Ufam abre inscrições para turma de Aikido, arte marcial japonesa

Popularizados no século passado, os treinos de Aikido aprimoram habilidades cognitivas e físicas

Por Carlos William
Equipe Ascom

Foto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoA Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Divisão de Esporte, Lazer e Cultura (Delc) convida a comunidade universitária para participar do projeto de extensão intitulado ‘A prática de Aikido: Melhorando a condição física, estabelecendo vínculos culturais e sociais na comunidade acadêmica’.

Gratuitas, as inscrições devem ser efetuadas presencialmente, no Delc, localizado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), setor Sul do Campus Universitário até o dia 26 de setembro. Ao todo, 14 vagas serão ofertadas a estudantes, docentes e técnico-administrativos em Educação (Tae), sendo necessária a apresentação de documentos comprobatórios de vínculos com a Ufam no ato da inscrição e a utilização de roupas largas, como kimonos ou camisetas e calças moletom, durante os treinos.

As aulas práticas ocorrerão todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, na sala de lutas do Programa Idoso Feliz Participa Sempre (Pifps), situada na Feff, setor Sul (local próximo da área das piscinas). A aula inaugural está prevista para o dia posterior ao término das inscrições, 27 de setembro.

Aikido

Desenvolvida pelo sensei Morihei Ueshiba na primeira metade do século XX, Aikido é uma arte marcial de origem japonesa atrelada a correntes filosóficas que enaltecem os equilíbrios físico e mental, combinados de maneira estratégica. Os golpes são projetados a partir do Aiki jutsu (luta corporal) e do Kenjutsu (luta com espada) e executados através de técnicas de imobilização e projeção do parceiro.

Conforme afirma o idealizador do Projeto e docente do curso de Química da Ufam, professor Marco Antonio Farias, os principais benefícios proporcionados aos praticantes são a melhora significativa do condicionamento físico e o aumento da capacidade cognitiva, visto que as técnicas exigem uma movimentação precisa de quem recebe e aplica a prática. “Os movimentos são circulares, com o objetivo de desequilibrar o parceiro, retirando-o de uma base estável e, em seguida, pode-se projetá-lo ou imobilizá-lo”, detalhou o docente, ao ressaltar que, tal como o Jiu Jitsu, a modalidade Aikido é considerada como arte marcial suave, que não depende da força física dos atletas. “A luta ocorre em pé e está relacionada aos moldes de quem manuseia uma espada, diferentemente do Jiu Jitsu e as técnicas são mais fluidas em comparação às do Judô”, comparou.

DPROEX informa sobre o funcionamento nos dias 03,04 e 05 de outubro

A Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) informa que o Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPROEX) não realizará atendimento ao público nos dias 03, 04 e 05 de outubro devido a atividades internas. Apenas o setor de protocolo funcionará normalmente.

 

Programas de apoio à docência são lançados na Ufam

Pró-reitor David Lopes Neto presidiu a mesa de honra do evento.Pró-reitor David Lopes Neto presidiu a mesa de honra do evento.

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

A Ufam foi sede do lançamento dos Programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica na manhã desta quinta-feira, 20. Beneficiando estudantes tanto da educação básica quanto do ensino superior, os programas promovem a melhoria da qualidade da educação pública do Estado.

Voltados a inserir os estudantes dos cursos de licenciaturas na realidade escolar, os programas Pibid e Residência Pedagógica são oferecidos por meio de editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aos quais as instituições de ensino superior concorrem como forma de proporcionar aos universitários oportunidades de conhecer a vivência da sala de aulas.

Com a presença das instituições parceiras, entre elas a Ufam, as secretarias de educação comemoram a adesão de instituições e estudantes aos programas. Representando o reitor Sylvio Puga, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, ressaltou a importância das duas iniciativas e da integração entre os órgãos participantes. “Isso consolida a parceria público-privado, a socialização entre as comunidades acadêmicas, a articulação e o alinhamento entre gestores, docentes, estudantes e principalmente as instituições de ensino superior e os serviços, promovendo a integração ensino-serviço de uma forma bem mais coesa onde estaremos trabalhando conjuntamente com as Secretarias de Educação”, informou o gestor. “Parabenizo a todos os por lograr êxito em estarmos aqui e vamos mostrar o quanto o Amazonas é comprometido com a qualidade da educação no Estado e no Brasil”, discursou.

Docentes e estudantes participam de evento de lançamento de Programas.Docentes e estudantes participam de evento de lançamento de Programas.

Já a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, reconheceu o diferencial de atuação que um professor bem formado pode fazer no dia a dia com seus alunos e afirmou que os programas, tanto o Pibid quanto o Residência Pedagógica, são estratégias adotadas com o objetivo de proporcionar a melhor formação para os futuros docentes da educação básica. “A iniciativa vem ao encontro de um anseio antigo das redes municipais e estaduais que é, de verdade, colocar o peso na formação inicial dos professores no chão das salas de aula, seja para lidar com esse universo, com os seus desafios, seja para você conseguir perceber o potencial transformador que a sua própria formação e pratica vai poder levar para sua vida profissional”, revelou a secretária.

Residência Pedagógica

Segundo o coordenador institucional do programa Residência Pedagógica, professor Paulo Ricardo Freire, a Ufam possui 29 núcleos do programa na capital e interior e as atividades foram iniciadas em 14 agosto. “Ao final das atividades será feito o lançamento de um livro com artigos sobre a residência pedagógica na Ufam que será produzido ao longo dos 18 meses do programa. Além disso, faremos uma revista eletrônica também. Temos muito articulada a questão da prática da residência com a produção científica”, disse, ao revelar que a Universidade tem cerca de 780 alunos envolvidos com o programa.

 

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