Ufam recebe visita de representante da Embaixada e Cônsul Honorário da França em Manaus

Conselheiro da Embaixada da França e Cônsul Honorário visitaram a Ufam.Conselheiro da Embaixada da França e Cônsul Honorário visitaram a Ufam.

No dia 04 de junho, segunda-feira, a Assessoria de Relações Internacionais e Interistitucionais da Universidade Federal do Amazonas, por meio do Assessor Adjunto, professor José Barbosa, recebeu a visita do Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Alain Bourdon, e do Cônsul Honorário da França em Manaus, Dominique Chevé.

Nesta visita, os representantes das instituições trataram sobre novas oportunidades de formalização de acordos e parcerias com Universidades Francesas para a promoção da mobilidade de docentes e discentes. Um dos assuntos foi a implantação do programa Cátedras na Ufam, que possibilita o intercâmbio (in/out) para professores vinculados a programas de pós-graduação.

Campanha mobiliza professores para incluir relatórios técnico-científicos no Repositório Institucional

O objeto é alcançar docentes que orientaram projetos pesquisa entre os anos 2009 e 2016 para que eles liberem o acesso aos relatórios, que estão protegidos pelos direitos autorais

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Com a certeza de que a ciência depende de processos de comunicação eficientes, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) mantém um Repositório Institucional (RIU) com as produções técnico-científicas da comunidade universitária, cujo objetivo é favorecer a difusão ampla e sustentável do conhecimento. Para expandir ainda mais o trabalho, a Instituição prepara a campanha ‘Acesso Aberto em Ação: da Ufam para o mundo’, que será lançada em breve.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sistema de Bibliotecas (Sistebib), as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), de Ensino de Graduação (Proeg), de Inovação Tecnológica (Protec) e a Assessoria de Comunicação (Ascom). O objeto é sensibilizar os docentes que orientaram projetos de Iniciação Científica entre os anos 2009 e 2016.

Como funciona

A proposta é esta: os professores são chamados a colaborar com o projeto pela liberação de acesso aos relatórios produzidos no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), porque essas produções encontram-se protegidas pelos direitos autorais. Havendo a liberação, os trabalhos poderão fazer parte do repositório público mantido pela Universidade.

De acordo com o projeto que fundamenta a campanha, um dos pontos cruciais, além de tornar o repositório conhecido do público em geral, é fomentar o acesso público: “[...] aumentar a quantidade de documentos depositados em acesso aberto, dando visibilidade aos resultados de pesquisa, ao pesquisador e à instituição”.

Ainda segundo o projeto, a proposta tem o mote de conferir mais transparência quanto às produções técnico-científicas da Ufam, “favorecendo a ampla difusão de modo sustentável”. Para isso, além da campanha mais abrangente, serão encaminhados requerimentos específicos aos coordenadores dos 118 cursos de graduação que atuam tanto no Campus Sede quanto nas cinco unidades fora da Sede. Informativos digitais e impressos compõem o material gráfico.

Repositório da Ufam

Trata-se de um serviço de informação científica (em ambiente digital e aberto) dedicado ao gerenciamento da produção intelectual de uma instituição de ensino e pesquisa. Contempla a reunião, armazenamento, organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida na instituição.

Um repositório institucional deve ter os seguintes atributos: ser institucionalmente definido; ser científico ou academicamente orientado; ser cumulativo e perpétuo; ser livre e interoperável (ou seja, aberto); e ter foco na comunidade.

Nesse local, além das monografias, podem ser arquivados livros ou capítulos de livros, anais de congresso, artigos científicos, relatórios técnico-científicos, patentes, documentos de conferências, revistas institucionais, manuais e apostilas.

Dentre as vantagens de se arquivar a produção técnico-científica institucional em repositórios estão: conteúdo recuperável, com a descrição usando metadados padrão que podem ser recuperados por diversos servidores científicos; ampla difusão, com a possibilidade de inclusão em diretórios internacionais de acesso aberto; maior impacto, pela possibilidade de monitorar estatísticas e métricas de impacto; e visibilidade nacional e internacional, o que se reflete na oportunidade de ser citado em função de posicionamento e prestígio da instituição.

Acesse riu.ufam.edu.br para conhecer o Repositório Institucional da Ufam (RIU).

Cenário da Comunicação no Amazonas é apresentado em mesa-redonda da FIC

Da esq. para a dir: jornalista Caio Pimenta, prof. Jonas Jr, Elaíze Farias e prof. Renan Albuquerque Da esq. para a dir: jornalista Caio Pimenta, prof. Jonas Jr, Elaíze Farias e prof. Renan Albuquerque

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Apresentar e debater a realidade regional em comunicação no Amazonas foi o objetivo da mesa-redonda promovida pelo curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). No evento, realizado na manhã desta segunda-feira, 4, no auditório Rio Solimões, profissionais discorreram sobre opções de atuação em áreas não tradicionais. 

Portais de notícias, cinema e mercado de trabalho foram as abordagens adotadas pelos convidados da mesa-redonda Elaíze Farias, Caio Pimenta e Renan Albuquerque na segunda edição do evento que iniciou em 2017.

Jornalista renomada no Amazonas, Elaíze Farias relatou para os estudantes a mudança que experimenta em sua carreira nos últimos cinco anos quando migrou do jornalismo tradicional para o online, com a criação do site de notícias Amazônia Real. Farias contou um pouco de como foi o processo que deu origem ao site que apresenta reportagens investigativas de temas de pouco interesse ou presença na grande mídia. Sobre a proposta do site, a jornalista declara que ouvir pessoas que normalmente não aparecem nas matérias veiculadas, como indígenas e quilombolas, é o que move as ações da equipe. “São pessoas que não possuem capacidade de divulgar suas demandas; que têm pouca visibilidade e pouca força política  nos debates que envolvem seus direitos. A proposta da Amazônia Real é essa”, disse.

A jornalista expõe que empreender no jornalismo no Amazonas não é tarefa simples devido, entre outros fatores, ao investimento necessário para custear as despesas de locomoção principalmente. “Hoje temos financiamento, mas no início chegamos a investir nossos próprios recursos”, revelou.

Já o também jornalista e cineasta, Caio Pimenta, mostrou o cinema como um campo de atuação para os profissionais egressos de jornalismo e relações públicas da Ufam. Apresentando um pouco da história e do cenário do cinema no Estado, Caio Pimenta incentivou os estudantes a adotarem a sétima arte como uma possibilidade profissional. Segundo ele, o cinema nacional está indo na contramão da crise econômica que atinge o País, recebendo investimentos na ordem de R$705 milhões em editais publicados recentemente. Tudo isso se deve ao alto consumo de vídeos e imagens da sociedade atual. “Hoje para produzir é muito mais fácil. Com um notebook você faz milagres”, afirma Caio.

Para o cineasta, os principais desafios para aqueles que desejam fazer cinema no Amazonas são a falta de profissionalização do setor e de público afeito a filmes locais e alternativos.

Blog lançado no evento apresenta a realidade local na área de comunicação.Blog lançado no evento apresenta a realidade local na área de comunicação.O professor de jornalismo da Ufam, Renan Albuquerque, discorreu sobre a importância da reflexão sobre quais caminhos seguir em busca da realização profissional. O docente afirma que momentos como os proporcionados pela mesa-redonda desta segunda-feira dão aos estudantes a oportunidade para conhecer e refletir sobre que perfil de profissional eles querem ser e ter. “É essencial que vocês criem as possibilidades e não se prendam às alternativas tradicionais”, ressaltou. “É bom pensar onde, com quem e como trabalhar. Esse é o momento de pensar acerca disso”, frisou.

Responsável pela disciplina que deu origem ao evento, o professor Jonas Gomes Júnior informa que a mesa-redonda apresenta aos estudantes o cenário atual da comunicação no Estado, mostrando as oportunidades e os desafios para cada segmento. “É uma oportunidade para aprender como o profissional se posiciona diante disso tudo”, disse o docente.

Lançamento de Blog

Reunindo pesquisas realizadas pelos estudantes da turma do 3º período do curso de Relações Públicas sobre o mercado local em comunicação, o blog Comunicação Social no Amazonas foi lançado hoje durante a mesa-redonda. Com vários conteúdos, em formato de entrevistas, áudio visual e textos, o blog registra de maneira atraente e interessante, a realidade local da área de comunicação.

 

 

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