Engenharia de Produção da Ufam recebe conceito 4 na avaliação do Inep/MEC

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

O bacharelado em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abrigado na Faculdade de Tecnologia (FT), setor Norte do Campus Sede, recebeu nota quatro na avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC), realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2018. Os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apreciaram as categorias 'Organização Didático-Pedagógica', 'Corpo Docente' e 'Infraestrutura' a fim de conceder a renovação do reconhecimento para o curso.

Um dos pontos positivos que constam no Relatório é a manifestação positiva da Universidade quanto aos requisitos legais e normativos, ou seja, a normatização interna e a organização dos documentos. "A Comissão incluiu comentários embasados na documentação analisada e nas informações obtidas nas reuniões com gestores, técnicos e docentes e discentes”, manifestam-se os avaliadores ad-hoc Belmiro do Nascimento e Marcos Antônio Maia de Oliveira, este último o coordenador, no Relatório.

“Foi um grande esforço do corpo docente do curso, que convocou a Proeg, representada pelo Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), o pró-reitor, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), além da Procuradoria Educacional Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Biblioteca Central para compor o processo. O objetivo foi organizar as dimensões que seriam apreciadas pelos avaliadores”, reconhece o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto.

Coordenador, professor Joaquim MacielCoordenador, professor Joaquim Maciel“Temos um grande trabalho no aporte técnico aos departamentos para que sejam bem sucedidos nas avaliações. Isso traz um resultado positivo para a Ufam, que caminha para a elevação dos seus conceitos. A nota de avaliação é de 1 a 5, e nós temos alcançado várias notas 4 neste ano, sendo mais recente a da Engenharia de Produção. Sim, nós estamos no caminho certo”, completa o titular da Proeg.        

Planejamento

As três dimensões receberam notas superiores a quatro. À 'Organização Didático-Pedagógica' foi atribuída a nota 4,33; ao 'Corpo Docente', a nota 4,64; enquanto a 'Infraestrutura' do bacharelado recebeu nota 4,50. Como resultado, e em conformidade com as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), que norteiam o processo avaliativo, o curso “apresenta um perfil MUITO BOM de qualidade, com Conceito Final 4”, segundo as considerações finais da comissão de avaliadores do Inep.

Para o coordenador da graduação, professor Joaquim Maciel, receber a nota quatro na avaliação do MEC é o reconhecimento de um esforço coletivo pela melhoria da qualidade e em busca da excelência da Ufam na formação de bacharéis nessa área. Com 12 docentes, o curso teve a maior nota individual para essa dimensão, o que ajudou a alcançar o quatro.

Durante os dois dias de efetiva visita, o trabalho foi distribuído desta forma: no primeiro, houve reuniões com a Administração Superior da Ufam, e também com os grupos diretamente envolvidos, como os discentes e docentes do curso. Houve a participação do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e da Comissão Setorial de Avaliação (CSA), no sentido de esclarecer as informações prestadas.

Já no segundo dia, o coordenador ficou à disposição para prestar esclarecimentos sobre a documentação, como o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e as atas de reuniões. O rol de documentos analisados pelos avaliadores do Inep é formado por manuais de TCC, de estágio, de laboratórios, de projetos de pesquisa, de extensão (aprovados e submetidos), a página do curso, a organização das pastas dos professores e as respectivas publicações.

Principais avanços

A professora Ely Sena é a vice-coordenadora do bacharelado desde janeiro de 2017, tendo sido a coordenadora do curso no período anterior. “Minha experiência como coordenadora de curso em uma IES particular foi por dois anos foi um fator positivo, pois me deu a base e o preparo para receber os avaliadores de forma a deixar a documentação bem organizada. A experiência do professor Joaquim como avaliador de curso também foi crucial nesse processo. Quanto aos técnicos, é importante destacar a atuação da Luiza Maristela, pelo total envolvimento”, destaca a vice-coordenadora da graduação.

Na avaliação da professora Ely Sena, a grande virada, capaz de garantir a nota quatro, reside na mudança da forma como os discentes são avaliados. “Orientamos os professores a elaborarem questões de acordo com a metodologia do Enade, assim como oficinas dirigidas aos alunos que iriam fazer a prova”, informa a docente, que também mencionou a nova forma de organização dos documentos exigidos na avaliação do Inep e o fato de terem sido anexados as solicitações para a compra de material para os laboratórios que atendem ao curso. “Não tenho dúvidas que isto contou a nosso favor para a nota quatro”, garante a professora.

 

Universidade Aberta do Brasil seleciona tutores para graduação bilíngue. Há 14 vagas no Polo Ufam

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) funciona como polo para a seleção de tutores para o curso de graduação bilíngue em Pedagogia na modalidade a distância. O processo seletivo visa à contratação de profissionais pelo Edital nº 029/2018, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), esta vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para o Polo Ufam, são ofertadas 14 vagas imediatas, com inscrições abertas entre os dias 4 e 5 de fevereiro.

Os educadores serão responsáveis pela tutoria presencial e virtual da UAB/Capes, com as atribuições de acompanhar e monitorar o curso de graduação em Pedagogia bilíngue, com carga horária de 20 horas semanais. O curso é ofertado a partir de parcerias com instituições de ensino superior que sediam os polos de apoio presencial nas cinco macrorregiões do Brasil.

Para participar, o interessado deve atender aos seguintes requisitos: Ter formação mínima de Graduação (Licenciatura e/ou Bacharelado); possuir experiência mínima de um ano no magistério da educação básica ou superior; ter disponibilidade para participar das atividades presenciais: de formação continuada, planejamento pedagógico e reunião de coordenação (dentro da carga horária de trabalho); ter disponibilidade de horário de 20 horas semanais para desenvolver atividades de tutoria presencia/EaD, para atendimento aos alunos, nos turnos diurnos e noturnos, inclusive aos finais de semana, conforme cronograma estabelecido pela coordenação do polo ao qual o professor mediador estiver vinculado; possuir habilidade no uso de computadores no ambiente Windows e/ou Linux e facilidade de acesso aos recursos de conectividade à Internet (e-mail, chat, fórum, ambiente virtual de aprendizagem etc.); e ter facilidade para lidar com mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação variadas.

Inscrições

As inscrições serão realizadas mediante entrega de formulário preenchido, disponibilizado página do INES, no qual o candidato informará seus dados, formação e experiência profissional, para pontuação individual, conforme anexo I do edital. Ao se inscrever, o candidato deve apresentar original e cópia de: documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, passaporte); comprovante de Títulos de Formação; comprovante de experiência profissional; e Currículo Lattes.

Na Ufam, o processo seletivo é coordenado pela professora Débora Teixeira Arruda, docente da Licenciatura em Letras – Libras da Faculdade de Letras (Flet). O candidato deve realizar sua inscrição presencial, entre os dias 4 e 5 de fevereiro, das 9 às 12h ou das 14 às 16h, na Avenida Gal. Rodrigo Otávio, nº 6.200 - Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Bloco – H, Setor Sul - Bairro Coroado (ao lado do Restaurante Universitário - RU).

No dia da inscrição, é necessário levar o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – PROFESSOR MEDIADOR TUTOR (anexo II) e a DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO – TUTORIA (anexo IV).

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Professora Selma Baçal é a mais nova Professora Titular da Ufam

 
Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Membros da Banca Examinadora. Da esq. para a dir.: profs. Ronaldo Araújo, Arminda Mourão, Selma Baçal, Marl Carvalho e Tânia Lobato.Membros da Banca Examinadora. Da esq. para a dir.: profs. Ronaldo Araújo, Arminda Mourão, Selma Baçal, Marl Carvalho e Tânia Lobato.

Com 26 anos de trajetória acadêmica, a professora da Faculdade de Educação (Faced), Selma Suely Baçal de Oliveira, realizou a defesa do memorial "Ao caminhar, sigo, acreditando no melhor que está por vir!" para obter o título de Professora Titular. O evento ocorreu no auditório Rio Jatapú, da Faculdade de Educação (Faced), no setor Norte do campus, na manhã de quinta-feira, 27.

Participaram da Banca Avaliadora os professores Arminda Mourão, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como presidente, Ronaldo Marcos Araújo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marl Clark Assen Carvalho, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Tânia Regina Lobato, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A militância estudantil, a graduação em pedagogia (1991), a aprovação no concurso público para o magistério superior da Ufam (1992), a conquista dos diplomas de mestrado (1998) e doutorado (2002), ambos pela Universidade de São Paulo, além da atuação na pesquisa, extensão e gestão universitária foram os principais fatos apresentados durante o ato. A influência familiar foi outro ponto destacado pela atual pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam. Segundo ela, seus pais foram fundamentais como exemplo e como apoiadores em especial nos anos de participação no movimento estudantil.

“A nossa família ia pra rua para nos ajudar [na militância]. Em 1981, a minha mãe entrou num ônibus para ir comigo pegar a delegação de estudantes de Itacoatiara. A nossa casa tinha mais de 80 jovens. Era gente espalhada por todo lugar, dormindo pelo chão, para participar do congresso de reconstrução da UESA [União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas]”, contou a professora. “O que nós temos é o espelho disso. Tudo que somos nasce dessa formação no núcleo familiar que foi determinante para o que todos nós somos como educadores”, declarou a gestora sobre ela e seus irmãos que também são professores da Universidade.

Professora Selma Baçal possui 26 anos de atuação no magistério superior.Professora Selma Baçal possui 26 anos de atuação no magistério superior.Presente ao evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, parabenizou a professora Selma pela conquista que reconhece o trabalho em favor da educação em nível superior. “Gostaria em meu nome e de todos os gestores de parabenizar o seu trabalho, a sua trajetória, a sua luta em defesa da nossa Instituição e eu tenho certeza que nesse mandato que você está fazendo como pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação você tem reafirmado toda essa trajetória que foi colocada aqui”, discursou o reitor.

Com o parecer favorável da Banca Examinadora e a conquista da maior titulação da carreira docente, a pró-reitora afirma que existe muito a ser feito em favor da sociedade. “Isso é o coroamento de uma vida em defesa dos direitos sociais e da universidade. Chegar ao topo da carreira, embora eu não tenha tempo ainda para me aposentar, mas chegar com a certeza do dever cumprido, de um trabalho realizado, e ainda com muita coisa a fazer em defesa da educação pública gratuita e de qualidade”, expôs.

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