Progesp realiza curso de atendimento ao público

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realiza, no período de 25 a 29 de junho, de 08h às 12h, o curso de ‘Atendimento ao público com foco no cidadão’. O objetivo é desenvolver aspectos essenciais ao processo de atendimento ao público, considerando as necessidades do usuário/cidadão, a comunicação, a empatia e a reflexão crítica sobre o atendimento, oferecendo aos servidores públicos uma excelente oportunidade para que possam desenvolver suas atividades com maior eficiência voltadas para o atendimento à comunidade acadêmica. O treinamento é voltado aos servidores técnicos-administrativos e docentes.

As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de junho, às 12 horas, por meio do requerimento de inscrição de evento interno disponível no link: http://progesp.wixsite.com/ddpessoas/formularios-ctd, o qual deve ser enviado à Progesp via protocolo.

Mais informações: 3305-1487

Progesp Dialoga – Pró-Reitoria divulga calendário de visitas técnicas a Unidades Acadêmicas

Leia o Memorando Circular anexo para saber os detalhes a respeito dos encontros

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) informa o cronograma de visitas técnicas a serem realizadas às Unidades Acadêmicas, no âmbito do ‘Progesp Dialoga’. As visitas terão início no dia 30 de maio, no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC/BC), encerrando-se no dia 27 de agosto, com a visita à Faculdade de Direito (FD).

A proposta tem o objetivo de aproximar a Progesp do seu público a partir do reconhecimento da importância do diálogo com a comunidade universitária na busca de soluções e na proposição de melhorias para toda a Universidade. Ao todo, serão visitados 24 locais, inclusas todas as Unidades Acadêmicas e o Centro de Educação a Distância (CED).

Por meio do Memorando Circular nº 0005/2018 – Progesp/Ufam, encaminhado a diretores, chefes, coordenadores e demais servidores docentes e técnico-administrativos das Unidades Acadêmicas, o público foi informado sobre as datas em que receberão o Progesp Dialoga.

“Em virtude da atividade e das temáticas essencialmente técnicas da Progesp, as visitas serão em formato de reuniões, com brevíssima apresentação da Pró-Reitoria e, em seguida, abertura para questionamentos dos participantes”, informa o Memorando Circular. Ainda no documento, há previsão de que cada visita tenha duração de 2h30 e de que as reuniões sejam conduzidas pela equipe de gestão da Progesp.

Cronograma

Também é possível que os servidores das Unidades visitadas indiquem temas que gostariam que fossem abordados durante os encontros por meio do formulário on line https://goo.gl/XSjiA7. A sistemática permite a seleção de assuntos o oportuniza o debate participativo, considerando a limitação de tempo para o encontro presencial.

Consulte a seguir o calendário de encontros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs: No caso de alteração do cronograma previsto, serão emitidos avisos com antecedência e a unidade será informada.

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Scracth Day Ufam: 'Festa da Criatividade' agrega projetos em atividades lúdicas e interativas

Cerca de 600 pessoas participaram das atividades neste sábado, 26, com destaque para o público juvenil. O evento incluiu programação intuitiva, jogos, computação desplugada e experimentos de Física e Química.

Scracth Day agregou uma diversidade de projetos da Ufam, como o Show da QuímicaScracth Day agregou uma diversidade de projetos da Ufam, como o Show da QuímicaCristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Disseminar uma ferramenta de programação capaz de auxiliar nos processos de aprendizagem criativa, especialmente voltada ao público infantil e juvenil. Esse é o principal objetivo do Scracth Day Ufam, que está na segunda edição em 2018. A programação ocorreu no sábado, 26, na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam). Cerca de 600 pessoas participaram das atividades, que foram realizadas entre 9 e 12h.

Além do acesso a ilhas voltadas à programação intuitiva, participaram da ação projetos como a Casa da Física, o Show da Química e o Clube de Astronomia, todos os Instituto de Ciências Exatas (ICE); o projeto Cunhantã Digital, do Instituto de Computação (Icomp); e o Planetário do projeto Sesc Ciência, do Serviço Social do Comércio (Sesc). A proposta é integrativa e interativa, para além da mera exposição de trabalhos.

Mestrandos desenvolvem projeto que pode ser usado por professores da educação básicaMestrandos desenvolvem projeto que pode ser usado por professores da educação básicaOs visitantes se divertiram com jogos e gincanas, além de apresentação de projetos como a câmara escura de difração de luz, experimento criado por dois mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ufam (PPGECIM). “É uma experiência de baixo custo que pode auxiliar no ensino de conceitos da Física Moderna no ensino médio. Com ela, é possível compreender a decomposição da luz, o efeito fotoelétrico e identificar substâncias químicas”, explicaram Jéssica Moura e Yakamury Lira.

Interação

A professora Maria Teresa Lopes, vice-diretora da FCA, deu as boas-vindas aos convidados em nome do reitor, professor Sylvio Puga, além de ter representado a Unidade Acadêmica na mesa de abertura. “O reitor dá o total apoio a esta atividade, que já faz parte do calendário da Ufam e só tende a crescer”, informou. Dirigindo-se aos presentes, a professora enfatizou: “Hoje o nosso público é diferenciado, com faixa etária média de 12 anos. Queremos que esta seja uma das muitas oportunidades que vocês têm de descobrir o que a nossa Universidade pode fazer por vocês e o que vocês podem fazer aqui. A interação é muito importante”, disse.

O professor Dércio Luiz Reis, diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), também elogiou a proposta. “As linguagens se modificam... e, daqui para frente, as coisas tendem a ficar ainda mais interessantes. Vocês precisam estar aptos a atuar no mundo que vem por aí e, quanto mais cedo vivenciarem a Universidade, melhor”, observou ele, ao mencionar a Educação 4.0 como o futuro que precisa desde já ser experimentado.

“Esta é a segunda edição do Scratch Day aqui na Ufam, e agora nós queremos manter essa tradição. O evento ocorre uma vez por ano sempre no mês de maio, no MIT [Massachussets Institute of Technology], nos EUA. Scratch é uma plataforma de programação para crianças, que foi desenvolvida por um grupo de pesquisa chamado Life Long Kindergarten, vinculado ao Media Lab do MIT. Essa equipe já criou várias ferramentas já muito conhecidas, inclusive o tão famoso Lego”, explicou o professor Elio Molisani, um dos coordenadores do evento na Ufam.

Guilherme Santos, 14, cursa o 9º ano e participa da Casa da Física há quatro anosGuilherme Santos, 14, cursa o 9º ano e participa da Casa da Física há quatro anosIntroduzir o público juvenil ao pensamento computacional é um dos motes do evento. “A ideia é você linkar a lógica matemática com as ações dos computadores, da programação. E hoje nós temos a tecnologia em tudo... então, precisamos formar tanto os nossos professores quanto os nossos alunos com essas ferramentas digitais, imergindo nesse mundo da Indústria 4.0 e da Educação 4.0”, ressaltou o docente do ICE.

Conforme esclareceu a professora Marisa Cavalcante, a outra coordenadora da ação e também na liderança das atividades do Lab UfamMakers, ao lado do professor Molisani, é preciso que o Brasil volte a investir no “pensamento computacional”. “Se o País quiser crescer em desenvolvimento de tecnologia, será preciso criar massa crítica, pesquisadores com interesse nas áreas de Exatas e TI [Tecnologia da Informação]”, avaliou a docente, para que, serão exigidas capacidades múltiplas e muita criatividade dos futuros profissionais.

Crescimento

Mundialmente, o Scratch está no seu décimo primeiro ano, já que teve início em 2007. Neste mês de maio, há muitos eventos acontecendo no mundo. O Brasil, por exemplo, é um dos países onde o evento tem ganhado cada vez mais espaço, isso principalmente como resultado de uma ação entre o MIT e a Fundação Lemann, chamada Leman Fellowship, na qual são escolhidos projetos de brasileiros para disseminar a aprendizagem criativa e o desenvolvimento de ferramentas inovadoras de aprendizagem.

Em 2017, oito trabalhos foram escolhidos, e um deles foi o do professor Molisani. Assim, ele teve a oportunidade de visitar o MIT Media Lab. “De certa forma, isso impulsionou para haver engajamento em cada região para promover os Scratch Days”, disse o docente, ao informar que, no País, já existem cerca de 350 eventos do tipo e, somente em Manaus, são 34 Scratch Days. “Esse crescimento se deu graças a um acordo de cooperação firmado entre a Ufam, a Semed [Secretaria Municipal de Educação] e o Instituto Ayrton Senna. Leia aqui a notícia.

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