Faced promove evento para apresentar mobilidade acadêmica e relatos de experiência

Com o intuito de apresentar e discutir os programas de mobilidade existentes na Ufam e promover o compartilhamento das experiências de acadêmicos do curso de Pedagogia que estiveram em outros estados brasileiros ou em países parceiros, a Faculdade de Educação (Faced) e o alunos do grupo Coletivo Estudantes do Povo promoveram, na tarde do dia 3 de setembro, a Roda de Conversa sobre Mobilidade Acadêmica.

A mobilidade deve ser realizada com o apoio institucional, e o aluno deve procurar tanto a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) quanto a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Na ARII ele irá conhecer as possibilidades e as instituições parceiras dentre e fora do Brasil; e na Proeg ele resolve questões como pré-aproveitamento de disciplinas e ajustes de matrícula, por exemplo.

O evento, coordenado pelas professoras da Faced Marinês Viana e Conceição Monteiro, surgiu como uma necessidade dos alunos daquela unidade que haviam viajado para realizar mobilidade de apresentar suas vivências a estudantes de Pedagogia e também de outros cursos. “Com isso, socializamos nossas experiências e ajudamos a aumentar o número de candidatos aos programas na Faced e de cursos como Medicina, Agronomia, Letras Libras e Geografia, entre outros cursos com alunos interessados no evento”, ressaltou Victória Dinardi, uma das organizadoras da Roda de Conversa.

Victória passou dois semestres na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), entre março e novembro de 2013. Além de cursar sete disciplinas obrigatórias e outras 3 optativas, a estudante ainda foi contemplada com uma bolsa de extensão para atuar no programa Educação Infantil na Roda. “Desenvolvemos ações em parceria com prefeituras do Estado e com instituições como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul”, comemorou, ao completar que a mobilidade serviu para ela avaliar aquela federal como possível local para cursar o Mestrado.

Além dela, participaram da roda os estudantes Stephany Sousa, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e em mobilidade na Ufam; Eli de Souza, aluno da Ufam que realizou mobilidade na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Darling Tavares, que cursou dois semestres na Universidade de Brasília (UNB); e Larissa Brito, contemplada pelo Programa Top Espanha em 2013. Todos eles são alunos do curso de Pedagogia.

Mobilidade na Ufam

Com o objetivo de apresentar o Programa de Mobilidade Andifes (Promes), o diretor do Departamento de Programas Acadêmicos, professor Adilson Hara, esclareceu as diretrizes do programa, os pré-requisitos para participação e os trâmites formais para que o estudante possa fazer mobilidade em outras universidades federais brasileiras. “Os critérios do Promes estão disponíveis no Artigo 3º da Resolução 019/2010, da Câmara de Ensino de Graduação (CEG). A mobilidade contribui para a diversificação das atividades do estudante e para a retenção dele na Universidade”, pontuou o professor.

As servidoras da ARII, Aldinea de Paula e Valéria Moisin, representando o Assessor Prof. Dr. Naziano Filizola, apresentaram a estrutura da assessoria bem como as atividades que são desenvolvidas no âmbito dos programas de mobilidade. “Há bastantes parceiros no Brasil e no exterior, e são disponibilizadas bolsas para os alunos participantes das seleções em cada edital de intercâmbio”, resumiu Valéria Moisin, que é coordenadora da Mobilidade in/out na ARII. “As portas da assessoria estarão sempre abertas para esclarecer as dúvidas e ajudar no desenvolvimento dos alunos da Ufam”, finalizou Aldineia de Paula, responsável pela Comunicação da ARII.