Professor do curso de Administração da Ufam, Sandro Breval, tem trabalho premiado pelo Conselho Federal de Administração

Professor Sandro Breval Santiago da FESProfessor Sandro Breval Santiago da FESPor Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou na manhã da última quarta-feira (12), o julgamento do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração. O professor do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam), Sandro Breval Santiago, foi premiado no concurso na modalidade Artigo Profissional.  

O concurso analisou três artigos nas modalidades de participação: Profissional, Acadêmico e Técnico, além da categoria de dissertação ‘Pós-Graduação Stricto Sensu’. Ao todo, 18 trabalhos foram examinados no período de um mês pela banca avaliadora e a premiação ocorreu no dia 12 de dezembro último.

A reunião do Comitê de Julgamento do Prêmio contou com a avaliação de três profissionais da área: o vice-presidente do CFA, Carlos Henrique Mendes da Costa, o vice-presidente regional da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, Marcelo Iwersen, e o professor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Clóvis Ricardo Montenegro.

O prêmio teve como objetivo a divulgação e valorização da produção científica realizada por profissionais de Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. Os participantes disputaram prêmios de até R$ 12 mil.

Com o título ‘Modelo conceitual de logística humanitária: uma análise sobre os refugiados e a gestão epidemiológica’, o professor Sandro Breval Santiago foi um dos premiados na modalidade Artigo Profissional. A premiação é o reconhecimento da importância da produção científica desenvolvida pelo docente. É uma importante pesquisa que retrata um tema atual e que dá subsídios para análise e controle na administração de fenômenos humanitários e de saúde em um grupo populacional exposto a condições precárias. “A premiação é o reconhecimento da produção científica. Realizar uma pesquisa sempre envolve inúmeros fatores. É um trabalho difícil e que leva tempo para produzi-lo. Ser reconhecido por uma Instituição como o Conselho é uma grande honra”, afirmou o professor Sandro Breval.

 

Categorias

O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi dividido por categorias. Nas modalidades ‘Artigo Acadêmico’ e ‘Artigo Técnico’, a participação foi restrita aos estudantes de cursos de bacharelado em Administração, de cursos de educação profissional técnico de nível médio e de cursos superiores conexos à Administração, considerados em Resoluções Normativas do CFA, matriculados em Instituição de Educação Superior (IES), credenciadas pelo MEC e participantes dos Sistemas Federal, Estadual ou Municipal de Educação Superior.

Já as modalidades ‘Artigo Profissional’ e ‘Pós-graduação Strictu Sensu’ foram voltadas para administradores, mestres em Administração, doutores em Administração, gestores e tecnólogos com registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

Nesta edição, os trabalhos inscritos precisavam atender a temas específicos. Para as modalidades Artigo Acadêmico, Artigo Profissional e Artigo Técnico, o assunto era: “Desafios para o profissional de Administração na Gestão da Saúde no setor privado” ou ‘Desafios para o profissional de Administração na Gestão da Saúde no setor público’.

Já os mestres e doutores inscritos na modalidade ‘Pós-graduação stricto sensu’, dissertação e tese foi sobre tema próprio da Administração.

              

 

Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam apresenta resultados do biênio

Professores e pós-graduandos foram reconhecidos pela produtividade. Professor Dércio Reis participou da solenidadeProfessores e pós-graduandos foram reconhecidos pela produtividade. Professor Dércio Reis participou da solenidadePor Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Com a presença de discentes, docentes e gestores, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (PPGI/Ufam) apresentou, na manhã do dia 18 de novembro, no auditório 1 do Prédio Icomp-TEC, setor Norte do Campus Universitário, os principais resultados do biênio 2017-2018. Além disso, professores e alunos mais produtivos receberam certificados e foram apresentadas as estratégias capazes de elevar este que já é o único Programa nota cinco do Norte ao seis na avaliação quadrienal 2017-2020.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, é muito prudente, da parte do PPGI, trabalhar com o planejamento em prol da excelência junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Nós estamos no meio de um quadriênio de avaliação da Capes, e esse evento é muito prudente da parte do PPG, porque possibilita avaliar como estão as atividades e permite fazer um planejamento dos próximos dois anos. A nossa expectativa está caminhando no sentido de lutar para que a nota do PPGI aumente, ou pelo menos se mantenha”, apontou a titular da Propesp.

A professora frisou que a Pró-Reitoria tem acompanhado mais de perto os Programas, por meio do Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-Graduação (PAC-PG). Numa das suas vertentes, o Programa visa à política de internacionalização e a busca de parcerias internacionais para fortalecer a pesquisa e a interação com pesquisadores e grupos de pesquisa internacionais. “Uma das metas do PAC-PG é incentivar essas ações de mobilidade, não só de estudantes, como também de docentes, numa via de mão dupla. A proposta é atrair pesquisadores renomados para contribuir com os nossos Programas e também levar os nossos pesquisadores, com um know how de conhecimento na sua própria área, para estabelecer interação internacional”, explicou a professora Selma Baçal.

Em se tratando de trajetória na pesquisa, a diretora do Instituto de Computação (Icomp), Unidade Acadêmica onde está abrigado do PPGI, professora Tanara Lauschner, desde cedo os discentes têm contato com a pesquisa. “Acreditamos não ser possível dissociar o PPGI do próprio Icomp. Sempre realizamos as ações em conjunto e de forma que o Instituto e o Programa possam interagir e gerar excelentes resultados. Quando a gente se planeja, e pensa em ações colaborativas, sempre pensamos incluindo a pesquisa”, assegurou a professora.

Planejamento de atividades será eficaz para elevar a nota do PPGIPlanejamento de atividades será eficaz para elevar a nota do PPGIAinda segundo a diretora do Icomp, outro fator de grande relevo é o envolvimento dos professores, o que acaba gerando uma boa produtividade, o que se reflete na publicação em periódicos de alto conceito e em conferências. “Nossos alunos já são envolvidos na pesquisa desde a graduação. Como o nosso PPG é nível cinco, existe a exigência de um número de publicações bem alto, não só pra manter esse conceito, mas para avançar para o seis. É essa a nossa busca”, complementou a professora Tanara Lauschner.

Ao apresentar os principais resultados do PPGI no biênio 2017-2018, o coordenador da pós-graduação, professor Eduardo Feitosa, foi enfático ao dizer que a meta do conceito seis no quadriênio de avaliação 2017-2020 é sim exequível. “Precisamos trabalhar os pontos que não foram tão fortes na última avaliação, por exemplo, focar na publicação em Journals de Qualis Capes entre A1 e B1. Cada publicação num periódico desse nos habilita a apresentar três publicações em conferências para o mesmo período avaliado, de forma equilibrada”, disse ele.

Entre os destaques da exposição feita pelo professor Eduardo Feitosa, é possível citar as iniciativas de interiorização do PPG na região Norte, empreendidas entre os anos de 2014 e 2018. “Recebemos discentes de Rio Branco (AC), de Boa Vista (RR) e de Porto Velho (RO). Essa iniciativa é um dos frutos da aprovação do novo regimento do PPG, em 2016”, mencionou ele, ao elencar ainda os requisitos avaliados pela Capes, a seguir: Proposta do Programa, Corpo Docente, Corpo Discente, Produção Científica e Inserção Social.

Reconhecimento

Além da exposição de resultados e perspectivas para o Programa, também houve um momento em que docentes e discentes mais produtivos foram agraciados com certificados pelo trabalho realizado durante este ano de 2018. Entre os docentes homenageados, possível destacar o trabalho realizado pela professora Tayana Conte, que é, hoje, a única mulher com bolsa de produtividade da Capes na região Norte na área da Computação. “O docente faz muita diferença, e precisamos de mais mulheres fazendo esse trabalho. Hoje eu sou a única nessa condição, mas precisamos avançar nesse ponto, e esperamos que seja logo”, afirmou.

“Desde 2009, quando eu retornei do doutorado, pude orientar 23 mestrandos e cinco doutorandos. Estamos formando mais por aí. Desses orientandos do doutorado, quatro já lecionam em outras IFES [Instituição Federal de Educação Superior]. Então, nós estamos formando pessoas capacitadas que estão atuando em diversas áreas do País”, completou a professora Tayana Conte, que ficou responsável por coordenar a participação do PPGI no Programa de Estratégico de Tecnologia Informação na Amazônia (Proti-Mobilidade), da Fapeam, cuja ênfase foi para as áreas tecnológicas.

Nesse ponto, o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), professor Dércio Reis, também convidado para acompanhar a avaliação bienal do Programa nota cinco da Universidade, apontou os ganhos para a ciência no estado. “Não somos nem piores nem melhores do que ninguém, às vezes, o que falta é mais apoio. Eu fico muito orgulhoso de vir aqui e ver que os resultados são tão grandiosos. Então, esta é a oportunidade que eu tenho de agradecer a todos do PPGI e comemorar com vocês”, disse ele, ao recordar que a Computação tem uma grande vantagem frente a outras áreas, que é a possibilidade de flutuar e compor conhecimentos nas mais diversas áreas.

Um dos homenageados pelo trabalho realizado na Universidade North Arizona University (NAU), campus da cidade Flagstaff, no Arizona, EUA, é o doutorando Williamsson Silva, da turma 2015-2019. “Essa experiência me fez crescer como pesquisador, porque eu pude compreender como os outros pesquisadores trabalham. E também pude ver que aqui no Amazonas nós fazemos pesquisas tão boas quanto lá. O nosso PPGI é muito reconhecido lá fora, principalmente com o professor que me auxiliou no intercâmbio”, esclareceu o discente.

Williamsson Silva trouxe excelentes resultados para o PPGI, para a Ufam e para o Amazonas. “Trouxemos dois artigos submetidos para Journals e outros dois estão em processo de escrita, sendo que um deles já vai ser submetido esta semana e ou segundo ficará para 2019”, disse.

Daest e Comissão de Inclusão e Acessibilidade divulgam processo seletivo para monitores

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) e Comissão de Inclusão e Acessibilidade, informa que, no período de 16 a 22 de janeiro de 2019, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) 003/2018, que tem por objetivo a seleção de duas modalidades de Monitoria para auxiliar em atividades acadêmicas de inclusão dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação da Unidade de Coari e Manaus – Ufam.

Para participar do processo, o discente deve estar devidamente matriculado em curso de graduação presencial na mesma Unidade para o qual concorre a vaga. Para a Bolsa Monitoria EuApoio Sala de Aula! Extraclasse, do código 01, o aluno concorrente a vaga deverá ter prioritariamente conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sobre esta prioridade será aplicado ao participante o critério de desempate para essa vaga e computado 2 (dois pontos) iniciais somado ao total de sua pontuação. Para a Bolsa Monitoria EuApoio Sala de Aula! Extraclasse, do código 02, o discente concorrente a vaga deverá estar matriculado exclusivamente na mesma turma do discente PCD para quem se destina a monitoria. Para a Bolsa Monitoria EuApoio Sala de Aula! Extraclasse, do código 03, o candidato deverá prioritariamente estar matriculado na mesma turma do discente PCD para quem se destina a monitoria, mas não se exclui a possibilidade de discentes de outras turmas e cursos concorrerem a esta vaga. Ter disponibilidade de no mínimo 20 (vinte) horas semanais, não estar cursando outra graduação em Instituição de Ensino Superior, não estar inadimplente com qualquer programa de bolsa acadêmica anterior e não receber quaisquer bolsas disponíveis em outras instituições ou na Ufam referentes à assistência estudantil (Bolsa Promisaes, Bolsa Permanência MEC), ensino, pesquisa e extensão, inclusive provenientes de estágios ou renda de emprego formal.

Confira todas as informações e prazos no edital em anexo.

O resultado final será divulgado no dia 06 de fevereiro, no site do Daest (Manaus) e na porta do Núcleo de Acessibilidade e/ou no mural da Coordenação Acadêmica em Coari.

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