Egressa de Comunicação Social da Ufam recebe prêmio no Intercom Nacional 2014

Formada em Relações Públicas pela Ufam, Caren Baraúna, conquistou o 3º lugar no Prêmio Vera Giangrande de Iniciação Científica pelo trabalho ‘Divulgação Científica em Relações Públicas: investigação do congresso nacional da Intercom no período de 2008 a 2012’. Veja o resultado na página do Congresso.

O trabalho foi apresentado no XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Foz do Iguaçu (Paraná), no último dia 3 de setembro de 2014. O evento nacional é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Caren concorreu com alunos de todo o País e de todas as áreas da Comunicação, conquistando o prêmio para o Amazonas e para a Ufam. A pesquisa, orientadora a professora Judy Tavares, rendeu o terceiro lugar no prêmio e foi divulgado na edição 2014 porque o anúncio ocorre sempre no ano seguinte ao da publicação.

Sobre a Intercom

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado.

A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos da entidade.

Plano Nacional de Educação que vigora até 2021 é discutido por grupo de pesquisa

A Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, instituiu o Plano Nacional de Educação que estabelece 20 metas da Educação Básica e da Educação Superior até o ano 2021. Com objetivo de socializar e debater as metas e as estratégias propostas para alcançar os resultados, o mestre em Educação e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Carlos de Almeida, palestrou no último dia 8, no auditório Alalaú da Faculdade de Educação (Faced).

“Um dos pontos em debate foi o direcionamento de 10% do PIB para a educação pública. No texto original, enviado pela Conferência Nacional de Educação do Ministério da Educação ao Congresso Nacional, havia a palavra ‘pública’, que foi suprimida na votação do Senado Federal. Mas os movimentos populares fizeram pressão para que o termo fosse reintroduzido ao texto final, sendo essa passagem sancionada pela presidente tal como aparece na proposta inicial”, explicou o doutorando, ao destacar que esta é apenas uma das questões polêmicas do PNE.

No Plano aparecem pontos que tiveram o destaque do pesquisador Carlos de Almeida, como o disposto no inciso III do artigo 2º daquela lei, que diz: “III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”. No texto aprovado pelo Senado, disse o pesquisador, estava escrito isto: “superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual”. Com isso, o PNE propõe texto genérico que não elenca “todas as formas de discriminação por causa da pressão religiosa”, sustentou Carlos.

Pós-graduandos e servidores da Ufam acompanharam a apresentação realizada pelo pesquisador no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na Ufam, sob a orientação da líder do grupo e diretora da Faced, professora Selma Baçal. Ela afirma que o debate deve ser contínuo e necessário, razão pela qual foi preparado um ciclo de palestras para discutir todo o texto. “Este encontro é para tomarmos contato com a lei 13005. É preciso dar conhecimento do Plano e dominar as metas para poder pensar a educação nos próximos dez anos”, esclareceu a professora. A próxima palestra será em outubro de 2014.

Metas para a educação brasileira

Para a Educação Infantil, a meta do PNE é de que as crianças até três anos estejam na creche ou na pré-escola até 2021. Almeida esclarece que a Educação Infantil é a que apresenta a maior desigualdade entre as classes no País. Quanto ao Ensino Fundamental, o PNE prevê que a educação seja universalizada entre os alunos de 6 a 14 anos, e mais do que isso, garantir que eles concluam a escolarização. “De acordo com o Censo Escolar do MEC (2013), 22,9% dos que cursam séries da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) estão atrasados dois anos ou mais”, alertou o pesquisador.

Em relação ao Ensino Médio, a meta é elevar, até o fim da vigência do PNE, a taxa de matrícula no Ensino Médio em 85%. Esse percentual diz respeito às pessoas de 15 a 17 anos, para quem devem ser implantadas práticas pedagógicas diferenciadas com forma de retenção escolar. Temas como a qualificação do corpo docente, a erradicação do analfabetismo absoluto e a redução, em 50%, da taxa de analfabetismo funcional no Brasil, foram também destacados durante a apresentação, pelo palestrante e pela plateia.

Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP 2014) tem grande participação

Presidente da CNDP, Adelaide Strapasson, recebe prêmio da Pró-reitora Kathya ToméPresidente da CNDP, Adelaide Strapasson, recebe prêmio da Pró-reitora Kathya Tomé

XXXIV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP 2014) termina com saldo positivo após quatro dias de atividades. O evento foi organizado pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP) e sediado pela Ufam, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) e demais setores. O evento ocorreu desde segunda-feira e terminou na quinta-feira, 4, no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do campus da Ufam.

Com a participação de um número expressivo de servidores públicos de diversas instituições de ensino superior de todo o Brasil, em torno de 380 inscritos, o Encontro discutiu diversos temas relativo à gestão de pessoal no sistema federal de ensino superior. Durante a semana foram discutidas, por meio de palestras e oficinas, várias questões de interesse do público presente. Conteúdo sobre legislação, prática de gestão e assédio moral no ambiente de trabalho despertaram grande interesse.

A solenidade de encerramento foi coordenada pela Pró-reitora de Assuntos Comunitários da Ufam, Kathya Thomé, e da presidente da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), Adelaide Strapasson, que foi agraciada com um troféu dado pela Pró-Reitora.

“Foi muito positivo o ENDP 2014 no nosso ponto de vista. Foram mais de 30 instituições de ensino superior do País representadas. O conteúdo apresentado foi muito bem aceito pelo público. Também ficamos satisfeitos com a participação de servidores dos vários setores da Ufam que contribuíram, efetivamente, para a realização do Encontro. O resultado em termos de aprendizado, para os servidores de todo o Brasil que estiveram aqui, foi muito bom. Agradeço o empenho de todos na organização”, disse a Pró-Reitora Comunitária, Kathya Thomé.

A presidente da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), Adelaide Strapasson, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, agradeceu a Ufam por realizar o Encontro. “Tenho que agradecer a Ufam por realizar o Encontro. A região Norte nunca havia sediado o Encontro Nacional e o número de inscritos provou que o Brasil tinha anseio de conhecer essa região. Foi muito bom porque o pessoal veio participar. Em relação ao trabalho, ao que foi discutido aqui, penso que foi bastante produtivo, pois conseguimos atingir a finalidade do evento no sentido de propiciar um espaço para mostrar as melhores práticas nos diversos órgãos. As mesas todas com muitas perguntas sobre assédio moral, dúvidas de legislação e como as pessoas devem se cuidar. A lotação constante do auditório mostrou o sucesso do evento. O próximo Encontro será em Porto Alegre. Vai ser um desafio para os gaúchos superar esse de Manaus”, afirmou Adelaide Strapasson.

Servidor da Universidade Federal de Viçosa, Ricardo LugãoServidor da Universidade Federal de Viçosa, Ricardo Lugão

 

 

O servidor público da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Ricardo Gandini Lugão, achou o Encontro fantástico. “O Encontro foi espetacular, fantástico, contribui muito para o nosso dia a dia no trabalho, nas questões práticas e teóricas. A organização foi espetacular, as pessoas muito receptivas, a hospitalidade incrível. Gostei muito de ter vindo a Manaus. As oficinas serviram para trocar experiências e esclarecer algumas dúvidas sobre legislação”, ressaltou Ricardo Lugão.    

 

 

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