Entidades representativas, docentes e discentes da Faced deliberam pela criação de Conselho Indígena

Na manhã do último dia 13, o Colegiado do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) deliberou pela criação do Conselho Indígena. Em seguida, a proposta será encaminhada para a diretoria da Unidade Acadêmica.

A deliberação é fruto de uma reunião promovida pelo Colegiado do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Ufam, ocorrida nos dias 10 e 11 de dezembro. Reuniram-se docentes da Licenciatura Formação de Professores Indígenas e de outros departamentos da Faculdade. Discentes das cinco turmas em funcionamento no Médio Solimões, no Alto Solimões, no Alto Rio Negro, no Madeira-Manicoré e no Purus-Lábrea, além de egressos da turma Mura, também deram as suas contribuições.

Trata-se do segundo encontro realizado com o objetivo de criação do Conselho Indígena, este vinculado ao Departamento de Educação Escolar Indígena da (DEEI) da Faced. A proposta elaborada e aprovada pelos participantes foi entregue à diretora da Faced, professora Sílvia Cristina Conde, e encaminhada à chefia do Departamento. Na ocasião, foi também aprovado o Conselho Provisório e foi definida a data da sua primeira reunião.

Representatividade

Também participaram do encontro deliberativo os representantes do Movimento Indígena vinculados ao Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (FOREEIA), à Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), ao Conselho dos Anciãos da Educação Indígena de Manaus, ao Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI/AM), entre outras entidades.