Ufam entrega mais de 50 médicos à sociedade

Por Sebastião Alves
Equipe Ascom Ufam

A cerimônia de outorga de grau ocorreu nesta quinta-feira, 13, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário. O professor Massanobu Takatani foi o homenageado com o nome da turma.

O reitor, em seu pronunciamento na sessão solene, saudou os membros da mesa de honra, em especial, a diretora da Faculdade de Medicina, professora Ione Brum, por liderar tão importante Unidade Acadêmica da Universidade, que conta com 138 professores. Pensando na qualificação, o reitor anunciou o lançamento de dois editais para doutorado interinstitucional (Dinter) ocorrido nesta semana, para  professores daquela Faculdade, como também, o terceiro edital/Dinter a ser lançado até o final deste ano.

Em seguida, o reitor disse também que, a Administração Superior estará lançando edital de licitação para a construção do novo prédio da FM que, segundo ele, terá 10 andares, garantindo modernidade e bem-estar ao corpo docente, discente e aos técnicos administrativos. “Com essa condição de melhor oferta, tenho a certeza de que avançaremos cada vez mais no ensino médico no estado do Amazonas”, comenta o reitor Sylvio Puga.

“A nossa Faculdade de Medicina é a referência no estado do Amazonas, na área médica. O nosso Hospital Universitário Getulio Vargas (HUGV), local que eles fizeram grande parte de suas atividades, é um hospital de referência na cidade de Manaus. Portanto, a Ufam se orgulha de está entregando a sociedade amazonense e a brasileira, 51 novos médicos, formados, o que temos melhor a oferecer ao longo de suas formações”, completa Sylvio Puga.

Para o reitor, os formandos diplomados, com o corpo docente e técnico altamente qualificado no HUGV e toda gama de informação que tiveram ao longo dos seis anos, conclui que a carreira dos novos profissionais será de vitórias, brilhará onde estiverem. “Esse é o orgulho da Universidade. Para isso que trabalhamos. Para que o nosso egresso onde quer que ele esteja leve o nome da Universidade com carinho, orgulho, respeito, mas também com a certeza que a Universidade ao longo desses anos sempre buscou melhorar cada vez mais a sua formação acadêmica”, disse o reitor.

A diretora da FM, professora Ione Brum, disse que, hoje é uma data marcante. Ela lembrou que há 33 anos estava na condição de formanda e agradece a Deus pela escolha da profissão. A docente disse ainda que para ser médico não basta concluir os créditos em seis anos de curso, mas ter uma alma bondosa, um sorriso cativante e um espírito hábil pela ciência. Brum atribui a disciplina como a ferramenta para continuar estudando, pesquisando, desenvolvendo habilidades, mas, acima de tudo, humanitária.

A professora relata que, os novos profissionais, de uma forma ou de outra, em algum momento tiveram percalços durante a jornada de seis anos, e cita o poema “No meio do Caminho, de Carlos Drumond de Andrade, como processo de superação das adversidades.

Na mesa de honra estiveram presente, além do reitor, professor Sylvio Puga, a diretora da FM, professora Ione Brum, a coordenadora de curso, professora Rossiclei Pinheiro,  a paraninfa do curso, professora Karoline da Silva, o patrono do curso, professor Adriano Picanço Júnior e o homenageado com o nome da turma, professor Massanobu Takatani.

Relações dos formandos turma da Faculdade de Medicina - 2018

1. ANA CLÁUDIA SOARES BENEVIDES