Cenário da Comunicação no Amazonas é apresentado em mesa-redonda da FIC

Da esq. para a dir: jornalista Caio Pimenta, prof. Jonas Jr, Elaíze Farias e prof. Renan Albuquerque Da esq. para a dir: jornalista Caio Pimenta, prof. Jonas Jr, Elaíze Farias e prof. Renan Albuquerque

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Apresentar e debater a realidade regional em comunicação no Amazonas foi o objetivo da mesa-redonda promovida pelo curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). No evento, realizado na manhã desta segunda-feira, 4, no auditório Rio Solimões, profissionais discorreram sobre opções de atuação em áreas não tradicionais.

Portais de notícias, cinema e mercado de trabalho foram as abordagens adotadas pelos convidados da mesa-redonda Elaíze Farias, Caio Pimenta e Renan Albuquerque na segunda edição do evento que iniciou em 2017.

Jornalista renomada no Amazonas, Elaíze Farias relatou para os estudantes a mudança que experimenta em sua carreira nos últimos cinco anos quando migrou do jornalismo tradicional para o online, com a criação do site de notícias Amazônia Real. Farias contou um pouco de como foi o processo que deu origem ao site que apresenta reportagens investigativas de temas de pouco interesse ou presença na grande mídia. Sobre a proposta do site, a jornalista declara que ouvir pessoas que normalmente não aparecem nas matérias veiculadas, como indígenas e quilombolas, é o que move as ações da equipe. “São pessoas que não possuem capacidade de divulgar suas demandas; que têm pouca visibilidade e pouca força política  nos debates que envolvem seus direitos. A proposta da Amazônia Real é essa”, disse.

A jornalista expõe que empreender no jornalismo no Amazonas não é tarefa simples devido, entre outros fatores, ao investimento necessário para custear as despesas de locomoção principalmente. “Hoje temos financiamento, mas no início chegamos a investir nossos próprios recursos”, revelou.

Já o também jornalista e cineasta, Caio Pimenta, mostrou o cinema como um campo de atuação para os profissionais egressos de jornalismo e relações públicas da Ufam. Apresentando um pouco da história e do cenário do cinema no Estado, Caio Pimenta incentivou os estudantes a adotarem a sétima arte como uma possibilidade profissional. Segundo ele, o cinema nacional está indo na contramão da crise econômica que atinge o País, recebendo investimentos na ordem de R$705 milhões em editais publicados recentemente. Tudo isso se deve ao alto consumo de vídeos e imagens da sociedade atual. “Hoje para produzir é muito mais fácil. Com um notebook você faz milagres”, afirma Caio.

Para o cineasta, os principais desafios para aqueles que desejam fazer cinema no Amazonas são a falta de profissionalização do setor e de público afeito a filmes locais e alternativos.

Blog lançado no evento apresenta a realidade local na área de comunicação.Blog lançado no evento apresenta a realidade local na área de comunicação.O professor de jornalismo da Ufam, Renan Albuquerque, discorreu sobre a importância da reflexão sobre quais caminhos seguir em busca da realização profissional. O docente afirma que momentos como os proporcionados pela mesa-redonda desta segunda-feira dão aos estudantes a oportunidade para conhecer e refletir sobre que perfil de profissional eles querem ser e ter. “É essencial que vocês criem as possibilidades e não se prendam às alternativas tradicionais”, ressaltou. “É bom pensar onde, com quem e como trabalhar. Esse é o momento de pensar acerca disso”, frisou.

Responsável pela disciplina que deu origem ao evento, o professor Jonas Gomes Júnior informa que a mesa-redonda apresenta aos estudantes o cenário atual da comunicação no Estado, mostrando as oportunidades e os desafios para cada segmento. “É uma oportunidade para aprender como o profissional se posiciona diante disso tudo”, disse o docente.

Lançamento de Blog

Reunindo pesquisas realizadas pelos estudantes da turma do 3º período do curso de Relações Públicas sobre o mercado local em comunicação, o blog Comunicação Social no Amazonas foi lançado hoje durante a mesa-redonda. Com vários conteúdos, em formato de entrevistas, áudio visual e textos, o blog registra de maneira atraente e interessante, a realidade local da área de comunicação.