser seguido é do graduando do sexto período do Curso de Engenharia de Software da Ufam, Felipe da Silva, 20, egresso do Ensino Médio no CEI Professor Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo. Ele conheceu o Projeto Maker 4.0 em 2013, quando teve interesse em aprender programação, matemática e física, o que permitiu seguir os estudos. “Mesmo com toda a dificuldade em nível social e econômico, nós não podemos perder nosso objetivo porque quando se foca, não temos dificuldade de seguir em frente”, finaliza o graduando da Ufam.
O que é Educação 4.0?
O termo Educação 4.0 já vem sendo discutido desde a chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, que começou a usar novos tipos de robôs, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Linguagem Computacional. Porém, ao pensar na área educacional, é necessário promover uma experiência maior com os alunos que cada vez mais são guiados pelos seus interesses, por temas que os atraem, ampliando também o currículo definido pela escola.
Assim, se pensar na educação, a orientação para a sala de aula será convidar os alunos, individual ou colaborativamente, a resolver situações-problema do cotidiano, propondo novas soluções após investigar, descobrir, conectar, criar e refletir e, a partir dos resultados, repensar outras formas de solução, se necessário. Com isso, além de aprender, os alunos podem testar infinitas possibilidades.